Perguntas frequentes | PROFMAT – Caçapava do Sul

Perguntas frequentes

1.Quanto custa o PROFMAT na UNIPAMPACampus Caçapava do Sul?

O curso é totalmente gratuito, os alunos só precisam arcar com as próprias despesas como transporte e materiais de estudo.

2. Quando são as aulas do PROFMAT na UNIPAMPACampus Caçapava do Sul?

As aulas são ministradas às sextas-feiras no período da manhã e da tarde.

3. Qual a duração do PROFMAT na UNIPAMPACampus Caçapava do Sul?

Na UNIPAMPACampus Caçapava do Sul, o PROFMAT tem duração de dois anos com possibilidade de prorrogação por, no máximo, mais um semestre.

4. Como se faz para ingressar no PROFMAT? Há um processo de seleção?

O ingresso se dá exclusivamente pelo ENA – Exame Nacional de Acesso. É uma prova objetiva que ocorre simultaneamente em todas as instituições associadas ao PROFMAT no Brasil.

5. É necessário ser formado em Matemática para se inscrever no PROFMAT?

Não. Um diploma de nível superior é necessário, mas é indiferente a área de formação. Porém, o aluno deve ser professor de matemática do Ensino Básico.

6. É necessário ser professor da Rede Pública para se inscrever no PROFMAT?

Não. O Edital ENA 2021 restringe as inscrições somente para professores em exercício da docência de Matemática no ensino básico das redes pública e privada. Porém, serão selecionados professores da rede particular de ensino básico somente caso os candidatos da rede pública não preencherem todas as vagas, em um quantitativo não superior a 20% daquele constituído pelos professores da rede pública matriculados.

7. É possível fazer a prova do ENA em uma instituição diferente da que se pretende fazer a matrícula?

Não. Essa possibilidade é vetada pelo Edital do ENA.

8. É possível cursar alguma disciplina do PROFMAT sem ter sido aprovado no ENA?

Sim, a cada semestre é aberta a oferta para disciplina em regime especial. Nesta modalidade, o discente não terá vínculo com o curso. Cada discente pode cursar somente uma disciplina em regime especial.

9. Existem critérios de transferência para alunos regulares do PROFMAT em outra instituição?

Sim. Será deferida a solicitação de transferência para o PROFMAT da UNIPAMPA campus Caçapava do Sul, não sendo necessário realizar o ENA, se o discente cumprir os seguintes critérios: (1) ser aluno regular do PROFMAT de outra instituição associada; (2) a sua pontuação no ENA em seu último ingresso no PROFMAT deve ser igual ou superior à menor pontuação, dentre os ingressantes da UNIPAMPA, considerando a última edição do ENA no momento do pedido de transferência; (3) possuir no máximo uma reprovação no PROFMAT, sendo contabilizadas a partir de seu último ingresso no PROFMAT; (4) o número de alunos regulares matriculados nas turmas em que o discente ingressar não poderá superar o número anual máximo de ingressos determinado pela Comissão Acadêmica Nacional.

10. O PROFMAT é um curso de Educação/Ensino?

Não, o PROFMAT é um curso de Matemática. Suas disciplinas tratam de conteúdos de matemática e cobram rigor e demonstrações. Porém, seu objetivo é qualificar professores que vão atuar no ensino básico de matemática.

11. O PROFMAT na UNIPAMPACampus Caçapava do Sul é um curso a distância?

O PROFMAT é um curso semipresencial. Isto significa que é composta por disciplinas presenciais com atividades a distância, como trabalhos, listas de exercícios e demais estudos. De acordo com as Normas Acadêmicas do PROFMAT:

O discente deve dedicar, para cada disciplina, pelo menos 7 (sete) horas por semana para leitura dos textos, resolução das listas de exercícios e outras atividades.

12. Quantas disciplinas devo cursar no programa?

No PROFMAT é preciso cursar 7 disciplinas obrigatórias e 2 eletivas. Cada disciplina é composta de 4 créditos presenciais e 4 créditos a distância. Além disso, o discente deve defender uma dissertação para a conclusão do curso. Veja mais na seção Componentes Curriculares.

13. Posso aproveitar disciplinas cursadas no PROFMAT em outra instituição associada?

Neste caso, deve ser realizado um pedido de aproveitamento. Será deferida a solicitação de aproveitamento de disciplina se forem satisfeitos os seguintes critérios: (1) a disciplina, constante no Catálogo de Disciplinas do PROFMAT, tenha sido cursada em outra instituição associada do PROFMAT, independente do número de créditos contabilizados na outra instituição; (2) o discente tenha obtido conceito A ou B na referida disciplina; (3) a aprovação na disciplina ocorreu no prazo máximo de dois anos, a contar do final do semestre de matrícula da disciplina até o dia em que a solicitação é realizada.

14. Como funciona a qualificação no PROFMAT?

Após concluir as 4 disciplinas básicas, o discente deve realizar o ENQ – Exame Nacional de Qualificação. O ENQ é ofertado duas vezes por ano e consiste de 8 questões discursivas. O discente que for reprovado duas vezes no ENQ é desligado do programa.

15. O PROFMAT é um programa stricto sensu ou lato sensu?

Por ser um mestrado, o PROFMAT é um programa de pós-graduação stricto sensu.

16. Qual a diferença entre Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissional?

Mestrado Profissional” é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso (Parecer CNE/CES 0079/2002).

O objetivo do Mestrado Profissional é que o pós-graduado: (1) conheça por experiência própria o que é pesquisar; (2) saiba onde localizar, no futuro, a pesquisa que interesse a sua profissão; (3) e aprenda como incluir a pesquisa existente e a futura no seu trabalho profissional. (Fonte: CAPES https://www.capes.gov.br/images/stories/download/artigos/Artigo_30_08_07.pdf)

17. Receberei uma bolsa de estudos?

Há previsão de bolsas de estudos para professores da rede pública de ensino básico, financiadas pelo PROEB, da CAPES. A cada ano são definidas e publicadas as normas para a obtenção desta bolsa. Porém, não há garantia de bolsas para os alunos do PROFMAT. Além desta bolsa, podem haver outras possibilidades de bolsas de estudo.

18. Qual é a titulação conferida ao discente que conclui o PROFMAT?

O título a ser conferido pelo Programa é o de “Mestre”, na área de concentração “Matemática”.