Cronograma de bancas de TCC da Pós

Agenda preliminar recebida  (*sujeita a alterações eventuais por solicitação do orientador).

Salas com reserva a confirmar pela Coordenação da Pós

Sabrina Lamana – DIA 19/10 ÀS 08:00. Banca: PROFs. SIMONE E MURIEL (orientadora profa. Lisiani). Sala 2202

Sandra Greff – DIA 19/10 ÀS 09:00. Banca: PROFs. ADRIANA E MURIEL (orientadora profa. Sandra). Sala 1106

Flávia Leão- DIA 19/10 ÀS 10:00. Banca: PROFs. SÁVIO E GILIANE (orientadora profa. Sandra). Sala 1106

Camila Ian – DIA 19/10 ÀS 11:00
Banca: PROFs. SIMONE e MONIQUE (orientador prof. Savio). Sala 2202

Maurício Cabral– DIA 19/10 ÀS 11:30. Banca: PROFs. ADRIANA E GILIANE. (orientador prof. Geder). Sala 1106

Magna Paola Falcão Sagrilo  DIA 19/10 ÀS 12:30. Banca: PROFs. SIMONE E WALESKA (orientadora profa. Lisiani). Sala 2202 

Luciana Mativi– DIA 19/10 ÀS 13:00, Banca: PROFs. SAVIO E ADRIANA (orientadora profa Waleska). Sala 1106

Aline Welter. DIA 19/10 ÀS 14:00.
Banca: PROFs. SÁVIO e  SIMONE  (orientadora profa. Waleska). Sala 1106

Daiane Köhler – DIA 19/10 ÀS 15:00
Banca: PROFs. SIMONE e WALESCA (orientador prof. Savio). Sala 1106

Núbia- DIA 19/10 ÀS 16:00. Banca: PROFs. WALESKA e SAVIO. (Orientadora Profa. Cibele). Sala 1106

Denilson,  DIA 19/10 às  16:30,  Banca: PROFs. SIMONE E MURIEL.  (orientadora Profa. Monique). Sala 2202.

Vinícius- DIA 26/10 ÀS 9:00. Banca : PROFs GEDER e CIBELE. (orientadora profa. Adriana). Sala 1106

Maísa- DIA 26/10 ÀS 10:00. Banca : PROFs GEDER e GILIANE. (orientadora profa. Adriana). Sala 1106

Tiago Góia. DIA  26/10 ÀS 8:00. Banca: PROFs. SÁVIO e MONIQUE (orientadora profa. Simone). Sala 2202
Flávia Pazuch. DIA 26/10 ÀS 9:00. Banca: PROFs. WALESKA E LISIANI. (orientadora Profa Simone). Sala 2202
Lins. DIA 26/10/2019 ÀS 11:00 , Banca: PROFs SIMONE e WALESKA (orientadora profa. Giliane). Sala 2202
Laura Mathias dos Santos. DIA 26/10 ÀS 13:30. Banca: PROFs. SIMONE e SAVIO. (orientadora Profa. Monique). Sala 2202
Denilson,  DIA 26/10 às  14:30,  Banca: PROFs. SIMONE E MURIEL.  (orientadora Profa. Monique). Sala 1106.
Andrea Lopez. DIA 26/10 às 15:00. Banca: PROFs. TANIAMARA VIZZOTTO e ADRIANA CANTINI, (orientador Prof. Muriel). Sala 2202
Gabriel. DIA 26/10 às 17:30. Banca: PROFs. SIMONE e MONIQUE. (Orientadora Profa. Cibele). Sala 2202.

 

 

Reunião define prazos para entrega do TCC da Pós

Definidas as datas relativas ao Trabalhos Finais da pós:

Data máxima de entrega aos Orientadores: 16 de outubro

Data das bancas: 19 de outubro ou 26 de outubro

(acompanhe a agenda de bancas pelo site da pós)

*os documentos de banca, atestados e atas, serão encaminhados digitalmente a cada orientador para que providenciem a impressão e coleta de assinaturas antes das bancas

Modelo de Artigo Científico
Baixe o Template (arquivo modelo) para artigo científico.  
Template de Artigo Científico (DOCX)

Elaborado pelas bibliotecárias:
Marlucy Veleda Farias, Fernanda Rocha da Silva e Andrea Pereira de Carvalho.

