Tecnologia em Fruticultura | SGTF

Atividades de extensão do curso de Fruticultura

Professores e alunos do curso de Tecnologia em Fruticultura realizaram atividades de extensão em uma propriedade rural produtora de morangos localizada na localidade de Tiarajú, interior de São Gabriel – RS. Os alunos puderam vivenciar e diagnosticar os problemas enfrentados no dia-a-dia da produção de morangos. Após a atividade de campo, foi confeccionado um relatório apontando os problemas e suas causas e, também, sugestões para a solução de tais problemas. A Unipampa agradece aos proprietários Arlindo Marques de Oliveira e Suélen Pereira da Silva pela excelente oportunidade e pelo delicioso almoço oferecido à equipe.

2º REUNIÃO TÉCNICA DA OLIVICULTURA DA FRONTEIRA OESTE DO RS

No dia 06 de outubro de 2023 ocorreu a 2º Reunião Técnica da Olivicultura da Fronteira Oeste do RS. O evento foi organizado pelo curso de Tecnologia em Fruticultura da Unipampa, campus São Gabriel e pela EMATER-RS, escritório São Gabriel. O evento superou as expectativas, com um público de cerca de 100 pessoas de 12 municípios da região. Compareceram, em sua maioria, produtores de oliveiras ou pessoas interessadas em investir na cultura, além de estudantes e técnicos da EMATER. A avaliação foi muito boa, já com expectativa para a 3º Reunião no ano que vem.

2° REUNIÃO TÉCNICA DA OLIVICULTURA DA FRONTEIRA OESTE DO RS

O curso de Tecnologia em fruticultura da Unipampa juntamente com  EMATER de São Gabriel estão  organizando o 2° encontro de olivicultores da região Oeste do Rio Grande do Sul, o evento será  voltado aos olivicultores da  região, porém estará aberto para população interessada.

Link para inscrições:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfwTq0RDlPh-fBVN3Vv97dKrIF4DpdKq48xTcDLvp9SXt3g8A/viewform?usp=sf_link

Projeto “Apadrinhe uma frutífera”

Com o objetivo de implantar o pomar do curso de Tecnologia em Fruticultura da Unipampa, Campus São Gabriel – RS, foi realizada uma campanha de “apadrinhamento de mudas frutíferas”, por meio de doações para aquisição das mesmas.  O pomar irá contar com pelo menos um exemplar das principais frutíferas que podem ser cultivadas na região, visando proporcionar atividades de ensino, pesquisa e extensão. A coordenação do curso agradece a todos(as) que contribuíram para tornar isso possível!

Atividade de extensão em fazenda que cultiva oliveiras

Alunos e professores do curso de Tecnologia em Fruticultura e Ciências Biológicas – Unipampa – fizeram um saída a campo na fazenda Itacolomy – São Gabriel – RS com o objetivo de realizar atividades curriculares de extensão. Na oportunidade, os alunos conversaram com os proprietários sobre algumas maneiras, procedimentos e produtos que pudessem ser adotados para melhorar ainda mais a produção e a qualidade do pomar. Cada aluno pode ouvir o relato dos proprietários e apresentar a sua opinião, de acordo com o que aprendeu no curso de graduação. Agradecem muito aos proprietários Antônio e Guilherme pela excelente oportunidade.

 

Aula prática sobre análise sensorial e qualidade de azeites de oliva

Alunos e professores do curso de Tecnologia em Fruticultura – Unipampa São Gabriel – experimentaram uma aula diferente – degustação de azeites de oliva. Na oportunidade, o sócio proprietário da empresa Itacolomy Sr. Antônio Ramalho apresentou os produtos da empresa (azeites varietais e blends), além de explicar os principais fatores que dão qualidade aos azeites. Na mesma oportunidade, alunos de graduação e pós-graduação fizeram uma apresentação dos trabalhos de pesquisas com oliveiras que estão sendo realizados no campus.

Saída de campo: Colheita de nóz-pecã

Alunos dos cursos de Tecnologia em Fruticultura e Engenharia Florestal  visitaram um pomar de nogueira-pecã em Pantano Grande – RS. Seu proprietário o Sr. Demian Segatto da Costa apresentou as técnica de manejo do pomar e o mais interessante, os alunos puderam acompanhar a colheita e o beneficiamento de nozes, desde o campo até as embalagens para a exportação. Foi uma aula muito informativa. Agradecemos muito ao Sr. Demian pela oportunidade.