Mestrandos da segunda turma do PPGCIC apresentam seus projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Os mestrandos da segunda turma do nosso Mestrado realizaram hoje a apresentação de seus projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

A PD&I, no PPGCIC, se materializa em dois momentos, sendo: o primeiro, no processo de planejamento deste processo ou produto, com ampla revisão da literatura e aferição de sua relevância social e regional; e o segundo por sua execução, quando as ideias inovadoras resultantes da pesquisa e do desenvolvimento são aplicadas pragmaticamente. Sua realização consiste na elaboração de um produto de comunicação enquanto indústria criativa ou um processo de comunicação para uma indústria criativa.

Cada discente projeta sua PD&I a partir de sua linha de pesquisa: Comunicação como Indústria Criativa e Comunicação para Indústria Criativa. Em 2018, nove projetos foram apresentados divididos em cada linha de pesquisa.

Na linha de Comunicação para Indústria Criativa, Alessandro Mateus Felippe propôs o “Experimenta”, um guia prático para consumo sustentável de moda em brechós na cidade de São Borja. Amanda Rafaela Lima tráz a ideia de um guia voltado ao “Radio Jornalismo no interior”. Por sua vez, Caroline Fátima Rodrigues Viana trabalhará com “Memória Institucional”, produzindo um anuário para o brique da Vila Belga em Santa Maria. Darlan Santos Grziwinski projetará “Indicadores para Indústria Criativa” como modelo para o Microempreendedores Individuais e Anderson Benites Lovato irá articular “Relações Públicas e Gamification” como proposta para inovação dos relacionamentos internos em ambientes da indústria criativa.

Para a linha Comunicação como Indústria Criativa, Lahis Borges Welter estará trabalhando o “Jornalismo Audiovisual móvel na Região Noroeste do Rio Grande do Sul” tendo a ótica do local em smartphones. “#ViUnipampa: vistas únicas do pampa no Instagram” é a proposta de Fernando da Cruz. Já Priscilla Inês Pellens Eich projetou um “Mapa Criativo da Publicidade” na cidade de Santa Maria.  E um “Protótipo de série de animação audiovisual infantil”, tendo a inteligência emocional aplicada à educação é o que propõe André Carlos Marchioro.

Durante o segundo semestre deste ano os projetos serão desenvolvidos, tendo como prazo de conclusão o mês de março de 2019. O trabalho de execução poderá ser acompanhado aqui em nosso Portal e também em nossa página no Facebook.