Projetos (2019/2020) | PPGCIC – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa

Projetos (2019/2020)

Site Revista São Borja

  • Discente: Francine Pujol
  • Docente: Renata Patrícia Corrêa Coutinho
  • A relevância da trajetória histórico-cultural do município de São Borja/RS fez despertar o interesse da criação e desenvolvimento de um produto de comunicação que abrigasse uma espécie de biografia da cidade disponível em meio virtual. A Revista São Borja é um website que pretende divulgar, valorizar e promover a cidade na internet. Entre os temas em pauta estão dados básicos do município, suas características turísticas e conteúdos inspirados pelos títulos oficiais e não oficiais de São Borja. Com o projeto pretende-se também reconhecer e oferecer espaço às narrativas presentes nas memórias dos conterrâneos e residentes da cidade, assim como, valorizar as descobertas e os relatos que compõem os estudos de cunho acadêmico e/ou desenvolvidos por historiadores e pesquisadores que se ocupam em retratar, relatar, registrar e eternizar as origens da cidade ou da região em que está inserida. Para saber e ver mais sobre o projeto acesse ao site aqui e/ou acesse a página no Facebook.
  • Palavras-chaves: São Borja; Comunicação; Website; Biografia
  • Link: https://www.revistasaoborja.com.br/

 

Psiu!: Smart Tourism em aplicativo móvel para arte pública e espaços de turismo de São Borja com tecnologias de proximidade

  • Discente: Hedilaura Guidolin dos Santos
  • Docente: Vivian Carvalho Belochio
  • Este projeto tem como objetivo central desenvolver um aplicativo móvel com tecnologias de proximidade, dedicadas à arte pública, espaços de cultura e principais pontos turísticos de São Borja. Pressupõe-se que o cenário de cultura da convergência potencializa o uso de dispositivos móveis, como smartphones, bem como a sua associação com outras tecnologias, tais como mídias locativas, transformando determinados elementos da indústria criativa (IC). A partir do desenvolvimento do app Psiu! para smartphones associado a tecnologias de geofencing, foi possível realizar essas iniciativas. A proposta do app Psiu! é criar uma ferramenta de smart tourism em São Borja, por meio da apropriação desses dispositivos,  propondo possibilidades de apreciação distintas da arte pública no município. Além disso, a intenção é evidenciar os principais pontos turísticos da cidade. Isso através de informações acessíveis no aplicativo, a partir de sua associação a geofencings, resultando em algo como a realidade aumentada dessas peças. A aplicação dessa Pesquisa Desenvolvimento e Inovação (PD&I) resultou na criação de elemento diferenciado da indústria criativa na cidade, potencializado pela utilização de mídias móveis e de tecnologias de proximidade. Possibilitou a compreensão de que essas tecnologias permitem o desenvolvimento de diferentes produtos e experiências da indústria criativa.
  • Palavras-chave: cultura da convergência; smart tourism; arte pública; internet das coisas.
  • Link: app Psiu!

 

Além da terra vermelha: a região das Missões na podosfera

  • Discente: Larissa Pereira Burchard
  • Docente: Sara Alves Feitosa
  • Além da Terra Vermelha é um podcast, em formato de radiodocumentário, que traz histórias da região das Missões do Rio Grande do Sul. Entendemos o podcast como um formato de possível expressão jornalística e com oportunidade para inovação na área, por isso utilizamos nele técnicas de storytelling e efeitos sonoros para prender o ouvinte. As narrativas contadas são assuntos e personagens que ainda não são retratadas nas mídias de referência, além de serem focadas na editoria de Sociedade, ou seja, são histórias que se relacionam com assuntos nacionais e globais que necessitam de atenção e aprofundamento. A primeira temporada chamada “À procura de terra firme” tem três episódios que contam histórias de imigrantes nas Missões.
  •  Palavras-chave: Podcast; Jornalismo especializado; Inovação; Missões.
  • Link: https://soundcloud.com/alemdaterravermelha

 

Documentário: Observando a Agricultura Familiar: Entender e Valorizar o Saber/Fazer Campesino.

