4º Mateando com Turismo

O evento “Mateando com Turismo” teve sua 4ª edição realizada no dia 10 de outubro de 2017, e teve como temática a busca por despertar o olhar sobre a importância do “Empreendedorismo no Turismo como propulsor do desenvolvimento econômico”, na qual se propôs a dialogar com o trade turístico, acadêmicos, docentes e técnicos do município de Jaguarão e região. Assim, a primeira palestra foi realizada pelo prof. Me. Ezequiel Megiato (UCPel).

O evento teve como objetivo fomentar a reflexão acerca do tema entendendo o artesanato como uma forma de empreendedorismo e de fácil inserção no mercado turístico, buscando, ainda, debater sobre os aspectos econômicos envolvidos no setor do turismo, através do case “Doces Lembranças”, em Pelotas, apresentado pelas sócias proprietárias e guias de turismo Lucinda Helena Ziebell e Maria da Graça Brum Argoud, que mostraram o artesanato como uma forma de inserção da comunidade local na atividade turística.

Com o intuito de despertar o olhar para este viés econômico e empreendedor ocorreu, junto ao Mateando, uma mostra de souvenirs. Esta mostra oportunizou aos participantes uma experiência, além da possibilidade de observar que há uma gama de possibilidades para a elaboração de souvenirs que podem servir como mola propulsora para os empreendedores de Jaguarão e região.