CCCGs e ACGs

A organização curricular do Curso de Publicidade e Propaganda da Unipampa é constituido também por um Núcleo Complementar o qual é formado por conteúdos interdisciplinares da área de comunicação e das ciências humanas, sociais e aplicadas, propiciando a complementação da formação profissional através da conexão entre diferentes disciplinas e áreas de conhecimento. Seus conteúdos são provenientes de Disciplinas Complementares de Graduação (DCGs) ou Atividades Complementares de Graduação (ACGs).

 

CCCGs – Componentes Curriculares Complementares de Graduação
Os Componentes Curriculares do Núcleo Complementar (CCCGs) incluem um espaço avançado de estudos que permitem aprimorar a formação profissional aprofundando-se em conteúdos específicos, bem como iniciar o processo de convivência e integração entre a graduação e pós-graduação. Para a integralização curricular o aluno deverá cumprir uma carga horária de 360 horas específicas em DCGs.

 

ACGs – Atividades Complementares de Graduação
Segundo as Normas Básicas de Graduação, instituídas pela resolução nº 29, de 28 de abril de 2011, a Atividade Complementar de Graduação (ACG) é definida como “atividade desenvolvida pelo discente, no âmbito de sua formação humana e acadêmica, com o objetivo de atender ao perfil do egresso da UNIPAMPA e do respectivo curso de graduação, bem como a legislação pertinente” (p. 17).

As atividades complementares classificam-se em 4 (quatro) grupos: Grupo I: Atividades de Ensino, Grupo II: Atividades de Pesquisa, Grupo III: Atividades de Extensão e Grupo IV: Atividades Culturais e Artísticas, Sociais e de Gestão. O Curso de Publicidade e Propaganda prevê, em seu PPC (p. 15), a realização de, no mínimo, 180 horas de Atividades Complementares de Graduação como requisito obrigatório para a integralização curricular e para a colação de grau. Ainda, é necessário salientar que desta carga horária total o aluno precisa cumprir uma carga horária mínima de 10% (dez por cento) em cada um dos quatro grupos citados acima.

Saiba, abaixo, quais atividades são aceitas em cada grupo.
GRUPO I – Atividades de Ensino: componente curricular de graduação, desde que aprovado pela Comissão do Curso (excluídas as disciplinas obrigatórias e disciplinas aproveitadas como DCGs); cursos nas áreas de interesse em função do perfil de egresso; monitorias em componentes curriculares de cursos da UNIPAMPA; participação em projetos de ensino; estágios não obrigatórios ligados a atividades de ensino; organização de eventos de ensino; participação como ouvinte em eventos de ensino, pesquisa e extensão.

GRUPO II – Atividades de Pesquisa: participação em projetos de pesquisa desenvolvidos na UNIPAMPA, ou em outra IES ou em espaço de pesquisa reconhecido legalmente como tal; publicação de pesquisa em evento científico ou publicação em fontes de referência acadêmica, impressa ou de acesso online, na forma de livros, capítulos de livros, periódicos, anais, jornais, revistas, vídeos ou outro material de referência acadêmica; participação na condição de conferencista, ou painelista, ou debatedor, ou com apresentação de trabalho em eventos que tratam de pesquisa, tais como grupos de pesquisa, seminários, congressos, simpósios, semanas acadêmicas, entre outros; estágios ou práticas não obrigatórios em atividades de pesquisa.

GRUPO III – Atividades de Extensão: participação em projetos e/ou atividades de extensão desenvolvidos na UNIPAMPA ou outra IES, ou em instituição governamental ou em organizações da sociedade civil com fim educativo, de promoção da saúde, da qualidade de vida ou da cidadania, do desenvolvimento social, cultural ou artístico; estágios e práticas não obrigatórios, em atividades de extensão; organização e/ou participação em eventos de extensão; publicação de atividade de extensão ou publicação de material pertinente à extensão em fontes de referência acadêmica, impressa ou de acesso online, na forma de livros, capítulos de livros, periódicos, anais, jornais, revistas, vídeos ou outro material de referência acadêmica; participação na condição de conferencista, ou painelista, ou debatedor, ou com apresentação de trabalho em eventos que tratam de extensão, como grupos de estudos, seminários, congressos, simpósios, semana acadêmica, entre outros.

GRUPO IV – Atividades Culturais e Artísticas, Sociais e de Gestão: organização ou participação ou premiação em atividades de cunho cultural, social ou artístico; participação na organização de campanhas beneficentes, educativas, ambientais ou de publicidade e outras atividades de caráter cultural, social ou artístico; premiação referente a trabalho acadêmico de ensino, de pesquisa, de extensão ou de cultura; representação discente em órgãos colegiados; representação discente em diretórios acadêmicos; participação, como bolsista, em atividades de iniciação ao trabalho técnico-profissional e de gestão acadêmica;  participação em estágios não obrigatórios com atividades na área cultural, social, artística e de gestão administrativa e acadêmica.

Cabe lembrar que os casos omissos e os critérios de aproveitamento e as equivalências da carga horária nas ACG são definidos pela Comissão do Curso de Publicidade e Propaganda, considerando o perfil do egresso definido no PPC.