 

 

Matrículas até dia 30 de julho

A Secretaria da Pós-graduação da Unipampa Campus São Borja reforça o comunicado que estão abertas até dia 30 deste mês as matrículas para o segundo semestre aos alunos cursantes da Pós-graduação em Práticas de Comunicação Não Violenta e Cultura de Paz.

A matrícula deverá ser feita no módulo SB0692 Oficina de Produção Textual/TCC e será desenvolvida a partir da orientação de cada estudante com seus respectivos orientadores, finalizando com a produção do TCC.

Está definida a data de 20 de outubro como data máxima de entrega do TCC final na forma de artigo acadêmico e nas normas da Unipampa, com defesa argumentativa da proposta em banca, como forma de finalizar a integralização do programa de especialização.

Maiores informações podem ser obtidas diretamente na Secretaria da Pós com Alexandre ou Tiago.

Pós encerra componentes curriculares presenciais

O curso de Pós-graduação em Práticas de Comunicação Não Violenta e Cultura de Paz encerrou neste sábado, dia 6 de julho, o último componente curricular presencial programado, com o módulo de Colóquio, ministrado pelo prof. Dr Geder Parzianello e pela profª mestra e doutoranda Sandra Parzianello. Segundo eles, no sábado pela manhã, foi possível uma comunicação fluente entre os integrantes, discutidas as dificuldades sociais e culturais para implantação de uma cultura de não violência.

A ocasião levou, por iniciativa dos alunos, a uma confraternização social e integração festiva, com envolvimento de professores, alunos e colaboradores do curso.

A coordenadora da Pós-graduação, profª Drª Adriana Cantini destacou a contribuição de todos no processo e agradeceu as cooperações recebidas, lembrando que a cultura de uma comunicação não violenta é um paradigma e depende de muitos fatores para ser implementada, sendo um processo lento e gradual não só na sociedade, instituições e sistema, mas em cada sujeito.

A não-violência, como explicam os professores, não trata de uma comunicação que seja gentil, amorosa, afetiva ou simpática como o nome pode sugerir. Trata de empatia, e principalmente, de entender que a comunicação é violenta quando o sujeito não tem a oportunidade do diálogo, em situações opressoras e que lhe tragam sofrimento.  A maior violência na comunicação não-violenta, explica o professor Geder, é praticada pelo sujeito contra si mesmo, à medida em que não se coloca à disposição para o diálogo com o outro, ou só acolhe o diálogo com a igualdade de ideias e pensamentos, fechando-se cada vez mais e vendo apenas o seu interesse e o seu sucesso e não o da coletividade em que vive.

O curso de Pós-graduação em Comunicação não violenta em São Borja é precursor nas universidades federais do Brasil e os alunos e alunas dessa primeira turma assumem assim o papel de pioneiros no estudo deste novo paradigma, destacou o professor Geder Parzianello durante a declaração de abertura do colóquio. (Fotos: Sandra Greff e Aline Welter)

Professora da Pós em PCNV defende trabalho de mestrado sobre Mediação Judicial

A banca de Defesa Pública de Trabalho Final da discente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas – PPGPP, Cibele Cantini Espíndola, foi realizada dia 27 de junho último às 15h, na sala 2309 do Campus I, da Unipampa em São Borja.

A mestranda defendeu o trabalho sob o título: “Relatório de análise da implementação da política pública de mediação e conciliação judicial na comarca de São Borja/RS”, tendo como orientador o Prof. Dr. Thiago da Silva Sampaio. Cibele é professora da Pós-graduação em Práticas de Comunicação Não Violenta e Cultura de Paz e servidora pública da Unipampa.

Foram convidados como Professores Membros da Banca o Prof. Dr. Muriel Pinto  e o Prof. Dr. Geder Parzianello.

