Conheça o PPGA | Programa de Pós-Graduação em Administração

Conheça o PPGA

 

O Mestrado em Administração da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Santana do Livramento, teve suas atividades de ensino iniciadas no ano de 2016. A proposta de criação deste curso de Mestrado foi motivada, especialmente, pela carência de qualificação em nível de pós-graduação na metade sul do Rio Grande do Sul e pelo seu alinhamento ao Projeto Institucional da UNIPAMPA.

Das sete mesorregiões do Rio Grande do Sul, a mesorregião Sudoeste, na qual o Mestrado em Administração está inserido, é a maior região em extensão territorial do Estado e a com menor número de mestres formados, representando apenas 3,6% dos titulados no Rio Grande do Sul, conforme a Extração de Dados da Base Currículos Lattes. Ainda, segundo a extração de dados, a mesorregião Sudoeste conta com o menor número de mestres a cada 100 mil habitantes do Estado (41,45). Esse fato pode ser explicado pela baixa oferta de cursos stricto sensu nesta região e, por consequência, pela carência por qualificação em nível de pós-graduação. Cabe destacar ainda que, aliada a baixa qualificação, os municípios da região contam com os mais baixos indicadores econômicos e sociais do Estado, conforme a Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul.

Atualmente, o Mestrado em Administração da UNIPAMPA é o único curso stricto sensu na área de Ciências Sociais Aplicadas na mesorregião Sudoeste do Rio Grande do Sul, evidenciando sua importância para a redução da desigualdade de qualificação no Estado e pela produção de conhecimento e soluções de desenvolvimento para região onde está inserida. Essa percepção de relevância do curso está alinhada com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UNIPAMPA (2019-2023), no qual, a pós-graduação deve ter como objetivo a formação de recursos humanos e a construção de conhecimentos voltados para o desenvolvimento regional e sustentável.

Também foi motivo para iniciar esta proposta o interesse de egressos do Campus Santana do Livramento dos cursos de Administração, Gestão Pública, Ciências Econômicas e da Especialização em Desenvolvimento de Regiões de Fronteira em seguir a trajetória acadêmica por meio de um curso stricto sensu, além de uma forte demanda do corpo técnico administrativo da universidade por qualificação na área da Administração. Ainda, constatou-se a demanda de egressos dos demais cursos das Ciências Sociais Aplicadas de Instituições Federais e das universidades privadas da região.

Outro ponto relevante para a criação do Mestrado em Administração foi a proximidade geográfica da UNIPAMPA com países do Mercosul. Mais especificamente, por Santana do Livramento ser uma cidade conurbada com o município de Rivera – Uruguai, determinando uma condição praticamente única no Brasil de possibilidade de interação acadêmica entre dois países em apenas um núcleo urbano. Estes fatos originam condições diferenciais ao Mestrado em Administração do Campus Santana do Livramento, especialmente em relação ao potencial de internacionalização com países do MERCOSUL, possibilitando atrair alunos e projetar acordos de cooperação com Universidades estrangeiras.

A partir destas motivações, os trabalhos para desenvolvimento de uma proposta de pós-graduação iniciaram no ano de 2011 com o curso de Especialização em Desenvolvimento de Regiões de Fronteira. Este curso, de caráter interdisciplinar, contou com a atuação de parte do corpo docente que hoje integra o Mestrado em Administração. Com a possibilidade de trabalhos conjuntos, a partir de projetos de ensino, pesquisa e extensão, a interação deste grupo contribuiu para a percepção de que o campus estava em condições de propor e sustentar a pós-graduação stricto sensu. Para consolidar essa proposta, ressalta-se o esforço da universidade na qualificação e ampliação do quadro docente.

Assim, em meados de 2012, foi formado um grupo composto por dez docentes engajados em discutir e consolidar uma proposta de Mestrado em Administração. A proposta foi desenvolvida ao longo do ano de 2012 e primeiro semestre de 2013, quando ao final deste foi submetida aos trâmites internos da UNIPAMPA para aprovação, cumprindo o pré-requisito institucional e da CAPES de revisão e apoio por parte da instituição federal. Com o retorno positivo, no primeiro semestre de 2014 o grupo seguiu trabalhando para efetivar a cooperação e a integração dos docentes da proposta e para garantir o envolvimento nos grupos de pesquisa e em atividades de ensino e extensão.

A proposta estabeleceu com área de concentração Administração e duas linhas de pesquisa: a) Organizações e Desenvolvimento; b) Estratégia e Sistemas. Em agosto de 2014 a proposta foi submetida à CAPES, com 10 docentes permanentes e três colaboradores. A partir da sua aprovação, em abril de 2015, o corpo docente passou a focar seus esforços em atividades de aproximação acadêmica e de pesquisa. Nos meses de novembro e dezembro deste mesmo ano foi realizado o processo seletivo para a primeira turma do curso. Neste processo foram selecionados 10 alunos que iniciaram as aulas no primeiro semestre de 2016.

