Grupos de Estudo | Relações Internacionais

Grupos de Estudo

O curso de Relações Internacionais da UNIPAMPA possui 11 (onze) grupos de estudo e pesquisa que trabalham com áreas temáticas específicas, congregando professores especialistas e discentes que desejam se aprofundar em questões de interesse. Os nossos grupos de estudos, juntamente com seus respectivos coordenadores e sites, estão listados abaixo.


CENTRO DE ESTUDOS EM POLÍTICA, RELAÇÕES INTERNACIONAIS E RELIGIÃO – NÚCLEO DE GÊNERO (CEPRIR-GEN)

Descrição: A criação do Núcleo de Gênero do CEPRIR tem como objetivo principal refletir sobre a influência religiosa nos estudos de gênero, utilizando-se de uma postura investigativa crítica e sistêmica na abordagem da temática proposta. Tal análise permitirá olhar aos problemas sociais, políticos, econômicos, territoriais e ambientais a partir da perspectiva feminista evidenciando a contribuição das mulheres a uma mudança estrutural de nossa sociedade. O grupo poderá trabalhar temáticas ligadas a duas linhas de pesquisa: a primeira referente à relação entre Gênero e Relações Internacionais; a segunda abrangendo os três âmbitos: Gênero, Religião e Relações Internacionais.

Coordenadores: Profª. Drª. Anna Carletti

Saiba Mais: https://www.instagram.com/ceprir_genero_edu/


GRUPO DE ESTUDOS DE ÍNDIA E ÁSIA ORIENTAL (GESIAO)

Descrição: O Grupo de Estudos de Índia e Ásia Oriental é um grupo de pesquisa vinculado ao curso de graduação em Relações Internacionais da UNIPAMPA, campus Santana do Livramento. Constituído em 2013, tem como objetivo incentivar a pesquisa e a análise de temas referentes à Índia e à Ásia Oriental com foco na região do Extremo Oriente, onde a República Popular da China desempenha o papel de estado pivô das relações internacionais asiáticas. Tal trabalho visa contribuir a uma maior compreensão do continente asiático e de sua inserção no cenário internacional.

Coordenadora: Profª. Drª. Anna Carletti

Saiba Mais: https://www.instagram.com/gesiao.unipampa/


GRUPO DE ESTUDOS DE MEIO AMBIENTE E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (GEMARI)

Descrição: O Grupo de Estudos de Meio Ambiente e Relações Internacionais (GEMARI) tem como objetivo debater conceitos ambientais, analisar as discussões e ações ambientais no sistema internacional, analisar e relacionar obras audiovisuais sobre questões ambientais, discutir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s), incentivar a produção de artigos científicos e analisar a conjuntura contemporânea sobre sustentabilidade; governança, políticas e segurança internacionais ambientais, crises ambientais, principalmente àquelas referentes às mudanças climáticas. Além disso, o grupo visa reunir pesquisadores interessados em criar projetos relacionados às temáticas citadas, auxiliando assim, o desenvolvimento acadêmico de seus participantes.

Coordenadora: Profª. Drª. Letícia Britto dos Santos

Saiba Mais: https://www.instagram.com/gemariunipampa/


GRUPO DE ESTUDOS DE ECONOMIA E COMÉRCIO EXTERIOR (GEEMEX)

Descrição: O Grupo de Estudos de Economia e Comércio Exterior (GEEMEX) surgiu pela demanda dos alunos do curso de Relações Internacionais da UNIPAMPA. O motivo foi o interesse em aprofundar os estudos sobre Economia Internacional e Comércio Exterior para além das disciplinas obrigatórias presentes no currículo do curso. O grupo busca reunir estudantes de graduação, pós-graduação, além de professores e pesquisadores que se interessam pela temática de Relações Internacionais, Economia Internacional e Comércio Exterior.

Coordenadora: Profª. Drª. Letícia Britto dos Santos

Saiba Mais: https://www.instagram.com/geemex_/


GRUPO DE ANÁLISE ESTRATÉGICA – ORIENTE MÉDIO E ÁFRICA MUÇULMANA (GAE-OMAM)

Descrição: O GAE-OMAM tem por finalidade desenvolver pesquisas no campo das Relações Internacionais que envolvam estados e/ou organizações localizadas na região entendida como “Oriente Médio Estendido”. Nesse sentido, além de trabalhar com acadêmicos em pesquisas de iniciação científica, também desenvolve outras atividades acadêmicas que visem difundir a temática que é o objeto de pesquisa do grupo.

Coordenador: Prof. Dr. Renatho Costa

Saiba Mais: https://www.instagram.com/gaeomam.unipampa/


GRUPO DE ESTUDOS SOBRE A ÁFRICA (GeÁfrica)

Descrição: O GeÁFRICA surgiu, em novembro de 2013, da necessidade de institucionalizar a pesquisa dos mais variados temas concernentes ao Continente Africano, o que já acontecia em projetos e disciplinas do curso de Relações Internacionais no campus Santana do Livramento. As pesquisas realizadas no âmbito do grupo visam ampliar a produção acadêmica sobre África, aprofundando o conhecimento sobre o Continente, trabalhando em conjunto com o Centro Brasileiro de Estudos Africanos – CEBRAFICA/UFRGS, centro de referência em pesquisas sobre o tema.

