Grupos de Estudo

O curso de Relações Internacionais da UNIPAMPA possui sete grupos de estudo que trabalham com áreas temáticas específicas, congregando professores especialistas e discentes que desejam se aprofundar em questões de interesse. Os nossos grupos de estudos, juntamente com seus respectivos coordenadores e sites, estão listados abaixo.

—————————————————————————————————————–

CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS E RELIGIÃO (CEPRIR)

Ano de fundação: 2015

Descrição: O CEPRIR visa contribuir com o desenvolvimento de um campo de conhecimento ainda pouco explorado no Brasil: a compreensão dos fenômenos religiosos na política internacional, sua influência nos processos internacionais de integração ou conflito entre estados e grupos transnacionais e a atuação de atores religiosos estatais e não estatais no sistema internacional. Os estudos abrangem diferentes áreas de pesquisa, dentre as quais destacamos: Teoria das RI e Religião, Cristianismo e RI, Religiões de matriz africana e RI, Islamismo e RI, Religiões de matriz sul-americanas e RI.

Coordenadores: Profª. Drª. Anna Carletti e Prof. Dr. Fábio Régio Bento

Site:  https://www.facebook.com/groups/183566125399821/

—————————————————————————————————————–

GRUPO DE ANÁLISE ESTRATÉGICA – ORIENTE MÉDIO E ÁFRICA MUÇULMANA (GAE-OMAM)

Ano de fundação: 2012

Descrição: O GAE-OMAM tem por finalidade desenvolver pesquisas no campo das Relações Internacionais que envolvam estados e/ou organizações localizadas na região entendida como “Oriente Médio Estendido”. Nesse sentido, além de trabalhar com acadêmicos em pesquisas de iniciação científica, também desenvolve outras atividades acadêmicas que visem difundir a temática que é o objeto de pesquisa do grupo.

Coordenador: Prof. Dr. Renatho Costa

Site:  https://www.facebook.com/gaeomam/

—————————————————————————————————————–

GRUPO DE ANÁLISE DE GEOPOLÍTICA ENERGÉTICA (GAGE)

Ano de fundação: 2016

Descrição: O Grupo de Análise de Geopolítica Energética (GAGE) tem como meta congregar especialistas das áreas de Ciência Política, Estudos Energéticos, Administração/Estratégia, Meio Ambiente, Economia, Engenharia, Direito e Relações Internacionais com o intuito de realizar estudos independentes e não vinculados a grupos de interesse e partidários acerca do cenário energético nacional, regional e internacional. De caráter interinstitucional, o grupo realiza análises bimestrais do contexto político-energético local, regional e internacional através do estudo de relatórios de agências de energia, órgãos de governo, bases de dados nacionais e internacionais, agências de notícias e entrevistas com especialistas. O grupo conta com a participação de profissionais acadêmicos e não acadêmicos que se interessam por geopolítica energética e que desejam contribuir para a ampliação desta área no Brasil.

Coordenador: Prof. Dr. Flávio Lira

Site: https://www.facebook.com/gage.brasil/

—————————————————————————————————————–

GRUPO DE ESTUDOS SOBRE A ÁFRICA (GeÁfrica)

Ano de fundação: 2013

Descrição: O GeÁFRICA surgiu, em novembro de 2013, da necessidade de institucionalizar a pesquisa dos mais variados temas concernentes ao Continente Africano, o que já acontecia em projetos e disciplinas do curso de Relações Internacionais no campus Santana do Livramento. As pesquisas realizadas no âmbito do grupo visam ampliar a produção acadêmica sobre África, aprofundando o conhecimento sobre o Continente, trabalhando em conjunto com o Centro Brasileiro de Estudos Africanos – CEBRAFICA/UFRGS, centro de referência em pesquisas sobre o tema.

Coordenadoras: Profª. Drª.  Nathaly Xavier Schütz e Profª. Drª. Kamilla Raquel Rizzi

Site:  http://geafricaunipampa.wixsite.com/geafrica

—————————————————————————————————————–

GRUPO DE ESTUDOS DA EURÁSIA (GEsEu)

Ano de fundação: 2011

Descrição: O Grupo de Estudos da Eurásia (GEsEu) é um grupo de pesquisa vinculado ao curso de Relações Internacionais da UNIPAMPA e tem como meta desenvolver estudos e análises sobre a macrorregião da Eurásia através do trabalho cooperativo entre docentes e discentes – tanto da UNIPAMPA quanto de outras instituições. O GEsEu busca analisar, compreender e divulgar questões relativas à cultura, à economia, à história, à geografia, à política e às relações internacionais da Europa Central, da Europa Oriental, da Europa Balcânica, do Cáucaso, da Federação Russa e da Ásia Central.

Coordenador: Prof. Dr. Flávio Lira

Site:  www.geseu.org

—————————————————————————————————————–

GRUPO DE ESTUDOS DE ÍNDIA E ÁSIA ORIENTAL (GESIAO)

Ano de fundação: 2013

Descrição: O Grupo de Estudos de Índia e Ásia Oriental é um grupo de pesquisa vinculado ao curso de graduação em Relações Internacionais da UNIPAMPA, campus Santana do Livramento. Constituído em 2013, tem como objetivo incentivar a pesquisa e a análise de temas referentes à Índia e à Ásia Oriental com foco na região do Extremo Oriente, onde a República Popular da China desempenha o papel de estado pivô das relações internacionais asiáticas. Tal trabalho visa contribuir a uma maior compreensão do continente asiático e de sua inserção no cenário internacional.

Coordenadora: Profª. Drª. Anna Carletti

Site:  https://www.facebook.com/groups/162661797506997/

—————————————————————————————————————–

GRUPO DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS LATINO-AMERICANOS (GEELam)

Ano de fundação: 2015

Descrição: O GEELAm surgiu com o objetivo de aprimorar pesquisas que analisem e interpretem os processos de transformações que ocorrem nos países latino-americanos a partir do início do século XXI, bem como suas políticas externas na busca pelo desenvolvimento. Com o fim do conflito bipolar, a América Latina iniciou a busca por uma nova forma de inserção estratégica no cenário mundial, que inclui os processos de integração regional, tornando as relações interamericanas mais complexas. O GEELAm visa, portanto, estimular o debate e as pesquisas quanto ao perfil de atuação internacional dos países da América Latina e do Caribe.

Coordenadores: Prof. Dr. Rafael Balardim e Prof. Dr. Rafael Schmidt

Site:  Em construção

—————————————————————————————————————–

Núcleo de Análise da Política Externa Brasileira – NaPEB 

Ano de fundação: 2017

Descrição: O NaPEB propõe a análise da política externa brasileira, tendo como arcabouço teórico suas continuidades e rupturas historicamente constituídas, com o viés de análise dos paradigmas de Estado em política externa, apresentados por Cervo (2008).
O atual contexto de crise social, política e econômica dos últimos anos traz à tona uma clivagem política, que vem extravasando a disputa partidária pelo poder, colocando o país em um estado de letargia próprio dos momentos de crise generalizada.
De todos os campos em crise, se sobressai o da política externa: após anos de uma política externa ativa (2003-2014), o atual retraimento e transformações da inserção internacional brasileira mostram-se evidentes. O recente protagonismo como um dos mais importantes países em desenvolvimento tem se  dissipado. Analisar  a evolução histórica da política externa brasileira e suas nuances auxiliam na compreensão da atual inserção brasileira no sistema mundial.

Coordenadores: Profª. Drª. Kamilla Raquel Rizzi e Prof. Dr. Rafael Balardim

Site:  Em construção