Coleta CAPES, Avaliação e Autoavaliação | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Línguas

Coleta CAPES, Avaliação e Autoavaliação

Proposta enviada em 2013 para avaliação pela Capes

Ata 39  do Conselho Universitário autorizando envio de proposta para Capes

Ficha de Recomendação Capes

Ficha de Avaliação quadrienal 2017-2020: ficha_recomendacao_quadriênio2020

Ficha de Avaliação Quadrienal 2013-2016 – OBS: início efetivo do curso em 2014 (segundo ano do quadriênio, 2014-2016)

Relatório Coleta CAPES 2014 – responsabilidade técnica e acadêmica pelo relatório: Profa. Dra. Valesca Brasil Irala

Relatório Coleta CAPES 2015 – responsabilidade técnica e acadêmica pelo relatório: Profa. Dra. Vera Cardoso Medeiros

Relatório Coleta CAPES 2016 – responsabilidade técnica e acadêmica pelo relatório: Profa. Dra. Vera Cardoso Medeiros

Relatório Coleta CAPES 2017 – responsabilidade técnica e acadêmica pelo relatório: Profa. Dra. Valesca Brasil Irala

Relatório Coleta CAPES 2018 – responsabilidade técnica e acadêmica pelo relatório: Profa. Dra. Valesca Brasil Irala

Relatório Coleta CAPES 2019 – responsabilidade técnica e acadêmica pelo relatório: Profa. Dra. Luciani Salcedo de Oliveira

Relatório Coleta CAPES 2020 – responsabilidade técnica e acadêmica pelo relatório: Profa. Dra. Luciani Salcedo de Oliveira

Relatório Coleta CAPES 2021 – responsabilidade técnica e acadêmica pelo relatório: Profa. Dra. Denise Aparecida Moser

Relatório Coleta CAPES 2022 – responsabilidade técnica e acadêmica pelo relatório: Profa. Dra. Denise Aparecida Moser

Página da CAPES para a área de Linguística e Literatura e documentos balizadores para a avaliação e autoavaliação: https://www.capes.gov.br/avaliacao/sobre-as-areas-de-avaliacao/74-dav/caa2/4675-letraslingueistica

Autoavaliação Institucional: a CPA (Comissão Própria de Avaliação) desenvolve instrumentos que abrangem tanto a graduação quanto a pós-graduação. São aplicados questionários e divulgados relatórios anuais (https://sites.unipampa.edu.br/cpa/acoes-desenvolvidas/), os quais contribuem para balizar o planejamento do curso.

Autoavaliação do curso: a autoavaliação do curso é constantemente efetuada em reuniões mensais (ou, em alguns momentos, quinzenais) de planejamento conduzidas pela coordenação no Conselho do Programa e registradas em ata desde a sua criação. Desde 2019, as atas têm sido redigidas in situ diretamente no SEI (https://sei.unipampa.edu.br/, na unidade PPG-EL) e assinadas eletronicamente, com vistas a aumentar a eficiência e agilidade administrativas, necessárias em qualquer instituição e, mais ainda, em uma universidade de natureza multicampi.

Em termos de aplicação de instrumentos específicos para autoavaliação do curso, o primeiro instrumento desenvolvido foi o questionário para egressos: (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScI1I-6YyrJhD5tzdzfaXGbJfq3zgyNnUpmphEFoboXbmnWrw/viewform), criado em 2018, no qual todos os egressos até aquele momento, entre 2015 e 2018, foram convidados a responder. A análise desses dados foi realizada em reunião do curso no início de 2019, alimentando também alguns elementos necessários de preenchimento na Plataforma Sucupira.

Em 2019, a metodologia adotada partiu da extração dos dados que cruzaram as informações obtidas em questionários-piloto respondidos pelos discentes (https://forms.gle/oSmEHpvEBLMNNT2r7) e docentes (https://forms.gle/wV5VvrahEcoZXXuMA) do programa, através da realização de uma dinâmica de trabalho colaborativo no Conselho do Curso (que é formado pelos docentes, um representante técnico-administrativo e um representante discente), na qual se implementou a matriz SWOT/FOFA e foram elencadas as forças (fatores internos positivos), as fraquezas (fatores internos negativos), as oportunidades (fatores externos que podem impactar positivamente) e as ameaças (fatores externos que podem impactar negativamente), visando qualificar o trabalho desenvolvido no curso. O relatório consolidado dessas informações será disponibilizado em breve, a fim de promover mais transparência em relação ao processo autoavaliativo em curso.

Proposta enviada em 2013 para avaliação pela Capes
Ata 39  do Conselho Universitário autorizando envio de proposta para Capes
Ficha de Recomendação CapesProposta enviada em 2013 para avaliação pela Capes
Ata 39  do Conselho Universitário autorizando envio de proposta para Capes
Ficha de Recomendação Capes