Curso de Relações Públicas e PPGCIC promovem palestra sobre a produção dos Guasqueiros em São Borja

O artesanato é um importante setor da da indústria criativa, que se desenvolve a partir de diferentes materialidades em todo país. Com diferentes técnicas e materiais, o trabalho de artesãs e artesões vem dotado de grande capacidade criativa, conhecimento, valores sociais e culturais que são convertidos em objetivos de mercado com vistas a subsistências desses profissionais e de suas comunidades.

É sobre essa perspectiva que a extensionista da Emater/RS-AscarAndréa Balbueno conversou com o calouros de Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa – Unipampa, na noite de quinta-feira (19/04).

Andréa apresentou um pouco de sua pesquisa e trabalho com os artesãos rurais de São Borja que trabalham com couro cru bovino e lã de ovinos, conhecidos como “Guasqueiros”. Uma atividade criativa e cultural antiga e característica dessa região.

O trabalho dos “Guasqueiros” é um importante patrimônio imaterial e precisa ser preservado e difundido para as novas gerações . Como uma atividade de intima relação com a economia criativa, precisa também de políticas que favoreçam sua qualificação, bem como a ampliação de sua perspectiva econômica. Esse é um dos objetivos e desafios do trabalho de Andréa junto a estes profissionais.

A participação de Andréa aconteceu no componente curricular de Economia Criativa do professor Fábio Fernandes, mediante uma parceria entre o curso de Relações Públicas – Unipampa e o Mestrado em Comunicação e Indústria Criativa.