Estrutura do curso

Estrutura do curso

O Curso de Especialização em Educação Ambiental será realizado por meio do desenvolvimento de 14 Componentes Curriculares, 03 Oficinas Pedagógicas e 02 Seminários Integradores, totalizando 435 horas, sendo que cada crédito corresponde a 15 horas-aula. Além disso, a estrutura curricular prevê a elaboração de um trabalho de conclusão de curso (artigo ou monografia) orientado por um dos docentes do curso e submetido à avaliação de uma banca examinadora.

O curso proposto encontra-se em consonância com a legislação educacional vigente, buscando atender às políticas públicas relacionadas à formação ambiental. As interações a distância serão efetivadas via ambiente virtual (plataforma Moodle) em que o material didático também será disponibilizado. Além disso, poderão ser utilizados serviços da Internet: correio eletrônico, listas de discussão, fóruns de debate, chat, entre outras.

 Avaliação do rendimento do aluno

A avaliação do rendimento do aluno em cada atividade curricular é feita pelos professores responsáveis, de acordo com as metodologias descritas em cada plano de ensino (estudos de caso, seminário, discussão de artigos, avaliações práticas, provas etc.) utilizando os seguintes conceitos e menções: A – Excelente; B – Satisfatório; C – Suficiente; D – Insuficiente; F – Infrequente.

As exigências mínimas de aproveitamento global para a conclusão de cada curso de pós-graduação lato sensu são: conceitos finais suficiente em todos os componentes curriculares e no trabalho de conclusão e no mínimo 75% de frequência em cada componente curricular. Estudos de recuperação do insuficiente aproveitamento do aluno no processo de ensino-aprendizagem ocorrerão de forma contínua ao longo do desenvolvimento do curso de especialização. Caberá aos professores de cada componente estabelecer as estratégias para o processo de recuperação.

Certificação

O certificado de especialista em Educação Ambiental será emitido pela Divisão de Documentação Acadêmica da UNIPAMPA aos alunos que obtiverem aproveitamento nos componentes curriculares do Curso e no Trabalho de Conclusão de Curso ou Monografia segundo os critérios de avaliação previamente estabelecidos, mediante parecer circunstanciado do Coordenador do Curso e da PROPPI de que o Curso cumpriu todas as disposições acadêmicas e legais.