Reflexão sobre o PPGCIC é apresentado em congresso nacional de inovação e tecnologia

O mestrando da primeira turma do PPGCIC, Fabio Frá Fernandes participou do INOVA – Congresso Nacional de Inovação e Tecnologia e do ENIT – Encontro e Feira de Negócios, Inovação e Tecnologia, realizado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE Universidade), em parceria com outras instituições de ensino superior, iniciativa privada e poder público. Os eventos aconteceram de 18 a 20 de setembro em São Bento do Sul (SC).

No congresso, Fabio apresentou um ensaio intitulado Comunicação e Indústria Criativa: o PPGCIC como ambiente para a economia criativa, onde fala sobre o Programa, suas características e diferenciais no campo da pesquisa em Comunicação e sua posição no escopo da Indústria Criativa. Comenta sobre a produção técnica e científica dos discentes e docentes, além de sua inserção na comunidade de São Borja e região. É desse cenário que Fabio posiciona o PPGCIC enquanto ambiente multidimensional e de múltiplas práticas para a comunicação e para a indústria criativa.

O INOVA encontra-se em sua 3ª edição, e é um congresso centrado nos eixos de inovação e tecnologia, abrindo espaço para debates sobre pesquisas em Modelos de Negócios Inovadores; Empreendedorismo Tecnológico; Inovação em Setores Tradicionais; Inovação em Serviços; Inovação á  Sustentabilidade; Inovação Social; Cidades Inteligentes e, neste ano, com a inserção da Indústria Criativa como área temática. Sua realização ocorre em simultâneo com o ENIT, um feira para geração de negócios, que acontece há 6 anos, congregando empresas de tecnologia, indústria, comércio, prestação de serviços, instituições de ensino universitário e instituições tecnológicas do Sul do Brasil.​

Para a edição de 2018 do INOVA, dentre os trabalhos submetidos, a comissão científica do congresso aceitou 32 artigos para serem publicados e apresentados. Destes 32, a comissão determinou 16 para serem apresentados de forma oral e 16 na forma de poster.

Os trabalhos publicados estarão disponíveis nos Anais do evento que podem ser acessados aqui.