Publicidade e Propaganda | Campus São Borja | Página: 5

Bate-papo com Publicitário movimenta aula de Redação

Durante a aula do componente curricular “Redação Publicitária: Impresso e Rádio”, do dia 09 de outubro de 2020, muito conhecimento e trocas de experiências foram compartilhados pelo convidado Luiz Gustavo Fonseca, profissional de Publicidade e Propaganda, que atua no mercado de redação publicitária há mais de 15 anos.

LG, como é conhecido, pontuou algumas questões importantes que os estudantes de Publicidade e Propaganda deveriam ter escutado durante o percurso acadêmico, como encontrar uma dupla de criação e a importância da defesa de ideias, que é uma das principais obrigações para um Publicitário em início de carreira.

A Profa. Dra. Mérli Leal Silva, docente responsável pelo componente curricular, comentou sobre a relevância de trazer o mercado para dentro da sala de aula: “[…] há uma distância muito grande entre o mercado de criação e o que se faz em sala de aula e é interessante ouvir o que se faz no mercado, para definirmos alguns parâmetros éticos e para onde queremos ir, fazendo questionamentos e problematizações sobre ele”, destacou a professora.

Oito trabalhos do curso de Publicidade e Propaganda concorrem ao 27º Prêmio EXPOCOM

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), anualmente realiza os seus famosos congressos, sendo um nacional e cinco regionais, com o objetivo do fomento à pesquisa nas diversas áreas que compõem as Ciências da Comunicação. Entretanto, por conta do novo Coronavírus e da impossibilidade de realizações dos Congressos Regionais, a INTERCOM decidiu unir os cinco eventos em um, por meio do Encontro Inter-Regiões Intercom 2020, que é um espaço virtual para troca de conhecimentos entre pesquisadores de Comunicação.

A realização do 27º Prêmio EXPOCOM (Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação), que valoriza os trabalhos acadêmicos produzidos durante a graduação foi mantida, mas adaptada à nova realidade, com apresentações de trabalhos em formato virtual. Assim, o curso de Publicidade e Propaganda (PP) da UNIPAMPA está concorrendo a oito prêmios na etapa regional Sul, sendo que a Festa de Premiação dos Ganhadores do Prêmio EXPOCOM Sul será realizada no dia 09 de novembro, a partir das 19h30.

Os vencedores das etapas regionais concorrerão ao Prêmio EXPOCOM Nacional que acontecerá em dezembro, durante o 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM 2020), também em formato digital. O curso de PP parabeniza a todos os discentes e docentes que tiveram trabalhos selecionados.

Confira na tabela a seguir, os trabalhos concorrentes:

CATEGORIA TÍTULO DO TRABALHO ALUNOS PARTICIPANTES PROFESSOR-ORIENTADOR
PP02 Planejamento Promocional (conjunto/série) Planejamento Publicitário: Experiências que (trans)formam para o curso de Tecnologia em Gestão de Turismo Bruno Dalpai; Catarina Maria Sebastião Amorim; Lúcia Beatriz Lima Ferreira; Gabriel dos Santos Mecking; Paula Dantas Diedrichs Pereira. Juliana Zanini Salbego; Merli Leal Silva; Renata Patricia Corrêa Coutinho; Roberta Roos Thier.
PP04 Pesquisa Mercadológica (avulso) Pesquisa de demanda para a Empresa Bastian Gesso & Cia Beatriz Peixinho de Melo; Caroline Antonioli; Gabriel Henrique Ricciardi Matos; Gabriel Rodrigues de Andrade; Jéssica Ferreira da Rosa Martinez. João Antônio Gomes Pereira; Renata Patricia Corrêa Coutinho.
PP08 Fotografia Publicitária (avulso) Fotografia Publicitária da promoção Ruffles + Fanta Aline Seleprim Hilário; Paloma Ferreira de Sousa. Denise Teresinha da Silva.
PP14 Produção Publicitária Audiovisual para Internet (avulso) O Fabuloso Destino da Comunicação: um audiovisual sobre a importância da comunicação integrada Beatriz Peixinho de Melo; Caroline Antonioli; Gabriel Henrique Ricciardi Matos; Gabriel Rodrigues de Andrade; Jéssica Ferreira da Rosa Martinez. Magnos Cassiano Casagrande; Renata Patricia Corrêa Coutinho.
CA03 Filme de animação (avulso) Diário de um Comunicador: a comunicação organizacional contada em um audiovisual de animação Antônio Kanaan Fassbinde; Eduardo Cadinanos Crespo; Emanuel Guilhem Augusto Santos; João Vítor Marques Leonardi; Michel Carlos Vier; Thainizia Amanda Nunes de Almeida. Magnos Cassiano Casagrande; Renata Patricia Corrêa Coutinho.
PT03 Ensaio fotográfico artístico (conjunto/série) Punk – o ato transgressor e libertário Gabriel Henrique Ricciardi Matos; Jéssica Ferreira da Rosa Martinez; João Paulo Pinto Pombalino; Levi Macedo de Carvalho Denise Teresinha da Silva.
PT04 Fotografia artística (avulso) O Odinoki Gabriel Henrique Ricciardi Matos; Jéssica Ferreira da Rosa Martinez; João Paulo Pinto Pombalino; Levi Macedo de Carvalho. Denise Teresinha da Silva.
RT05 Produção Audiovisual para Mídias Digitais (avulso ou conjunto/série) Websérie em cargos publicitários: um experimento audiovisual sobre a versatilidade do profissional de propaganda Gabriele Merlo Oliveira; Giulia Cibele Junges; Luis Henrique de Almeida; Luiz Felipe dos Santos Mendes; Paloma Ferreira de Sousa; Thais Junqueira Braz. Renata Patricia Corrêa Coutinho.

