Área de Concentração e Linha de Pesquisa

Mestrado Profissional em Ensino de Línguas

 

Área de concentração: Linguagem e docência

Todo processo educativo é permeado pelo desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita situadas, desde os primeiros anos de escolarização, até o ensino superior. A linguagem é recurso primordial para a apropriação dos saberes legitimados e para a reelaboração dos mesmos na inovação e produção de novos conhecimentos. Assim, as pesquisas, de natureza fundamentalmente aplicada desenvolvidas neste programa, não estarão alheias aos resultados educacionais apresentados pelos diversos instrumentos de avaliação externa que hoje os estudantes da Educação Básica e do Ensino Superior (Prova Brasil, ENEM, SAERS, SAEB, PISA, ENADE, etc.) são submetidos. É compromisso do programa não só descrever as realidades linguísticas e educacionais nas quais tais estudantes estão inseridos, mas também intervir nessas realidades, através de pesquisas que contribuam com achados  significativos para uma mudança social, cultural e intelectual desses sujeitos.

Linha de Pesquisa: Interculturalidade, discurso e cognição

Parte-se de uma perspectiva interdisciplinar dos fenômenos interculturais, discursivos e cognitivos, no âmbito da inter-relação entre linguagem e educação. Toma-se a interpretação de todo e qualquer fenômeno, seja de natureza intercultural/interacional, enunciativa/discursiva e/ou cognitiva/processual, a partir de teorias da linguagem que dialogam e se interconectam com objetos do conhecimento consolidados por outros campos científicos (tais como a Sociologia, a História, a Filosofia, a Antropologia, a Psicologia, etc.), necessários ao campo do ensino de línguas. Assim, por exemplo, fenômenos interculturais poderão ser considerados a partir de sua constituição discursiva e cognitiva; do mesmo modo, fenômenos discursivos poderão ser considerados a partir de sua constituição cognitiva e intercultural; e, igualmente, fenômenos cognitivos considerados a partir de sua constituição discursiva e intercultural.