Linhas de Pesquisa | Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada

Linhas de Pesquisa

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Tecnologias para Produção Agropecuária
Descrição: A área de concentração do programa explicita o domínio de aplicação no qual as tecnologias computacionais serão aplicadas. Especificamente, as áreas de modelagem do sistema solo-planta-animal, agricultura de precisão e pecuária de precisão serão os focos dos trabalhos de pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologia.

LINHA DE PESQUISA: Agropecuária de precisão
Descrição: Desenvolvimento e aplicação de tecnologias computacionais em sistemas agrícolas e de pecuária. Modelagem da interação dos processos do sistema solo-planta-animal. Simulação das interações modeladas. Mineração, análise e visualização de dados. Sistemas inteligentes. Business intelligence. Otimização de processos. Big data. Reconhecimento de padrões. Coleta e armazenamento automatizado de dados. Controle de sistemas computacionais. Redes de sensores. Robótica. Sistemas distribuídos. Computação móvel. Computação de alto desempenho. Cloud computing. Sistemas embarcados.

PROJETOS: os projetos abaixo listados estão associados à linha de pesquisa Agricultura de Precisão e tratam das grandes linhas de atuação do PPGCAP.

    1. Concepção e projeto de ferramentas de gestão para o setor agropecuário
    2. Desenvolvimento de métodos para o monitoramento dos sistemas produtivos agropecuários
    3. Fenotipagem automática e modelagem para o melhoramento animal
    4. Educação em ciências e agricultura digital