ORCID – Atualização e Importância para PPGCB

Pesquisadores em todo o mundo utilizam inúmeras maneiras de divulgar seus trabalhos. O desafio é conhecer, entender e “descobrir”, qual seria a melhor plataforma para divulgação de suas produções científicas. Neste sentido a melhor plataforma, é aquela que é mais acessada ou consultada.

No Brasil, utilizamos a Plataforma Lattes, para incluirmos todas as nossas publicações e tentar divulgar tudo que realizamos. Mas será que esta plataforma é consultada em todo o mundo?

Você já pensou, quantas vezes não conseguiu importar suas produções com colaboradores, em função de divergências na forma de citação? O ORCID tem o objetivo de tentar solucionar este problema.

“O ORCID fornece um identificador digital persistente (um iD ORCID) que você possui e controla, e que o diferencia de todos os outros pesquisadores. Você pode conectar seu iD com suas informações profissionais — afiliações, bolsas, publicações, revisões de pares, e muito mais. Você pode usar seu iD para compartilhar suas informações com outros sistemas, garantindo que obtenha o reconhecimento para todas as suas contribuições, economizando tempo e trabalho, além de reduzir o risco de erros.”

Fonte: https://orcid.org/

Recentemente através do consórcio CONECTI, está se tentando criar um ecossistema de informações em pesquisa. Com o mesmo, se solicita que aqueles pesquisadores que ainda não possuíam seu ORCID, que o criasse e vinculasse a Plataforma Lattes e a CAPES.

Porém, você sabia que deve atualizar e importar sua produção ao ORCID da mesma forma que no Plataforma Lattes? Possivelmente no futuro esta importação será automatizada.

Neste sentido solicito que TODOS OS PESQUISADORES vinculados ao PPGCB, mantenham atualizadas as informações tanto na Plataforma Lattes, quanto no ORCID.

Seguem dois vídeos que podem auxiliar na tarefa de atualizar o ORCID:

Tutorial 1 : https://www.youtube.com/watch?v=SKa1XoXLjR8

Tutorial 2: https://www.youtube.com/watch?v=cK5Z6IivK-I&t=253s

Saliento que futuramente, aqueles que não mantiverem seus registros atualizados, sofrerão penalidades no programa!!!

Quem faz o curso, somos nós. O conceito do curso, representa nosso comprometimento.

Vamos nos comprometer?

Atenciosamente: Adriano Luis Schünemann

Coordenador PPGCB