O ano de 2016 foi efetivamente o primeiro ano de atividade do Mestrado em Administração da UNIPAMPA. Neste período, as principais atividades estiveram em torno da organização de processos, construção de regimentos e normas, orientação dos alunos no que diz respeito à condução da vida acadêmica durante o mestrado e mapeamento de potencial de crescimento e desenvolvimento do curso.

Com crescimento do corpo docente, no ano de 2017 ingressaram 13 novos alunos. Neste ano o curso atualizou sua proposta curricular, mantendo-se adequada às exigências da CAPES e atualizando-se aos padrões de ensino, pesquisa e extensão da área. A estrutura obrigatória foi mantida e as alterações ficaram por conta das disciplinas optativas que permitiram maior aprofundamento teórico e metodológico. A primeira turma do mestrado, ingressante em 2016, teve os projetos de dissertação todos qualificados dentro do prazo de 14 meses. Em dezembro de 2017, o programa teve a primeira defesa de dissertação, e até metade de abril de 2018 todos discentes tiveram seus trabalhos finais defendidos.

Em 2018 ingressaram 13 novos mestrandos. Neste ano percebeu-se um avanço na produção acadêmica do programa, especialmente na maior inserção de trabalhos de docentes e discentes em eventos nacionais e periódicos da área, reflexo do desenvolvimento de pesquisas dentro dos grupos e das disciplinas.

O ano de 2019 teve o ingresso de 14 discentes e ficou marcado pelo avanço de importantes questões estruturais para o programa, como: a) Processo de autoavaliação discente, docente, de egressos e comunidade externa; b) Discussão e alteração da estrutura curricular; c) Consolidação de iniciativa de internacionalização (Acordo de Cooperação PPGA – Universidad Tecnológica del Uruguay); d) Estruturação do processo de Planejamento Estratégico, a ser concluído em 2020.

Em 2019, o PPGA/UNIPAMPA manteve sua inserção acadêmica por meio da participação de discentes e docentes nos principais eventos científicos de Administração do Brasil, bem como a ampliação na submissão de artigos para periódicos de extrato superior do sistema Qualis. A qualidade das pesquisas desenvolvidas no programa se refletiram em menções de artigos destaque e premiações em importantes eventos do Brasil. Nestes anos, as defesas de dissertação mantiveram-se dentro do prazo médio de 24 meses.

Ainda, cabe destacar que do início de sua atividade (2016) até o ano de 2019, o Mestrado em Administração desenvolveu diversas ações de nucleação:
a) Criação e editoração da Revista Estratégia e Desenvolvimento (ISSN –2526-9526);
b) Realização de três edições do Simpósio Internacional de Estratégia e Desenvolvimento – SIED, organizado por docentes e discentes do programa. Os eventos contaram com palestras, minicursos e mostra científica de artigos, com o objetivo de aproximar o PPGA de instituições de ensino, discentes de graduação e pós-graduação e comunidade externa. Os temas da segunda e terceira edição foram “Métodos e Abordagens de Pesquisa em Administração” e “Educação para o Desenvolvimento”.
c) I Semana Acadêmica do PPGA em 2019. Evento que possibilitou articulação com os cursos de graduação do campus por meio de minicursos, oficinas e palestras.
d) Constituição e desenvolvimento dos seguintes Grupos de Pesquisa, associados às linhas do Mestrado em Administração:
-Grupo de Estudos e Pesquisas em Organizações e Desenvolvimento – (GEODes);
-Grupo de Estudos sobre Trabalho, Organizações e Pessoas (GESTA);
-Núcleo de Estudos em Redes (NERds);
-Grupo de Pesquisa em Administração e Sustentabilidade Ambiental;
-Observatório de Gestão Universitária para a Inclusão e Desenvolvimento Social do Pampa

Atualmente o programa conta com 16 docentes permanentes. Estes agregam conhecimento abrangente das áreas da Administração e suas especialidades, bem como das Ciências Econômicas, Sociologia, Educação e Ciências Exatas. O grupo converge na divisão equitativa dos docentes nas linhas de pesquisa e no comprometimento pela interação iniciada no processo de produção científica e grupos de estudo.

Reforçando nossa posição geográfica, localizada em região de fronteira, caracterizada pelo baixo dinamismo econômico e com carência de profissionais qualificados, o Mestrado em Administração da UNIPAMPA tem como foco a construção de conhecimento em administração e sua inter-relação com o desenvolvimento regional e sustentável. A partir desta identidade, o curso adotará como estratégia o desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas ao avanço científico, às práticas de interação social e a internacionalização – especialmente com países da América Latina. Esse propósito alinha-se ao Plano de Desenvolvimento Institucional da UNIPAMPA (2019-2023).

Estes movimentos têm o objetivo de consolidar o programa de pós-graduação com vistas ao seu crescimento e excelência acadêmica, além de contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a saber:
Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
Objetivo 8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.
Objetivo 10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.
Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

No ano de 2022, o Programa foi acaliado pela CAPES e recebeu o conceito 4, senod a primeira avaliação completa que o curso participa. Este resultado demonstra o trabalho responsável e colaborativo de todos os docentes, discentes e Universidade.