SEMINÁRIO INTEGRADOR : TURISMO DA FRONTEIRA À SERRA – JAGUARÃO – BENTO GONÇALVES/RS

O Seminário integrador: O Turismo da Fronteira ä Serra Gaúcha –Jaguarão Bento Gonçalves -RS é parte do projeto do Grupo de Pesquisa intitulado Turismo, Fronteira e Desenvolvimento, registrado na UNIPAMPA e vinculado na plataforma CNpq, realizada pela UNIPAMPA, localizada em Jaguarão-RS fronteira com a cidade uruguaia Rio Branco. A proposta do seminário nasce como forma de realizar um intercâmbio entre cursos para aprofundar questões pertinentes ao Turismo, Patrimônio, Meios de Hospedagens e a Cultura, e assim integrar profissionais e acadêmicos do curso de Gestão em Turismo – Unipampa Campus Jaguarão e do curso Técnico em Hospedagem – IFRS Bento Gonçalves.  Em função da pandemia do Covid-19, houve a necessidade da mudança para formato no ambiente virtual.  A atividade foi coordenada pela professora Ângela Mara Bento Ribeiro pela Unipampa – Campus Jaguarão e pelo professor Carlos José de Azevedo Machado pelo IFRS- Campus Bento Gonçalves.

A programação, à qual foi efetivada na sua totalidade, não teve nenhum problema em relação às conexões ou agenda dos conferencistas. Foi utilizada a ferramenta Zoom, sala disponibilizada pela assinatura da Unipampa e transmitida pelo Youtube, através do canal do evento (https://www.youtube.com/channel/UCN79NbmYx1uH8O0WUyrC84g/featured). Destacamos que o êxito na execução do seminário integrador foi atribuído a Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Unipampa que contribuiu para a realização do evento na sua totalidade. A abertura contou com a presença do Pró-reitor de Graduação da Unipampa, Daniel da Cunha Kemerich, neste ato representando o reitor, do Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Prof. Júlio Xandro Heck,  do Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Unipampa, Prof. Fábio Gallas Leivas, do Diretor do Campus Bento Gonçalves do IFRS, Prof. Rodrigo Otávio Câmara, do Diretor em Exercício do Campus Jaguarão da Unipampa, Prof. Alan Dutra de Mello, além dos coordenadores do evento.

Segue a programação:

03 dezembro de 2020 (quinta-feira)

19h – Abertura oficial

19h30min  – Apresentação Cultural – Serra Gaúcha/Bento Gonçalves/RS e Fronteira Jaguarão.

20h – Apresentação do Projeto do Seminário Integrador

20h30min – Conferência: A importância do Turismo na Serra Gaúcha e na Fronteira Jaguarão/Rio Branco (Brasil-Uruguai)

Profª. Drª. Hernanda Tonini. Coordenadora do Curso Técnico em Hospedagem (IFRS/Campus Bento Gonçalves)

Profª. Drª. Adriana Pisoni da Silva. Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia de Gestão em Turismo (Unipampa/Campus Jaguarão)

4 de dezembro de 2020 (sexta-feira)

14h às 15h30min – Apresentação de Projetos de Pesquisa/Ensino/Extensão

O Projeto Educação em Turismo para Estudantes do 8º e 9º anos da Escola Municipal Lóris Antônio Pasquali Reali no interior de Bento Gonçalves – RS”

Prof. Me. Carlos José de Azevedo Machado. (IFRS/Campus Bento Gonçalves)

Prof. Me. Carlos Henrique Moschau Funck  (IFRS/Campus Bento Gonçalves)

O PIBID – subprojeto Educação Patrimonial, Edital 2011/Unipampa na cidade de Jaguarão

Profª. Drª. Ângela Mara Bento Ribeiro (Unipampa/Campus Jaguarão)

Prof. Me. Carlos José de Azevedo Machado. (IFRS/Campus Bento Gonçalves)

Barracões: a hospedagem dos imigrantes em Dona Isabel de 1875-1884

Prof. Me. Carlos Henrique Moschau Funck  (IFRS/Campus Bento Gonçalves)

Profª. Drª Vania Beatriz Merlotti Herédia

Corredores iluminados: a cultura e a expressão artística nos corredores da UNIPAMPA Campus Jaguarão

Profª.  Drª. Patrícia Schneider Severo

16h – Palestra: Turismo no espaço rural no Rio Grande do Sul

Profª.  Ma. Juliana Rose Jasper (Unipampa/Campus Jaguarão)

17h – Palestra: A Fronteira como categoria de análise: o caso do Festival da Barranca

Profª. Ma. Natali Braga Spohr  (Unipampa/Campus Jaguarão)

19h30min –  Conferência: O turismo e a COVID-19 

Profª. Drª. Marilú Angela Campagner  (Unipampa/Campus Jaguarão)

Profª. Drª. Hernanda Tonini IFRS/Campus Bento Gonçalves)

05 de dezembro de 2020 (sábado)

9h – Conferência: Patrimônio cultural na Serra Gaúcha e na Fronteira Uruguai

Prof. Dr. Alan Dutra de Melo (Unipampa/Campus Jaguarão)

Profª. Drª. Soeni Bellé (IFRS/Campus Bento Gonçalves)

11h – Apresentações culturais – Fronteira Jaguarão e Serra Gaúcha Bento Gonçalves.

  • Este Seminário está vinculado o Grupo de Pesquisa “Turismo, Fronteira e Desenvolvimento” do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo da UNIPAMPA -Campus Jaguarão.

 

Sobre os conferencistas:

Profª. Drª. Adriana Pisoni da Silva:

Doutora em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Mestra em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Bacharel em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Pampa.

