Saídas de Campo

Saída de campo Turuçu dos Sabores/RS

 

No dia 1° de dezembro os discentes da disciplina de turismo e inovação no espaço rural experimentaram parte do roteiro intitulado “Turuçu dos Sabores”, no município de Turuçu, conduzidos pelos professores Alessandra Buriol Farinha e Alan Dutra de Melo. A organização do roteiro foi feita pela extensionista Alessandra Storch, que acompanhou o grupo, explicando como tem sido desenvolvido o turismo rural na região, com foco nas agroindústrias familiares. Foi possível conhecer parte da história da região, paisagens exuberantes, gastronomia e hospitalidade inesquecíveis.

Saída de campo Porto Alegre/RS

Aconteceu nos dias 25 e 26 de maio de 2019 a saída de campo para a capital do estado do RS, Porto Alegre. A escolha por essa proposta torna-se relevante por alicerçar-se na temática das áreas de Planejamento e Gestão do Turismo, Agências de Viagens, Transportes Turísticos e Gestão de Meios de Hospedagem. O roteiro integrará as seguintes atividades: Aeroporto Internacional Salgado Filho, contemplando as áreas de embarque e desembarque; passeio do modal Trensurb e aeromóvel;  visita ao Intercity Aeroporto de Porto Alegre; Casa de cultura Mário Quintana;  Visita técnica à Operadora Personal, hospedagem e visita técnica no Hostel Porto Alegre; City Tour Linha Turismo e Walk in na Praça da Alfândega no Centro Histórico de Porto Alegre, MARGS e passeio no barco Cisne Branco. Nessa perspectiva, tais atividades propõem a integração dos seguintes componentes curriculares: Agência de Viagem, Transportes Turísticos e Gestão de Meios de Hospedagem.

Clicando Aqui, é possível ter acesso a mais fotos da saída de campo.

Saída de campo Morro Redondo/RS #2

No dia 21.10.2018 O Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo promoveu uma saída de campo para o município de Morro Redondo a fim de prestigiar o Roteiro Morro de Amores. A atividade foi organizada pelas Profas. Patrícia Schneider Severo, Alessandra Buriol Farinha e Vanessa Eliza Fischer objetivando proporcionar aos alunos não somente conhecer a teoria na sala de aula, como vivenciar a experiência de uma organização territorial através do turismo, de forma inovadora, uma vez que iremos participar de atividades distintas no espaço rural.
A atividade propõe a complementação dos componentes curriculares “Turismo e inovação no espaço rural”, “Planejamento e Organização do Turismo I”, “Empreendedorismo”, “Rotas e Roteiros Turísticos” e “Turismo e Desenvolvimento Regional”, e indiretamente faz interface com outras disciplinas do curso.
Foram visitadas as seguintes propriedades: BUTTER HAUS KROLOW Museu da Manteiga artesanal, onde se conta a história dos imigrantes alemães, degustação do delicioso pão de milho e o doce de leite Krolow; o ESPAÇO ECOAR, um espaço para recarregar as energias em meio a natureza, experiência sensorial: sentido cheiros e sabores de chás e temperos orgânicos; a Propriedade Agroecológica OIKUS – Espaço Agroecológico com colhe e pague, agroturismo onde foi servido um belíssimo almoço a base de produtos ecológicos e coloniais, o SÍTIO AMOREZA, com propostas de mostrar na prática, uma vida mais simples, sustentável e harmônica com o meio ambiente, projeto Pedagógico Aventureza e o RECANTO NEGRINHO DO PASTOREIO, uma propriedade agroecológica onde os visitantes podem desfrutar de passeios por trilha intermediada entre a mata atlântica e o pampa gaúcho, produção de morango, espaço de gastronômico.
Clicando Aqui, é possível ter acesso as fotos da saída de campo.

Saída de campo Santo Ângelo e São Miguel das Missões/RS

Entre os dias 25 e 27 de maio de 2018 realizou-se a saída de campo integrada entre o Curso de Gestão em Turismo e Pedagogia para Santo Ângelo e São Miguel das Missões.

A escolha pelas Missões Jesuítas (sítio arqueológico São Miguel Arcanjo) são consideradas Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, pela UNESCO. Além disso, é um importante destino turístico do Estado do Rio Grande do Sul. Devido à sua importância como patrimônio tombado, torna-se importante para os discentes conhecerem a localidade e seu entorno, no caso a cidade de Santo Ângelo.

Visita técnica Arroio Grande e distrito de Santa Izabel

No dia 16 de junho de 2018 foi realizada uma visita técnica para Arroio Grande e distrito de Santa Izabel, organizada pela Profa Dra Angela Ribeiro em parceiria com a Profa Marilu Campagner. Participaram da atividade alunos do quinto e do primeiro semetre do Curso de Gestão em Turismo da Unipampa campus Jaguarão. As atividades foram guiadas pelo Profe Lisandro que é historiador e possui um vasto conhecimento sobre o Municipio, pode relatar dados importantes, instigar questionamentos aos participantes e despertar o interesse na região.
As atividades foram excelentes agradecemos ao Prof Lisandro por compartilhar conosco o seu conhecimento, agradecemos a Cooperativa de Santa Izabel que nos recebeu com um delicioso almoço do Peixe, e ainda abriu as portas da Coorperativa em um sábado para que pudessemos conhecê-la.

