Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

Área de Concentração: Administração

A escolha por denominar a área de concentração Administração se deu pela percepção de que as linhas de pesquisa atendidas pelo curso perpassam de uma forma geral as ciências administrativas. Entende-se que com estas duas linhas é possível trabalhar com grandes temas da Administração e que correspondem a compreender o papel do administrador e das ciências administrativas em diferentes contextos, em especial nos processos de desenvolvimento tanto das organizações como do ambiente que as cerca.

Linhas de Pesquisa

Organização e Desenvolvimento:
Essa linha tem como foco a compreensão dos conceitos de organização e desenvolvimento e de suas relações recíprocas nos processos de desenvolvimento das regiões e das próprias organizações. São típicas deste ambiente de pesquisa as discussões sobre  Organizações; Instituições; Relações de Trabalho; Desenvolvimento –  em suas diversas vertentes; Integração Econômica; Educação; Competitividade.
Os temas atualmente discutidos entre os docentes vinculados a esta linha de pesquisa envolvem questões como: o Desenvolvimento Regional; Desenvolvimento Sustentável; Educação e o papel da Universidade no desenvolvimento; Organizações Sustentáveis; Integração Econômica; Relações de Trabalho; Papel das Instituições; Mecanismos de Governança; Economia dos Custos de Transação; entre outros.
Estratégia e Sistemas:
Essa linha tem como foco a compreensão da importância da estratégia nas diferentes áreas da administração, bem como o impacto dos sistemas de informação e tecnologias de informação nas organizações e na sociedade, assim como para o crescimento e desenvolvimento econômico.
São típicos deste ambiente de pesquisa as discussões sobre planejamento estratégico, estratégia de marketing e o comportamento do consumidor, gestão socioambiental, gestão dos sistemas e das tecnologias de informação, assim como questões pertinentes ao comércio eletrônico e a democracia na internet. Questões mais contemporâneas como sistêmica, complexidade e redes neurais vão aos poucos permeando os temas mais clássicos e ampliando o escopo de pesquisa sobre decisão e estratégia.
Os temas atualmente discutidos entre os docentes da linha envolvem questões como: Clusters e Redes; Dados Abertos; Redes e Mídias Sociais; Sistemas de Informação; Redes Neurais; Segurança da Informação; entre outros.