  • Discente: Saryon Azevedo
  • Docente: Joel Felipe Guindani
  • O documentário Observando a Agricultura Familiar foi realizado com o objetivo de entender e valorizar o Saber/Fazer Campesino. A criação e direção do documentário foi desenvolvida pelo mestrando e publicitário Sáryon Azevedo e contou com a produção da jornalista Chaiane Ferrazza, arte de Jonas Brum, locução de Sidnei Siqueira e orientação do Prof. Dr. Joel Felipe Guindani.  São cinco (05) episódios divididos da seguinte forma: Episódio um, com 38 minutos, destaca os conceitos de “rurbanidade” e “virada da qualidade” inter relacionados com a atividade de quatro famílias de agricultores familiares de São Borja/RS. Nos episódios dois, três, quatro e cinco são destacados o saber/fazer dessas quatro famílias de forma exclusiva e aprofundada, com: agroindústria Keli’Tutes, Arte em Lã, agroindústria Santa Rita e o agricultor familiar Felipe dos Santos. O documentário apresenta ainda, as participações dos professores: Prof. Dr. Sérgio Schneider – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Prof. Dr. Gustavo Cimadevilla – Universidad Nacional de Río Cuarto Córdoba / Argentina.
    Palavras-chave: Comunicação – Audiovisual – Documentário – Agricultura Familiar
  • Link: https://www.youtube.com/watch?v=Dm6Q9k-dlzE&t=2s

 

 

Comunicação a serviço da Indústria Criativa retrata projeto de ensino de música e inclusão social

  • Discente: Carolina Spillari Coronel
  • Docente: Carmen Regina Abreu Gonçalves
  • O nosso projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) se desenvolve a partir da percepção de que a música auxilia a concentração e contribui para a educação e para a inclusão dos mais vulneráveis socialmente. Nosso “cliente” da ação comunicacional é a Orquestra Jovem do Pampa, projeto social desenvolvido em Bagé, município da fronteira Oeste do Rio Grande do Sul e distante 60 km do Uruguai. Propusemos a elaboração de um audiovisual institucional como um produto para a divulgação da Orquestra Jovem do Pampa. Nosso PD&I contou com o apoio da Comunicação da Prefeitura Municipal de Bagé. Seu objetivo é auxiliar a divulgação do projeto nas mídias sociais, cinema, escolas e outros locais de interesse. Também foi elaborado um vídeo curto (VT) que poderá ser exibido em emissoras de televisão.
  • Palavras-chave: comunicação, indústria criativa, inclusão social, audiovisual, cultura.
  • Link: https://www.youtube.com/watch?v=ccp48CVhZmc

 

Lumini Lab: Videos for Science

  • Discente: Italo Yeltsin Pereira Bicca
  • Docente: Tiago Costa Martins 
  • Este projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) visa propor um modelo de negócios de comunicação audiovisual voltado para pesquisadores de instituições de ensino no Rio Grande do Sul. De acordo com informações obtidas pelo Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil desenvolvido pela Firjan (2019) o ambiente científico está presente na Indústria Criativa. A partir disso, a LUMINI LAB se apresenta como uma produtora de audiovisual que visa auxiliar cientistas a divulgar seus trabalhos a partir do método de Explainer Videos, no qual é gerado um produto audiovisual acessível para pessoas que não fazem parte do ambiente acadêmico. Foi utilizado como metodologia de negócios, o Business Model Canvas e a cartilha de Plano de Negócios desenvolvida pelo Sebrae (2013) com o objetivo de estruturar o empreendimento.
  • Palavras-chave: audiovisual; comunicação cientifica; popularização cientifica;
  • Link: Clique aqui

 

Relações Públicas e Design Thinking: Inovação para o planejamento de eventos em ambientes da Indústria Criativa

  • Discente: Luana Andrade Ornellas
  • Docente: Marcela Guimarães e Silva
  • A proposta de produto foi a possibilidade de inovação para o campo das práticas de relações públicas por meio da produção de um Guia de Design Thinking para eventos em relações públicas para os ambientes da indústria criativa. O Design Thinking, aqui pensado como uma nova abordagem, uma inovação na área de eventos, possibilita pensar numa interação ainda maior com relação ao público, aos envolvidos nesse processo. A abordagem, torna-se então, um método que poderá auxiliar no pensar e agir para a resolução de problemas encontrados nas etapas de planejamento e execução de eventos. Essa alternativa, caracterizou-se como inovadora para a área, ao propor um modelo mais rápido, acessível e prático, para solucionar problemas recorrentes, desde o planejamento até a execução dos eventos, através da abordagem do Design Thinking proposta pelo guia.
  • Palavras-chave: relações públicas; design thinking; comunicação; inovação.

