Mestrado diferenciado na área de Educação recebe inscrições

Profissionais que atuam na gestão do ensino na região têm uma oportunidade diferenciada de qualificação com o Mestrado Profissional em Educação, ofertado pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) no Campus Jaguarão. O curso nasceu de uma solicitação da comunidade e é voltado especificamente para professores efetivos, vinculados às redes públicas (federal, estadual e municipal) ou privadas de ensino, que sejam egressos de cursos de licenciatura e que atuem ou que tenham atuado na gestão de unidades escolares e/ou secretarias e conselhos municipais e/ou estaduais de educação. As inscrições para a primeira turma vão até o dia 24 de julho.

O programa é o segundo na área de educação na Universidade e é voltado à atuação de profissionais na gestão de escolas e sistemas de ensino, oferecido em duas linhas de pesquisa nas quais as vagas se dividem: Gestão das Práticas docentes na diversidade cultural e territorial (cinco vagas) e Política e Gestão da Educação (cinco vagas). Atendendo a um anseio da comunidade, a oportunidade de formação continuada é voltada para os diretores, coordenadores, secretarias de ensino da região ou conselhos de educação. O foco deste Mestrado na UNIPAMPA é voltado à atuação de profissionais interessados em levar inovações para suas escolas.

O corpo docente do curso é composto de profissionais com atuação tanto nas escolas de Educação Básica como na formulação, avaliação e/ou gestão de políticas e projetos de formação de professores. Incorpora-se ao quadro de docentes do Mestrado a professora Maria Beatriz Luce, ex-reitora da UNIPAMPA que atua na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e está vinculada a Linha de Pesquisa de Política e Gestão da Educação.

De acordo com a professora Maria Beatriz, na linha de pesquisa de sua compreensão serão realizados estudos sobre situação e perspectivas da Educação Básica na região de abrangência da UNIPAMPA, e “o foco serão as políticas públicas de educação e/ou as instituições dos sistemas de ensino (escolas, conselhos, secretarias)”.

A ex-reitora analisa que as experiências anteriores da UNIPAMPA, com a oferta de cursos de graduação e especialização até mesmo com projetos de pesquisa e extensão, na área de Educação, são promissoras: 
– Já temos um bom histórico de parcerias estabelecidas para diversos projetos, estágios e cursos, com os municípios da região e a Secretaria Estadual de Educação, ou diretamente com as escolas.

As inscrições para o Mestrado estão abertas até o dia 24 de julho de 2012 e a seleção constará de duas etapas: análise do currículo Lattes e análise da Carta de Intenções, conforme modelo em anexo ao edital disponível no site do Curso.

A coordenação do curso, composta pelos professores Lúcio Hammes e Arlete Salcides, observa que a oferta de um Mestrado de natureza profissional na área da Educação é consequência da necessidade de capacitar profissionais que utilizem o conhecimento científico como suporte para a formulação de novas estratégias de ação, ampliando a visão sobre os fenômenos educacionais.

O início das aulas está previsto para 31 de agosto e o término do semestre em 21 de dezembro. Os encontros são quinzenais, ocorrendo às sextas-feiras (manhã, tarde e noite) e aos sábados (manhã e tarde). Informações complementares pelo telefone (53) 3261-4269 ou no site do curso: http://cursos.unipampa.edu.br/ cursos/ppgedu/.

 Aline Reinhardt e Paulo Messa para Assessoria de Comunicação Social