Matriz Curricular

Para obtenção do título de Mestre, devem ser cursados, no mínimo, 30 (trinta) créditos assim distribuídos:

  • 15 (quinze) créditos em componentes obrigatórios;
  • 15 (quinze) créditos em componentes eletivos;
  • estágio de docência;
  • dissertação.

 

Componentes Obrigatórios

Teoria e Prática no Ensino de Línguas
Nível:Mestrado Profissional
Área(s) de Concentração:
Linguagem e Docência
Carga Horária:45

Ementa: Desenho e execução de projetos pedagógicos à luz de reflexões teóricas e práticas contemporâneas no ensino de línguas.

 

Seminários de Ensino e Pesquisa
Nível:Mestrado Profissional
Área(s) de Concentração:
Linguagem e Docência
Carga Horária:45

Ementa: Métodos quantitativos e qualitativos de pesquisa aplicados à área de Ensino de Línguas. Triangulação Metodológica. Definição e estrutura de textos acadêmico-científicos. Produção acadêmico-científica escrita e oral. Popularização da ciência. Elaboração e socialização do projeto de dissertação de natureza aplicada.

 

Componentes Eletivos

Interculturalidade, linguagem e educação
Nível:Mestrado Profissional
Carga Horária:45
Ementa: Estudo da produção do conhecimento a respeito da relação entre os conceitos de interculturalidade, linguagem e educação, voltados ao trabalho pedagógico em regiões de fronteiras geográficas e/ou com grande mobilidade humana, à luz de teorias atuais de corte interdisciplinar.

 

Políticas linguísticas e educacionais
Nível:Mestrado Profissional
Carga Horária:45
Ementa: Discussões sobre políticas linguísticas e educacionais nacionais e internacionais e seus impactos nas práticas de diferentes  comunidades.

 

Teorias Discursivas e Ensino
Nível:Mestrado Profissional
Carga Horária:45
Ementa: Abordagem de estudos recentes acerca de questões discursivas e enunciativas e sua relação com o ensino.

 

Metodologias para o ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa no Brasil
Nível:Mestrado Profissional
Carga Horária:45
Ementa: Apresentação e discussão de diferentes metodologias para o ensino da língua portuguesa, reconstruindo o percurso histórico do ensino de LP e sua relação com as teorias linguísticas.

 

Educação Linguística
Nível:Mestrado Profissional
Carga Horária:45
Ementa: Tópicos relacionados ao ensino de línguas, tais como: concepções de linguagem, multiletramento(s), estilo e autoria, produção e avaliação de material/livro didático, formação do professor, avaliação da aprendizagem, análise linguística, etc.

Metodologias para o ensino/aprendizagem de línguas adicionais no Brasil
Nível:Mestrado Profissional
Carga Horária:45
Ementa: Visão contemporânea da Linguística Aplicada ao ensino de línguas adicionais no contexto brasileiro.

 

Linguagem e Sociedade
Nível:Mestrado Profissional
Carga Horária:45
Ementa: Estudo e discussão dos usos e funções sociais da linguagem e suas implicações para o ensino.

 

Literatura e Ensino de Línguas
Nível:Mestrado Profissional
Carga Horária:45
Ementa: Reflexão e discussão sobre o ensino da literatura, fazendo um percurso pelas diferentes abordagens teóricas que tratam a questão.

Tópicos em Cognição
Nível:Mestrado Profissional
Carga Horária:45
Ementa: Correntes teóricas atuais em Ciências Cognitivas e Neurociências. Noções basilares em cognição: linguagem, inteligência, pensamento, conhecimento, memória, consciência, formação de conceitos, habilidades, aprendizagem, percepção, atenção e raciocínio, entre outras. Aplicações dos estudos cognitivos.

Cognição aplicada aos processos de ensino e de aprendizagem
Nível:Mestrado Profissional
Carga Horária:45
Ementa: Leituras dirigidas e estudos de textos relativos às contribuições das pesquisas em Cognição e em Neurociências para os processos de ensino e de aprendizagem.

Leituras e Práticas Orientadas I
Nível:Mestrado Profissional
Carga Horária:45
Ementa: Sem ementa previamente definida. Variável de acordo com o enfoque das pesquisas e atividades de ensino desenvolvidas pelos discentes de cada turma.

Leituras e Práticas Orientadas II
Nível:Mestrado Profissional
Carga Horária:45
Ementa: Sem ementa previamente definida. Variável de acordo com o enfoque das pesquisas e atividades de ensino desenvolvidas pelos discentes de cada turma.

Estágio de docência

Este estágio consiste na docência de 20 (vinte) horas aula em em componentes  de graduação  obrigatórios e/ou eletivos dos cursos de graduação de qualquer campi da UNIPAMPA,  bem como em  cursos  vinculados a projetos de extensão e/ou ensino  cadastrados na instituição, conforme perfil e interesses de pesquisa dos mestrandos e orientação da coordenação de estágio.