Coordenadoras: Profª. Drª.  Nathaly Xavier Schütz e Profª. Drª. Kamilla Raquel Rizzi

Saiba Mais:  http://geafricaunipampa.wixsite.com/geafrica e https://www.instagram.com/unipampa.geafrica/


 GRUPO DE ESTUDOS DA EURÁSIA (GEsEu)

Descrição: O Grupo de Estudos da Eurásia (GEsEu) é um grupo de pesquisa vinculado ao curso de Relações Internacionais da UNIPAMPA e tem como meta desenvolver estudos e análises sobre a macrorregião da Eurásia através do trabalho cooperativo entre docentes e discentes – tanto da UNIPAMPA quanto de outras instituições. O GEsEu busca analisar, compreender e divulgar questões relativas à cultura, à economia, à história, à geografia, à política e às relações internacionais da Europa Central, da Europa Oriental, da Europa Balcânica, do Cáucaso, da Federação Russa e da Ásia Central.

Coordenador: Prof. Dr. Flávio Lira

Saiba Mais:  www.geseu.org


GRUPO DE ANÁLISE DE GEOPOLÍTICA ENERGÉTICA (GAGE)

Descrição: O Grupo de Análise de Geopolítica Energética (GAGE) tem como meta congregar especialistas das áreas de Ciência Política, Estudos Energéticos, Administração/Estratégia, Meio Ambiente, Economia, Engenharia, Direito e Relações Internacionais com o intuito de realizar estudos independentes e não vinculados a grupos de interesse e partidários acerca do cenário energético nacional, regional e internacional. De caráter interinstitucional, o grupo realiza análises bimestrais do contexto político-energético local, regional e internacional através do estudo de relatórios de agências de energia, órgãos de governo, bases de dados nacionais e internacionais, agências de notícias e entrevistas com especialistas. O grupo conta com a participação de profissionais acadêmicos e não acadêmicos que se interessam por geopolítica energética e que desejam contribuir para a ampliação desta área no Brasil.

Coordenador: Prof. Dr. Flávio Lira

Saiba Mais: www.facebook.com/gage.brasil/ e www.gagebrasil.org


CENTRO  DE  PESQUISA  EM  POLÍTICA  E GEOPOLÍTICA  DO  HIDROGÊNIO (HGPOL)

Descrição: O Centro de Pesquisa em Política e Geopolítica do Hidrogênio é uma iniciativa de pesquisadores brasileiros lotados no Brasil e na Europa e tem o intuito de contribuir com as discussões sobre o hidrogênio como componente importante para entendermos o futuro da energia – não somente tecnicamente, mas também nos âmbitos político, jurídico, econômico e geopolítico. Nossa equipe tem duas metas: primeiro, realizar pesquisas aprofundadas sobre o mundo do hidrogênio e suas relações com a política nacional e internacional, além de sua relação com políticas industriais, o escopo jurídico e o ambiente econômico no qual ele se desenvolve; e segundo, popularizar o conhecimento sobre o hidrogênio, considerando-o um elemento essencial para uma transição energética segura e socialmente justa.

Coordenador: Prof. Dr. Flávio Lira

Saiba Mais: www.hgpol.org e https://www.instagram.com/hgpol_org/


GRUPO DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS LATINO-AMERICANOS (GEELam)

Descrição: O GEELAm surgiu com o objetivo de aprimorar pesquisas que analisem e interpretem os processos de transformações que ocorrem nos países latino-americanos a partir do início do século XXI, bem como suas políticas externas na busca pelo desenvolvimento. Com o fim do conflito bipolar, a América Latina iniciou a busca por uma nova forma de inserção estratégica no cenário mundial, que inclui os processos de integração regional, tornando as relações interamericanas mais complexas. O GEELAm visa, portanto, estimular o debate e as pesquisas quanto ao perfil de atuação internacional dos países da América Latina e do Caribe.

Coordenadores: Prof. Dr. Rafael Balardim e Prof. Dr. Rafael Schmidt

Saiba Mais: https://www.instagram.com/geelamunipampa/


Núcleo de Análise da Política Externa Brasileira (NaPEB)

Descrição: O NaPEB propõe a análise da política externa brasileira, tendo como arcabouço teórico suas continuidades e rupturas historicamente constituídas, com o viés de análise dos paradigmas de Estado em política externa, apresentados por Cervo (2008). O atual contexto de crise social, política e econômica dos últimos anos traz à tona uma clivagem política, que vem extravasando a disputa partidária pelo poder, colocando o país em um estado de letargia próprio dos momentos de crise generalizada.
De todos os campos em crise, se sobressai o da política externa: após anos de uma política externa ativa (2003-2014), o atual retraimento e transformações da inserção internacional brasileira mostram-se evidentes. O recente protagonismo como um dos mais importantes países em desenvolvimento tem se  dissipado. Analisar  a evolução histórica da política externa brasileira e suas nuances auxiliam na compreensão da atual inserção brasileira no sistema mundial.

Coordenador: Prof. Dr. Rafael Balardim