Saída de Campo em Morro Redondo #1

No dia 08 de abril de 2018 foi realizada pelas professoras Francielle de Lima e Adriana Pisoni uma atividade pedagógica no Roteiro Morro de Amores em Morro Redondo/RS. Na ocasião, os alunos puderam estar em contato direto com os empreendedores, outros visitantes e entender melhor a parte gastronômica do roteiro, assim como compreender a essência da proposta, buscando evidenciar suas inovações, seus aspectos criativos e inteligentes, para entender seu posicionamento competitivo no mercado turístico gaúcho. A experiência foi fantástica, agradecemos a Agência Morro de Amores receptivo e a todos os empresários, representantes de entidades, a Unipampa, enfim, a todos os envolvidos nesta grande experiência. Acompanhe alguns dos momentos da atividade, por meio das imagens.

Saída de Campo Jaguarão

No dia 07 de abril/2018 realizou-se aula de campo Integrada em Jaguarão dos componentes curriculares: Patrimônio Cultural Material e Imaterial e Práticas Profissionais em Gestão do Turismo Jaguarão. Professoras participantes: Ângela Mara Bento Ribeiro, Vanessa Fischer, Francielli Lima e Marilu May.

A atividade teve por objetivo agregar os diversos conhecimentos trabalhados nos componentes curriculares desde o ingresso da turma 51, visando aperfeiçoar os conhecimentos através da experiência, levando os discentes a maiores possibilidades de conhecimento de interpretação, emoções, sensibilizar-se para com o lugar, vivenciando-o. Para uma compreensão crítica e reflexiva da realidade, permeada pelo propósito de desenvolvimento do Turismo Cultural na Fronteira.

Na ocasião realizou-se uma visita orientada interna no CIP (Centro de Interpretação do Pampa) e Mercado Público Municipal de Jaguarão com almoço no Cais do Porto organizado pela Presidente da Associação das Pescadoras, Dona Rosa.

Saída de Campo Bagé

No dia 10 de setembro de 2017, foi realizada uma saída de campo integrada entre os componentes “Marketing Turístico”, de responsabilidade do Prof. Me. Alexandre Carvalho, e “Turismo Cultural e Museus”, de responsabilidade do Prof.ª. Ma. Alice Leoti, para o município de Bagé-RS. A caminho de Bagé foi realizada uma visitação no centro cultural do município de Candiota, e logo após uma visitação na Vinícola Peruzzo, na qual se aprendeu sobre as técnicas de produção do vinho tinto e espumante.

A visitação em Bagé – “A Rainha da Fronteira” – contou com guia local e passou por diversos pontos, como: Antiga Estação Férrea de Bagé – Atual Centro Administrativo; Igreja Nossa Senhora Auxiliadora; Praça de Esportes; Palacete Pedro Osório; Palacete Domingos Gomes; Clube Caixeiral de Bagé; Antiga Casa Ipiranga; Solar da Sociedade Espanhola – Instituto Municipal de Belas Artes; Clube Comercial de Bagé; Antiga residência do tio do Presidente Emílio Médici; Casa de Cultura Pedro Wayne; Praça Silveira Martins; Coreto Municipal Engenheiro Lincoln Borralho; Prédio da Justiça Federal (Antigo Theatro 28 de Setembro); Igreja Nossa Senhora da Conceição; Prédio da Intendência Municipal; Hotel do Comércio; Praça General Carlos Telles; Igreja Matriz de São Sebastião; Panela do Candal; Hospital de Guarnição de Bagé; Igreja Nossa Senhora Conquistadora; Associação Rural de Bagé; Complexo Cultural Santa Thereza; Museu Dom Diogo de Souza.

Saída de campo Internacional a Montevidéu

No dia 16 de junho de 2017 teve inicio a primeira saída internacional do curso de Gestão de Turismo para Montevidéu-Uruguai. No roteiro os alunos tiveram a oportunidade de conhecer parte da costa leste do país vizinho, como Punta del Este (Playa Brava, Playa Mansa, Casino Conrad). No mesmo dia, ainda na costa, visitou-se a Casa Pueblo em Punta Ballena. A Casa Pueblo, é uma casa de verão do famoso artista plástico e arquiteto uruguaio Carlos Páez Vilaró, que inclui um museu, uma galeria de arte e um hotel – Club Hotel Casapueblo. A noite, já em Montevidéu, foi livre para passeio na capital uruguaia.