 

Mapeamento das trabalhadoras do Carnaval Fora de Época de Uruguaiana

  • Discente: Karolini Melo Kulmann
  • Docente: Carmen Regina Abreu Gonçalves
  • Este projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), busca criar um mapeamento das trabalhadoras do carnaval fora de época de Uruguaiana, para servir como instrumento de reconhecimento, valorização e visibilidade do trabalho feminino no carnaval de desfile das escolas de samba de Uruguaiana. O mapeamento será um livro online, em formato PDF, hospedado em um site próprio. As mulheres selecionadas para compor este mapeamento, são todas aquelas que, de alguma forma, colaboram a partir do seu trabalho, para o que o evento aconteça – pré-produção e produção -, sendo este, delimitado a todas àquelas que, geralmente, não tem o seu trabalho visualizado facilmente no decorrer do desfile, dessa forma, possivelmente, sujeitas ocultas. A partir do contexto, delimitamos que: 1) o mapeamento é construído a partir das atividades das mulheres, quaisquer que utilizem a criatividade como insumo básico a partir de sua intensidade; 2) atividades que não necessariamente visem o lucro, pois algumas atuações são colaborativas às agremiações; 3) o mapeamento conta com o nome das personagens, agremiação, bairro, fotografia e, a autobiografia de cada uma para contemplar a sua trajetória e colaborar na construção da história das mulheres no âmbito carnavalesco, lembrando que, estes itens são fornecidos e incluídos a partir do aceite de cada uma.
  • Palavras-chave: mapeamento; mulheres; trabalhadoras; carnaval de Uruguaiana; carnaval.
  • Link: https://www.facebook.com/maptrabalhadorascarnavaluruguaiana

 

Geografemas da Boemia De São Borja – Aplicativo para smartphone

  • Discente: Madilei Rotta da Silva
  • Docente: Gabriel Sausen Feil
  • O projeto prevê o desenvolvimento de um aplicativo para smartphones, entendendo-o como um processo/produto comunicacional que busca dar conta do seguinte problema: Qual processo/produto comunicacional pode auxiliar na valorização/divulgação dos locais boêmios da cidade de São Borja, fazendo com que público e proprietários percebam tais locais como espaços em potencial de produção e expressão de atividades criativas? O projeto toma consistência a partir de quatro conceitos: fator boemia (ambiente social que necessita de mais visibilidade e valorização), indústria criativa/atividade criativa (produção artístico-intelectual e de possível contribuição econômica), comunicação (ferramenta de auxílio à indústria criativa) e, por fim, geografema (produção de sentido a partir de pormenores de um lugar ou de uma dada paisagem).
  • Palavras-chave: Atividade Criativa, Boemia, Geografema, Indústria criativa.

 

Geografemas da Boemia de Santiago: Mapa e site

  • Discente: Sonaira Canterle de Oliveira
  • Docente: Gabriel Sausen Feil
  • Acreditando ser oportuno que as cidades estimulem a criatividade e pensando em valorizar a vida noturna no município de Santiago-RS, propomos o seguinte questionamento: como a comunicação pode contribuir para a valorização ou o reconhecimento de lugares boêmios em cidades, tais como Santiago, que não há a percepção de que a boemia tem relação com a criatividade? Entendemos que o processo/produto, constituído por um mapa e um site, busca valorizar a boemia, dando conta, assim, de nosso questionamento. Intitulamos o trabalho de Geografemas da Boemia de Santiago, visando valorizar as peculiaridades dos lugares boêmios. A inovação consiste na transformação de ideias novas em algo que seja utilizado no dia a dia, voltado aos frequentadores da boemia e aos interessados em atividades criativas. Entre os principais resultados, a priori, apontamos a possibilidade de valorização da diversidade cultural ao conectar pessoas com mesmos interesses e a oportunidade de desmistificar aspectos da boemia. Consideramos que este PD&I pode servir como inspiração para cidades que pretendem valorizar a criatividade como mola propulsora do desenvolvimento.
  • Palavras-chave: Indústria Criativa. Atividade criativa. Geografema. Boemia.
  • Link: https://boemiadesantiago.com/