PPGCIC promove debates sobre comunicação e cultura no 3ª EMiCult

O PPGCIC realizou, nesta quarta e quinta-feira (23 e 24), a 3ª edição do EMiCult – Encontro Missioneiro de Estudos Interdisciplinares em Cultura. O evento, que neste ano aconteceu na URI Santo Ângelo, questionou “Onde está o nosso Patrimônio Cultural?”, e reuniu estudantes, professores, pesquisadores, artistas, produtores culturais e a comunidade para refletir e debater as atividades criativas e culturais no contexto regional.
O 3º EMiCult foi organizado pelo OMiCult – Observatório Missioneiro de Atividades Culturais (UNIPAMPA) e pelo CCM – Centro de Cultura Missioneira da URI. A realização foi do PPGDIR – Mestrado e Doutorado em Direito da URI; e do PPGCIC. O Encontro contou ainda com a parceria do IFFar – Instituto Federal Farroupilha, URI São Luiz Gonzaga, UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul e UFSM – Universidade Federal de Santa Maria.
Conforme relata o coordenador do Programa, professor Tiago Costa Martins, a integração regional foi o grande destaque do EMiCult: “Pudemos dialogar com diferentes realidades, mas muito próximas a nós. É muito gratificante este encontro de estudos sobre cultura e patrimônio na região”.
Para o coordenador do 3º EMiCult, professor Joel Guindani, o Encontro manteve, nesta edição, sua perspectiva da interdisciplinaridade, possibilitando a integração entre instituições e sujeitos protagonistas da cultura.
“O EMiCult consolida-se como um dos espaços de ação do OMiCult ao promover o diálogo e a formação de parcerias com outras instituições. Além de ampliar a atuação do OMiCult na região debatendo e refletindo sobre cultura de modo interdisciplinar dentro e fora da universidade”, ressalta uma das coordenadoras do OMiCult, professora Marcela Guimarães.
Além da atuação na organização do Encontro, os professores do PPGCIC, juntamente com docentes das instituições parceiras, foram coordenadores de Grupos de Trabalho: as professoras Vivian Belochio e Ada Machado (PPGCIC e POSCOM) coordenaram o GT de Comunicação e Indústria Criativa; os professores Gabriel Sausen e Renata Coutinho, o GT de Educação e Arte; o professor Ronaldo Colvero, o GT História, patrimônio e cultura; a professora Marcela Guimarães, o GT de Gestão, Economia e Políticas Culturais; a professora Sara Feitosa e os professores Cássio Tomaim (PPGCIC e POSCOM) e Joel Guindani a mostra audiovisual.
Foram seis trabalhos apresentados pelos mestrandos da primeira turma do programa: “O Documentário como Estratégia de Comunicação para Museus”, de Nathalia Lopes da Silva; “A Produção de um Documentário de Memória Sobre o Projeto 10 Anos da Unipampa”, de Emanuelle Tronco Bueno e Franceli Couto Jorge; “Da Concepção à Execução: A Produção do Vídeo Institucional 2017 da URI Santo Ângelo”, de Margarida Goldschmidt; “O audiovisual como estratégia de comunicação em múltiplas telas”, de Renata Fonseca Antunes; e “Comunicação como instrumento da Memória Organizacional: pertencimento e identidade nas organizações a partir da leitura do Museu Antropológico Diretor Pestana”, de Fabio Frá Fernandes. A mestranda Greice Meireles recebeu premiação como destaque no GT de Gestão, economia e políticas culturais, com o trabalho “A Configuração de São Borja como Cidade Inteligente”.

 

Texto e fotos: Margarida Goldschmidt (especial PPGCIC)