Corredores Iluminados – una charla sobre literatura, música y frontera

No dia 01 de dezembro o programa de extensão “Corredores Iluminados” promoveu uma charla sobre literatura, música y frontera.

O evento, destinado à comunidade acadêmica da Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA, bem como à comunidade externa, teve como objetivo principal disseminar, entre os participantes, o conhecimento a respeito das características do comportamento e vivência da fronteira entre Brasil e Uruguai, de modo a fomentar reflexões acerca do que é a fronteira e as pessoas que vivem nestes espaços híbridos, bem como as suas estratégias e produções, servindo de estímulo para estudos sobre o tema fronteiriço.

A primeira edição da Charla contou com as presenças ilustres do artista plástico e escritor, Alfredo Aquino, da cantora uruguaia Ana Laura Correa e do poeta, músico e escritor, Hélio Ramirez, os quais compartilharam suas histórias de vida e de arte em uma noite inspiradora, emocionante e de muitos aprendizados.

A mediação foi realizada pelo músico e produtor musical Igo Santos e pelas professoras Natali Spohr, Cristina Boéssio, Maria do Socorro Farias-Marques e Patrícia Severo da UNIPAMPA – Campus Jaguarão.

Os discentes Aline Becker, Eugenio Prego e Adylla dos Santos, bolsistas do projeto, participaram ativamente do planejamento e da execução do evento.

A equipe do projeto pretende realizar edições semestrais do evento, mantendo o formato interdisciplinar, artístico e integrador.