Corpo Docente (pré-2020) | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica – PPGEE

Corpo Docente (pré-2020)

Corpo docente do PPGEE no período anterior a 2020
Para visualizar o corpo docente atual, clique aqui.

LINHA DE PESQUISA: ELETRÔNICA

Docentes Permanentes

Prof. Dr. Alessandro Gonçalves Girardi

Possui interesse na área de Microeletrônica, atuando em projeto de circuitos integrados analógicos e digitais, modelagem de dispositivos e desenvolvimento de ferramentas de CAD para projeto de CIs.

Prof. Dr. Djeisson Hoffmann Thomas

Atua na área de projeto e otimização de sistemas ópticos; projeto e otimização de redes ópticas, em especial as de acesso; instrumentação optoeletrônica e sensoriamento; inspeção por ondas eletromagnéticas.

Prof. Dr. Eduardo Ceretta Moreira

Atua na área de física da matéria condensada, com ênfase em Física Experimental, atuando principalmente em Implantação Iônica, Fotoluminescência de nanocristais de silício e aplicações multidisciplinares da Espectroscopia Raman.

Prof. Dr. Felipe Bovolini Grigoletto

Atua nas áreas de sistemas de conversão de energia eólica conectados à rede, estratégias de modulação para conversores multiníveis e conversores em paralelo

Prof. Dr. Jumar Luis Russi

Possui interesse na área de eletrônica industrial, sistemas e controles eletrônicos, atuando principalmente nos seguintes temas: Comutação Suave, Conversores Estáticos, Zero Voltage Transition – ZVT – e Inversores.

Prof. Dr. Márcio Stefanello

Possui interesse em controle adaptativo e controle discreto de conversores eletrônicos de potência.

Prof. Dr. Marcos Vinício Thomas Heckler

Atua principalmente nos seguintes temas: análise de antenas embarcadas em aeronaves, projeto de antenas para telemetria, comunicações e navegação, e no desenvolvimento de métodos numéricos para a análise de antenas de microfita conformadas sobre superfícies cilíndricas.

Prof. Dr. Vitor Cristiano Bender  (UFSM)

Atua na área de Engenharia Elétrica, com ênfase nos seguintes temas: sistemas de iluminação, reatores eletrônicos, conversores estáticos, métodos de correção do fator de potência, diodos inorgânicos emissores de luz (LEDs), diodos orgânicos emissores de luz (OLEDs), circuitos eletrônicos para acionamento de LEDs e OLEDs, gerenciamento térmico de LEDs e OLEDs e simulações empregando o método de elementos finitos.

LINHA DE PESQUISA: MODELAGEM E OTIMIZAÇÃO DE SISTEMAS

Docentes Permanentes

 Prof. Dr. Eduardo Machado dos Santos

Suas pesquisas incluem inteligência artificial e técnicas matemáticas e computacionais de processamento de sinais aplicadas à proteção de sistemas elétricos de potência.

 Docentes Colaboradores

Prof. Dr. Daniel Pinheiro Bernadon (UFSM)

Possui interesse na área de Sistemas Elétricos de Potência, atuando principalmente nos seguintes temas: redes elétricas inteligentes (smart grid), modelagem e otimização de sistemas, planejamento, análise e operação de redes de distribuição.