Curso conta com estudantes para monitoria digital

Através da Chamada Interna da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) Nº 05/2020, o curso de Publicidade e Propaganda torna público que os discentes Maria Eduarda Pedroso, 5º semestre, e Filipe Lago, 1º semestre, são os monitores do semestre de 2020.1 que darão suporte aos discentes nas realizações de atividades remotas, como orientações de uso das plataformas Moodle, Google Meet, Classroom, apoio na formatação de artigo, pôster, apresentação de trabalho e outras atividades relacionadas ao curso. O horário de agendamento será feito pelo e-mail: auxiliodigitalpp.unipampa@gmail.com.

Curso de Publicidade e Propaganda está preparando nova edição do Ciclo de Publicidade-Eixo Pesquisa

Com o objetivo de incentivar os graduandos de publicidade e propaganda, a fim de mostrar a importância da produção científica nessa área, o curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Pampa deu início aos preparativos da nova edição do Ciclo de publicidade e Propaganda da Fronteira Oeste, desta vez com o eixo pesquisa.
O evento que ocorrerá na Unipampa no dia 28 de novembro, contará com oficina, painel sobre pesquisa e bate-papo com a participação da professora doutora Darciele Paula Marques Menezes, atualmente membro do grupo de pesquisa “Consumo e Culturas Digitais” (POSCOM/UFSM) e de Aline Amaral Paz, doutoranda em Comunicação Midiática na linha de Mídia e Estratégias comunicacionais pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.
A pesquisa para área da publicidade e propaganda é de suma importância para o desenvolvimento do setor e otimização de resultados dos investimentos realizados na área em geral.
Para saber mais sobre o evento , entre em contato por coord.publicidadepropaganda@gmail.com ou acesse nossas redes sociais com @ppunipampa.

Discentes de Publicidade e Propaganda ganham prêmio no SET Universitário

Durante os dias 16, 17 e 18 de setembro, em Porto Alegre, foi realizado o 32º SET Universitário, promovido pela Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos da PUCRS. Sendo desenvolvido desde 1988, o evento é caracterizado por ser o mais reconhecido do Brasil para alunos de comunicação, design e cinema. O evento contou com diversas palestras, oficinas e premiações.
Os alunos do curso de Publicidade e Propaganda conquistaram o Prêmio de Melhor Conteúdo de Comunicação Institucional e Organizacional através do trabalho “Publicidade e Propaganda na Unipampa’. O audiovisual de um minuto e meio foi um dos principais incentivos para os ingressantes de 2019 cursarem Publicidade e Propaganda na Unipampa/São Borja.

