Bolsas e Auxílios | Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada

Bolsas e Auxílios

Os alunos do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCAP) poderão receber bolsas de estudos do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PAPG) da Unipampa, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do RS (FAPERGS), ou de outras agências governamentais, dependendo da disponibilidade. Atualmente, o PPGCAP conta com 6 bolsas da CAPES e 2 auxílios PAPG.

O programa recentemente recebeu 7 (sete) bolsas CAPES/FAPERGS, no âmbito do edital PDPG. Abriremos um NOVO EDITAL para preenchimento dessas bolsas, entre maio e junho de 2021. Concorreram a esta bolsa estudantes que já possuiam vínculos como alunos do PPGCAP e novos candidatos ao título de Mestre em Computação Aplicada, que ingressaram no programa no segundo semestre.

O PPGCAP recebe quotas de bolsas de cada fonte e as distribui entre os alunos de acordo com os critérios estabelecidos pela Comissão de Bolsas, indicada pelo conselho do programa em conformidade com seu regimento.

As bolsas de mestrado tem a duração de 24 meses. Os valores das bolsas da CAPES estão disponíveis neste link. Os valores das bolsas do CNPq estão disponíveis neste link.

Eventualmente, alguns orientadores podem dispor de cotas de bolsa de projetos submetidos ao CNPq, através de editais específicos e/ou bolsas de projetos ligados a empresas. Nestes casos, as bolsas são de responsabilidade de cada orientador.

Candidatos de países em desenvolvimento podem também solicitar bolsa de estudos através do programa Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) da CAPES. Informações adicionais sobre o programa PEC-PG da CAPES e sobre a lista de países participantes podem ser encontradas neste link.

Auxílio para participação em eventos científicos

O Núcleo de Desenvolvimento de Pessoal (NUDEPE) pode disponibilizar auxílios para participação dos orientadores em eventos.

Orientadores podem solicitar auxílios para participar de eventos junto às agências de fomento:
 Auxílio para Participação em Eventos Científicos (AVG) – CNPq: http://www.cnpq.br
• Auxílio para Participação em Eventos (APE) – FAPERGS: http://www.fapergs.rs.gov.br