Outros colegas professores da Pós, alunos de graduação e colegas de mestrado prestigiaram a banca de defesa de Cibele Cantini.

Professora do Curso de Direito da Unipampa participa de formação na Escola Judicial do TRT12 em Florianópolis

Data de publicação 18/06/2019 – 16:09 Atualizado em 18/06/2019 – 16:09

Por Hamilton de Lima Souza

       A professora Adriana Hartemink Cantini, coordenadora substituta do Curso de Direito do Campus São Borja e coordenadora da Pós-Graduação em Práticas de Comunicação Não-Violenta e Cultura de Paz, participou do 2º Módulo de Formação Continuada/2019 da Escola Judicial do TRT 12ª Região – do Tribunal Regional do Trabalho em Florianópolis, em Santa Catarina, entre os dias 12 e 14 de junho.

Convidada pelo desembargador e diretor da escola Roberto Basilone Leite e pela vice-diretora Juiza Maria Beatriz Gubert, ela abriu o evento com o workshop “Direitos Humanos e Práticas de Comunicação Não violenta.”

Na oportunidade, defendeu que a “Comunicação Não-Violenta é ferramenta poderosa para a conciliação no âmbito da Justiça do Trabalho e pode auxiliar os magistrados na resolução dos conflitos”. Para a professora, que também atua como conciliadora e mediadora judicial certificada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, “quando a ação finda com uma sentença, surge a sensação do ganha/perde e as partes envolvidas no processo nem sempre ficam satisfeitas, porque outra pessoa (Juiz) resolveu o conflito.” Enfatizou ainda, que quando as partes participam ativamente do processo, resolvendo suas demandas, saem fortalecidas e empoderadas da situação conflitiva e o grau de satisfação com a Justiça aumenta. A relação que se estabelece com os direitos humanos está no acesso a justiça, que, com essas práticas inovadoras, buscam o desafogamento do Judiciário acompanhado da celeridade processual. No final do workshop os magistrados e desembargadores foram presenteados com os livros publicados pelo Campus São Borja, que refletem a interdisciplinaridade e a produção intelectual dos alunos, professores e técnicos. Na oportunidade a professora Adriana também falou sobre o novo Curso de Direito e a relação com as Diretrizes Curriculares Nacionais que preveem o estudo da Comunicação Não-Violenta e dos métodos autocompositivos de resolução de conflitos.

A professora Adriana Cantini participou da formação na escola judicial do TRT 12 em Florianópolis

Texto e fotografia: Assessoria do Curso de Direito

Aulas adiadas nesta semana

A Coordenação da Pós comunica que sexta-feira e sábado (21 e 22/06) será ponto facultativo na Universidade.
Logo, a aula sobre SIMULADOS que estava programada para essa data, fica transferida para os dias 28 e 29 de junho.
A aulas sobre COLÓQUIO agendadas para os dias 05/07 e 06/07 não sofrem alterações.

Professores do Curso e lista de Orientadores 2019-2

Lista dos Professores do Curso aptos a Orientar ou Co-orientar Trabalhos Finais desta Pós-graduação:

A confirmação de orientador deve ser feita até dia 30 de abril a partir da indicação da(o) aluna(o) e do aceite da(o) Orientador(a). É a(o) docente que deve informar formalmente por e-mail à Coordenadora da Pós-graduação os nomes de seus orientandos, no limite de até 02 vagas de orientação, conforme decisão tomada em reunião de Colegiado. 

Professora Dra. Adriana Hartemink Cantini (coordenadora)

Professor Dr. Geder Luis Parzianello (coordenador substituto)

Professora Dra. Simone Barros de Oliveira

Professora Dra. Monique Soares Vieira

Professor Dr. Domingos Savio de Azevedo

Professor Dr. Muriel Pinto

Profa. Ma. Sandra Barbosa Parzianello

Profa. Ma. Waleska Belloc Barbosa

Profa. Cibele Cantini Espíndola

Colaboradores (também aptos a orientar e compor bancas):

Especialista Giliane Pires Andreola

Especialista Lisiane Guimarães Scalco