Unipampa foi representada no II ENSEC

Aconteceu no período de 01 a 04 de outubro, em paralelo à 38ª Reunião Nacional da Anped, na Universidade Federal do Maranhão, na cidade de São Luís, o II Encontro Nacional de Secretári@s de Programa de Pós-graduação em Educação (ENSEC), organizado pelo Fórum de Secretários/as dos Programas de Pós-graduação em Educação da Região Sul (FORSEC). O secretário do PPGEdu da Unipampa, Charles Eduardo da Cruz do Amaral, fez parte da comissão organizadora do II ENSEC, junto a secretários da PUCRS, UNISUL, UNIJUÍ, UNILASALLE e UNISINOS, e esteve presente no evento.

O encontro tratou de assuntos fundamentais para qualificação dos PPGs e contou com a participação de 63 secretári@s de diversas Instituições, entre elas: UNIPAMPA, UNILASALLE, UNISINOS, UNIJUI, PUCPR, PUCRS, UNISUL, UNEMAT, UEPG, UNIVILLE, UNEB, FURG, USP, UFJF, UFPB, UFPE, UFU, IFC, UNIFESSPA, UFMT, UFPA, UFRGN, USF, UERJ, UESB, UFGD, UESC, UFBA, UFRGS, UFPB, UFPI, UNIRIO, UEMG, UFF e UFMA.

O FORSEC já vem sendo realizado desde 2002, junto às reuniões da Anped Sul, com o objetivo de estabelecer relações de trabalho com outros Programas de Pós-graduação do Sul do país, promovendo trocas de experiências e socialização, de modo a capacitar o grupo para o trabalho de apoio aos Programas de Pós-graduação em Educação. Na mesma linha, o objetivo do II ENSEC foi proporcionar visibilidade ao trabalho exercido pelos secretários/as de Programas de Pós-graduação em Educação e ampliar as discussões para congregar todos os/as secretários/as para as questões que envolvem a secretaria da Pós-graduação em Educação nas mais diferentes regiões do Brasil.

A programação reuniu professores renomados como: Profª Drª Andréa Barbosa Gouveia (UFPR); Profª Drª Edla Eggert (PUCRS); Prof. Dr. Danilo Romeu Streck (UNISINOS/RS); Prof. Dr. Jefferson Mainardes (UEPG); Profª Drª Joana Paulin Romanowski (PUCPR); Prof. Dr. José Gonçalves Gondra (UERJ); Josenilson Guilherme de Araújo, técnico da área de Educação do CNPq; Lívia R. M. A. Schumann, coordenadora da CAPES; Lucídio Bianchetti (UNISC); e Profª Drª Tânia Maria Hetkowski (UNEB).

O Prof. Dr. Lucídio Bianchetti destacou que o trabalho dos secretários “[…] situa-se no campo das mediações. Estar nesse campo significa responder perguntas, resolver impasses, solucionar questões angustiantes, orientar…”. Ele ainda salientou que “juntamente com o/a Coordenador/a do Programa de PG, o/a secretária/o, é alguém ‘sanduichado’ entre instâncias da universidade, do sistema educacional e categorias de pessoas.”

Charles ressalta que a função à frente do PPGE necessita o domínio de um conjunto de conhecimentos, procedimentos e técnicas para viabilizar a atuação. Dessa forma, o secretário da pós-graduação adquire um perfil profissional com competências e habilidades que fundamentam sua ação e a tomada de decisões no programa de pós-graduação, em contínua transformação e autoavaliação a que são submetidas às exigências da avaliação quadrienal do Sistema Nacional de Pós-graduação (SNPG) brasileiro. “Precisamos estar presentes nestes encontros, pois a troca de experiências, as palestras e oficinas, contribuem para o aprimoramento das atividades desenvolvidas e a inserção da Unipampa no cenário nacional”, aponta ele.