Para acessar o trabalho dos discentes acesse: http://bit.ly/vídeoPPunipampa

Curso de PP realiza a sexta reunião de comissão de curso

A comissão de curso de publicidade e propaganda realizou a sexta reunião do ano no dia 9 de setembro.  Os pontos discutidos na reunião foram:  proposta de alteração do processo seletivo (PROGRAD); evolução da marca do curso; recursos para a  Campanha do Curso; Proposta de Programete para veiculação nas rádios com a participação de alguns professores; relato das atividades de gestão – pesquisa discente (pesquisa on-line e Grupo Focal); Assinatura das últimas atas;  Apresentação do curso na ACISB; Eleições DAPP;  SEMIAC.

Sobre o  Ciclo de Publicidade – eixo Mercado,  foi deliberado que a verba para diárias que o curso recebeu recententemente, que só pode ser utilizada por servidores públicos, será destinada para diárias de palestrantes.

Curso de PP realiza a quinta reunião de comissão de curso

A comissão de curso de publicidade e propaganda realizou a quinta reunião do ano no dia 05 de agosto.  Os pontos discutidos na reunião foram:  socialização sobre os desdobramentos do evento do Ciclo de Sociais e Humanidades; discussão sobre os planos de ensino; definição da data da semana de TCC; organização do Ciclo de Publicidade da Fronteira Oeste-Eixo Mercado e orientação de discentes da Três Aspas;

Lançamento da Campanha do Curso de Física do IFFAR

 

Aluno João Victor apresenta campanha para o curso de Física.

Foi realizada, no dia 6 de agosto, no Restaurante-Escola do Instituto Federal Farroupilha a apresentação da campanha publicitária do curso de Física. Uma parceria entre o IFFAR e o curso de Publicidade e Propaganda da Unipampa.

A nova marca e identidade visual do curso foi desenvolvida pelos alunos da Agência La Morada Publicidade, durante o componente curricular de Agência II, coordenado pela professora da Renata Corrêa Coutinho.

A campanha proposta pelos alunos da Agência , busca posicionar a Licenciatura em Física do IFFar como um curso que valoriza a formação de professores e pesquisadores ousados, inovadores e que usam tecnologia e criatividade em suas práticas pedagógicas, tendo como norte a ideia de que é possível ensino superior de qualidade e gratuito, sendo inclusive “fisicamente possível”.

Foram produzidos diversos produtos comunicacionais para diferentes estratégias de comunicação como material para mídias sociais digitais, papelaria personalizada, templates para datas comemorativas e eventos, cartazes e banners, spot para rádio, vinheta para vídeos e VT publicitário.

Campanha1Post1

Nova identidade visual do curso de Física do IFFAR.


Ciclo de Sociais e Humanidades do curso de Publicidade é realizado com palestra da pesquisadora Rosana Pinheiro-Machado

No dia 28 de junho, o curso de Publicidade e Propaganda realizou o ciclo de Sociais e Humanidades com a  palestra da professora e pesquisadora Rosana Pinheiro-Machado. A palestra teve como tema “Da esperança ao ódio: a ascensão da subjetividade conservadora no Brasil” e foi mediado pela professora Camila Rodrigues e pela discente Carla Ernesto.

No final da palestra foi aberto para as perguntas dos ouvintes. A partir disso, foram feitos questionamentos sobre o atual momento politico brasileiro, conservadorismo e entre outros assuntos.

Curso de PP realiza reunião extraordinária de comissão de curso

Na última segunda, 01 de julho, a comissão do curso de Publicidade e Propaganda realizou reunião extraordinária, esteve em pauta fluxo e proposta de galeria para os Prêmios Expocom; apresentação e escolha da campanha do curso, além de assuntos gerais.

A comissão de curso de Publicidade em conjunto aos outros curso de comunicação fará a proposta de galeria para a exposição dos prêmios que o curso e o demais cursos receberam nos últimos anos. Em segundo momento, foram feitas as apresentações das campanhas desenvolvida pelas miniagências:  Tulipa Propaganda, Blu Comunicação Estratégica, Scopio Comunicação Estratégica, La Morada Publicidade, Musi Comunicação Publicitária, Mirada Propaganda e Flow-in Comunicação Publicitária. Após as apresentações a comissão de curso fizeram a escolha da campanha mais adequada para aplicação, sendo escolhida a miniagência Flow-in Comunicação Publicitária.

A reunião foi também um momento para confraternização de fim de semestre dos professores e alunos do curso.