Profª. Drª. Ângela Mara Bento Ribeiro

Doutora em Letras pela Universidade Católica de Pelotas(UCPel). Mestra em Desenvolvimento Regional e Especialista em Administração de Empresas de Turismo pela Universidade do Oeste do Paraná-PR. Bacharel em turismo e professora Adjunta do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo da UNIPAMPA do Campus Jaguarão RS.

Prof. Dr. Alan Dutra de Melo

Doutor em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural pela UFPel. Graduado em Direito pela UFPel. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Pampa.

Profª. Drª. Hernanda Tonini:

Doutora em Desenvolvimento Rural (UFRGS). Pós graduada em Turismo – Gestão Hoteleira (Unisul), MBA em Gestão Empresarial (FGV) e Mestrado em Turismo (UCS). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Campus Bento Gonçalves) onde é Coordenadora do Curso Técnico em Hospedagem – Subsequente. Foi Coordenadora da Pós-Graduação (Campus Bento) do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer e do Curso Técnico em Guia de Turismo (Campus Restinga).

Prof. Me. Carlos José de Azevedo Machado

Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutorando em Educação (UFPel). Graduado em Filosofia pela UFPel (1990). Pós graduado em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Católica de Pelotas – UCPel (1995).  Atualmente é professor do Ensino Médio integrado e Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS – IFRS.

Prof. Me. Carlos Henrique Monschau Funck

Mestre em Linguística (UFPB). Doutorando em Turismo e Hospitalidade (UCS). Graduado em Gestão de Turismo (UNESA) e História (UNIC). Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS, Campus Bento Gonçalves.

Profª. Drª. Patrícia Schneider  Severo

Doutora em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (2018). Mestra em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2014). Pós graduada em Comunicação e Marketing pelo SENAC/RS (2009). Graduada em Administração pela Universidade Federal de Pelotas (2006) e em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pelotas (2011). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Pampa, onde atua como coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo – Campus Jaguarão, dos Programas de Extensão Galeria Intercultural Magliani e Corredores Iluminados, entre outros projetos.

Profª. Ma. Juliana Rose Jasper 

Doutoranda em Turismo e Hospitalidade pela Universidade de Caxias do Sul – UCS (2019). Graduada em Turismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2003) e Mestre em Turismo pela UCS (2006), Atualmente é Professora do Curso de Tecnologia de Gestão em Turismo da Universidade Federal do Pampa.

Profª. Drª. Marilú Angela Campagner May

Pós Doc REUNI/CAPES, em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2013). Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Cataria- UFSC (2001). Mestre em Geografia pela UFSC (1995). Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (1995). Graduada em Direito pela UFSC (2007). Licenciada em Geografia pela Universidade do  Estado de Santa Catarina – UDESC (2007). Atualmente é Professora do magistério superior da Universidade Federal do Pampa.

Profª. Mª. Natali Braga Spohr 

Mestre em História pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2011). Doutoranda em História na Universidade Federal de Santa Maria-UFSM. Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Pelotas-UFPel (2006). Atualmente é Professora Substituta do magistério superior na Universidade Federal do Pampa.

Profª. Drª. Soeni Bellé:

Doutora em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil(1998). Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil. Desenvolve projeto de pesquisa a nível de Pós-Doutorado no Departamento de Geografia da UFRGS na linha Cultura, Patrimônio e Territórios do Vinho.

Profª. Drª Vania Beatriz Merlotti Herédia

Doutora em História das Américas pela universidade de Genôva, sede descentralizada em Turim Itália (1992). Professora Titular da Universidade Caxias do Sul, Mestre em Filosofia PUC RS (2020) atua na graduação e  pós-graduação. Membra do Instituto Histórico de São leopoldo e Presidente do Depto de Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (2018-2020) Sócia da Associazione Italiana per li patrimonio archeologico industriale (AIPAI). Sócia correspondente dellÄccademia di Vicenza na classe di Diritto, Economia e Amministrazione.

 

 

 

 

            Contamos com a participação de vários alunos na organização. A bolsista de gestão acadêmica, Kênya Jéssica Martins de Paiva, e os bolsistas de monitoria digital: Vital Gabriel Fernandes de Abreu e Letícia Mariele Lemos de Oliveira Areão, além dos discentes do Milena Vaz Agendes, Samantha Furtado Schuster, Leila  Passos Malaguez, Vildeir Andreza Lopes de Abreu, Antonio  Rodrigues de Oliveira, Ana Selma  Jorge Nobre. O desempenho de todos foi bastante satisfatório de acordo com as atividades previstas no Formulário de Registro na PROEXT.

Aconteceram apresentações culturais da Serra (Bento Gonçalves) e de fronteira Jaguarão. De Bento Gonçalves tivemos a apresentação do Coral do Imigrante junto a famosa viagem pela Maria Fumaça. De Jaguarão contamos com o poema e música: Rio Jaguarão, contos e amores de autoria de Hélio Ramirez e também o vídeo de Êmily de Araujo Edwards onde interpreta a música “Moleque Atrevido”.

Considerando o número de conferências, a qualidade das mesmas e a participação da comunidade através do chat do canal, entendemos que o Seminário cumpriu com o primeiro desafio que foi estreitar os laços e compartilhar experiências na área do turismo e hospedagem entre a serra gaúcha e a fronteira Jaguarão/Rio Branco, com a articulação de duas instituições importantes, a Unipampa e o IFRS. Devemos ter ainda uma edição gráfica com artigos dos conferencistas deste Seminário e o desafio de fazermos um segundo encontro, quiçá, presencialmente em ambas as cidades, Jaguarão e Bento Gonçalves.