Happy Hour do T3xto discute “O mestre Ignorante” de Rancière

Por: Larissa Burchard

Imagine conhecer escritores e pensadores diferentes e ainda discutir filosofia em um happy hour. Pode ser prazeroso, não é mesmo?

E é essa a proposta projeto de extensão realizado pelo grupo de pesquisa T3xto (GPT3xto), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A ideia do “Happy Hour do T3xto” é que os estudantes possam conhecer e debater sobre pesquisadores clássicos como Kafka, Nietszche, Deleuze através de leitura de obras, entrevistas e conversas que vão além do ambiente universitário.

Professor Marco Bonito entrevista a coordenadora do PPGCIC Sara Feitosa | Foto: Larissa Burchard

O projeto é feito uma vez por mês e o tema é escolhido por um professor do grupo. O Happy Hour desse mês ocorreu na  quarta-feira (29) às 19h30 no Aldeia Pub e o assunto “O mestre ignorante de Jacques Ranciére: reflexões sobre emancipação intelectual” foi escolhido pela coordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) e pesquisadora integrante do GPT3xto, Sara Feitosa.

Com uma proposta diferente, o encontro foge da simples apresentação oral e é dividido em três momentos que buscam criar um ambiente interativo entre alunos e professores. Primeiro ocorre o “Sarau do t3xto”, uma leitura de fragmentos da obra do autor pelos estudantes participantes do projeto. Depois vem a “3ntre-vista”, quando o professor e participante do grupo Marco Bonito entrevista o professor que escolheu o tema. No evento desse mês, Bonito conversou com Sara Feitosa sobre a proposta do método universal, de Jacques Jacotot, apresentada no livro O mestre ignorante,  de Rancière, um papo sobre filosofia da educação e a relação do professor com o aluno na formação acadêmica. Por último, vem o “Momento Pampa Stock”, uma atração musical para fechar o encontro. Dessa vez o show foi com o estudante do curso de Jornalismo William André.

Estudante de Jornalismo realiza show no Happy Hour | Foto: Juliana Tamaki

O próximo Happy Hour do T3xto ocorre em junho com um espaço músico-filosófico aberto a toda comunidade. Para saber toda a programação basta curtir a página do projeto no Facebook.