ALUNOS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA DA UNIPAMPA VISITAM AGÊNCIAS PUBLICITÁRIAS EM PORTO ALEGRE

A visita ocorreu na capital do estado e teve como objetivo demonstrar como é o funcionamento de uma agência na prática

 

Por Alexia Saner

Estagiária de Jornalismo na Assessoria de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda

 

Os alunos de Publicidade e Propaganda, junto às professoras Renata Coutinho e Denise Lima, viajaram até a capital do estado, Porto Alegre, para visitar cinco agências de Publicidade e entender como é a prática das empresas no mercado de trabalho.

Os alunos puderam observar como as agências atuam na prática. Fonte: Denise de Lima

Durante os 2 dias de visita, os estudantes foram até as agências Moove, E21, Happy House, Paim e PaimLab para acompanhar o funcionamento profissional delas e aprender sobre a atividade profissional de publicidade.

Fonte: Denise de Lima

A agência Moove está a mais de 10 anos atuando no mercado e atende contas públicas, isto é, órgãos governamentais. A agência não segue o modelo tradicional e com bancadas (mesas) separadas para cada trabalho.  Já a e21 optou por um modelo aberto, dividido em departamentos administrativo e operacional. A Happy House é especializada em endomarketing, ou seja, são ações de marketing para o público interno. Com uma equipe de 70 pessoas, a classificação de trabalho é feita em 6 etapas: diagnóstico, planejamento do processo de comunicação interna e endomarketing, implantação do processo, manutenção do processo, atendimento às demandas de campanhas e mensuração de resultados. Por sua vez, a agência Paim trabalha com parceria estratégica com empresas e tem cerca de 150 colaboradores.  A PaimLab é uma subdivisão da agência Paim, foi criada em 2015 com a intenção de criar inovação na área de comunicação.

Fonte: Denise de Lima

O curso oferece conhecimento teórico e prático, mas entender a técnica da profissão em outras realidades, como é o caso das agências em Porto Alegre é essencial para a qualificação dos futuros profissionais. Para o acadêmico Willian Silva a experiência de observar o trabalho de um agência na prática ofereceu diferentes pontos de vistas sobre o mercado de trabalho. “Foi muito legal ver as estruturas das agências e como funciona o fluxo de trabalho. Pude ver um panorama e uma realidade totalmente diferente”, conta o estudante.  Já para a aluna do 7º semestre de Publicidade e Propaganda, Hallana Vitória, conhecer as agências a incentivou na área em que estuda. “a experiência mais marcante é acreditar no que se faz, pois é o fator principal para fazer dar certo” explica.

Fonte: Denise de Lima

Após 2 anos sem viagem, a comissão de curso ofereceu a viagem com o intuito de integrar a Universidade Federal do Pampa com o mercado de trabalho.

 Fonte: Denise de Lima