No segundo dia foram realizadas visitas técnicas ao Castelo Pittamiglio e Praia de Los Pocitos e ao Visita Teatro Solís. No turno da tarde, o grupo participou de um city tour que visitou a Praza Independencia, Rambla Sur, Templo Ingles, Plaza Matriz, Peatonal Sarandi, Plaza Zabala, Banco Republica, Iglesia San Francisco de Assis, Mercado del Puerto. O dia foi finalizado com uma visita a Fortaleza del Cerro. No ultimo dia da saída técnica visitou-se a Visita a Feira Tristan Narvaja e Parque Rodo.

Rio Grande e São José do Norte

No dia 20 de maio de 2017, a turma do 3º Semestre do Curso de Turismo realizou uma Visita Técnica às cidades de Rio Grande e São José do Norte, sob orientação dos Professores Alexandre Caldeirão Caldeira – Disciplina Gestão Ambiental e Vanessa Eliza Fischer – Disciplina Turismo e Inovação no Espaço Rural.

A primeira parada – Aterro Sanitário de Rio Grande.- SOLVI Rio Grande Ambiental S.A.

Palestra Aterro – Engenheira Manoela Machado Pinheiro

Visita ao Aterro

Segunda parada: Hidrovia de Rio Grande – que faz a ligação com o município de São José do Norte

Travessia de Lancha de Rio Grande para São José do Norte

A recepção foi por conta da Agência Laguna Sul e da Turismóloga Jeane Mattos da Secretaria de Turismo de São José do Norte.

Roteiro

  • Visita ao Farol da Barra
  • Visita a Torre de Observação Atalaia
  • Visita a Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem
  • Visita ao Inicio do REVIS

Torre Atalia

Forte da Marinha

REVIS – Molhes Leste

Jaguarão

Ocorrida no dia 12 de janeiro de 2017, a saída de campo contemplou diversos componentes curriculares, tendo como intuito possibilitar aos acadêmicos do segundo semestre um contato, sob o ponto de vista do turismo, com a história, o patrimônio e os principais atrativos do município de Jaguarão – local onde reside o curso de turismo.

Porto Alegre

Desenvolvida junto aos acadêmicos do curso, no primeiro semestre letivo de 2016, a saída de campo a Porto Alegre teve como intuito proporcionar um contato direto dos mesmos com diversos serviços relacionados ao turismo.

Durante a saída de campo, foram desenvolvidas visitas técnicas em estabelecimentos ligados aos setor de serviços e da hotelaria, além de um contato direto dos discentes com a história da capital do Rio Grande do Sul e seus principais atrativos.

Linha Turismo – Porto Alegre/RS

Visita Morro Redondo

Realizada no dia 7 de dezembro de 2016, a saída de campo foi proposta por meio da disciplina Rotas e Roteiros Turísticos.

Durante a atividade foram vistados empreendimentos do Roteiro Morro de Amores, dentre os quais podem ser citados o Sítio Amoreza, Pousada da Cachoeira, Sítio Sonho Meu, Família Signiorini, Sobrado das Plantas e Vinícola Nardello.

Vinícola Nardello
Pousada da Cachoeira
Sítio Amoreza
Sítio Sonho Meu

Caxias do Sul – Semintur Jr. 2016

Saída de campo a Caxias do Sul, na qual foi proporcionado aos alunos a oportunidade de participar do SEMINTUR Jr., desenvolvido pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).

O evento tem como proposta criar um fórum de debate, em que os pesquisadores com afinidades temáticas e metodológicas possam trocar ideias e realizar aproximações para o prosseguimento de suas investigações. Espaço este que pôde contribuir, diretamente, para a formação de nossos alunos participantes.

Semintur Jr.

Foz do Iguaçu

Realizada entre os dias 26 e 28 de agosto de 2016, disponibilizada a todos os alunos do curso, a saída de campo para Foz do Iguaçu foi desenvolvida pensando proporcionar aos alunos um momento de vivência prática, complementar às discussões realizadas em sala de aula.

A característica de fronteira e como a mesma se relaciona com o turismo também foi abordada durante a atividade, trazendo interfaces com a região de origem do curso, que também possui características transfronteiriças.

Durante a saída de campo, foram visitados pontos de interesse turístico, tais como: Parque das Aves, Templo Budista, Parque Nacional do Iguaçu e Usina Hidrelétrica de Itaipu.

Parque Nacional do Iguaçu
Templo Budista

Pelotas

Saída de campo realizada no município gaúcho de Pelotas. Nela foram visitados os principais pontos e atrativos turísticos do destino, com o intuito de proporcionar aos alunos uma familiarização com a história e patrimônio locais.

Serra Gaúcha

Saída de campo realizada para a Serra Gaúcha, na qual os alunos visitaram os atrativos turísticos das cidades de Gramado e Canela, que compõem a região das Hortênsias, e Bento Gonçalves, incluindo o Vale dos Vinhedos.

Bento Gonçalves/RS
Lago Negro – Gramado/RS
Gramado/RS