Planos de ensino | Curso de Especialização em Ensino de Literatura

Planos de ensino

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

                                                            PLANO DE ENSINO

 

Dados de Identificação

Campus: Bagé Curso: Especialização em Ensino de Literatura
Componente Curricular: Literatura: Revisão de Conceitos e Reflexões sobre o Ensino
Docente:  Lúcia Maria Britto Corrêa Ano Letivo / Semestre: 2014/1
Carga Horária Total: 30h Turno: N

Ementa

Reflexões sobre a prática da leitura literária na escola. A natureza do texto literário, suas especificidades e introdução aos gêneros literários.

Objetivos:

– Refletir sobre leitura:  O lugar da leitura e da literatura no currículo escolar; o professor como mediador de leitura em aula.

– Refletir literatura: especificidades do texto literário em comparação com outras formas textuais.

– Introduzir  questões  gerais  relativas  aos gêneros literários.

Avaliação do Processo de Ensino e Aprendizagem

A avaliação somativa se dará através de dois instrumentos:

 

– Trabalho avaliativo e/ou impressões de leitura sobre um ou mais textos trabalhados na semana (N1);

– Realização de Projeto de Ensino compreendendo no final dos três primeiros módulos, incluindo a discussão neles propostas: Literatura: Revisão de Conceitos e Reflexões sobre o Ensino ; Políticas Públicas de Leitura na Escola  e Metodologia de Pesquisa  (N2).

O Projeto de Ensino será entregue no final da terceira disciplina (N2), voltado para os conteúdos ministrados em cada uma delas, de forma a transpor didaticamente os mesmos, com vistas à aplicação em sala de aula.

O Projeto de Ensino deverá estar condizente com uma proposta consistente, criativa e que confirme, metodologicamente, o almejado estímulo à leitura literária e à apreensão de conteúdos da área.

A nota da disciplina será obtida com o resultado da soma das notas N1+N2 divididas por dois, resultando no conceito final.

A avaliação do rendimento do aluno será feita pela atribuição dos seguintes conceitos:

A – Excelente; B – Satisfatório; C – Suficiente; D – Insuficiente; FF – Falta de Frequência.

Fará jus aos créditos correspondentes a uma disciplina ou outra atividade o aluno que nela obtenha, no mínimo, o conceito final Suficiente (menção C), sendo condição necessária a frequência a, pelo menos, setenta e cinco por centro (75%) do total de horas efetivamente ministradas.

A reprovação em qualquer disciplina do curso implica o desligamento do aluno.

Nesse caso, as disciplinas cursadas, nas quais o aluno obteve aprovação, poderão ser aproveitadas caso haja nova edição do curso.

Atividades de Recuperação Preventiva do Processo de Ensino e Aprendizagem

A recuperação constituir-se-á de uma reelaboração do Projeto de Ensino, após orientação pertinente do docente responsável.

Conteúdo Programático e Cronograma

 DataNº AulaAssunto 127 jun01-04Apresentação geral do Curso. Esclarecimentos sobre a avaliação.  Discussão do Plano de Aula da disciplina. Discussão crítica sobre as funções da Leitura no século XXI. 228 jun05-08A leitura literária hoje, Texto de Carlos Reis, maio de 2012 – III Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil, PUCRS. 304 jul / jogo Copa

 

09-12Conceitos de Literatura. Compagnon (O demônio da teoria.- pp.29-46 +257-262); Roberto Acízelo de Souza; Mario Vargas Llosa, outros. 405 jul13-16Análise e discussão das questões da prova de seleção. Revisão das leituras dos textos indicados para a prova de seleção.  Trabalho avaliativo. 511 jul17-20Escolarização da Leitura Literária: história e modos de usar (Magda Soares “A escolarização da Leitura literária”; Vera Teixeira de Aguiar “Leitura Literária e Escola” in: EVANGELISTA e ali. Escolarização da leitura literária.) 612 jun21-24Continuação.  Trabalho avaliativo. 718 jun25-28Gêneros literários na história e na contemporaneidade. 819 jun/

manhã e tarde: compensação 04 jul29-30Continuação. Trabalho avaliativo. Encerramento. Avaliação da disciplina.

Atendimento aos alunos

Na sala dos professores – 4114 – em horário e dia a combinar por email: lucia.correa@unipampa.edu.br, diretamente com a professora.

Referências Básicas

DOMÍCIO, Proença Filho. A linguagem literária. São Paulo: Ática, 2008. Col. Princípios.

 

GERALDI, João Wanderlei. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2006.

JOBIM, José L. (Org.). Introdução aos termos literários. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1999.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6ª. ed. São Paulo: Ática, 1999.

MAGNANI, Maria do Rosário M. Leitura, literatura e escola. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

REIS, Carlos. O conhecimento da literatura. Introdução aos Est. Literários. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.

ROSING, Tania M.K. (Org.) Escola e leitura: velha crise, novas alternativas.. São Paulo: Global, 2009.

SOARES, Angélica. Os gêneros literários. São Paulo: Ática, 2008. Col. Princípios

Referências Complementares

BORDINI, Maria da G. (Sel.) 35 melhores contos do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: IEL: Corag, 2003.

 

COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.

EVANGELISTA e ali. Escolarização da leitura literária.  Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

MORICONI, Ítalo. Os cem melhores poemas brasileiros do século. São Paulo: Objetiva: 2001.

SOUZA, Roberto Acízelo de. Iniciação aos estudos literários.  São Paulo: Martins Fontes, 2006.

VARGAS LLOSA, Mario. “É possível pensar o mundo moderno sem o romance?” in MORETTI, Franco. O romance. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

                                                                                           Data:  jun/2014

 

 

 

PLANO DE ENSINO

 

Dados de Identificação

Campus: Bagé Curso: Especialização em Literatura
Componente Curricular: Metodologia de pesquisa Código:
Docente: Carolina Fernandes e Fabiana Giovani Turma:
Ano Letivo / Semestre: 2014/1
Carga Horária Total: 20h

 

Ementa

Estudo sobre a metodologia de pesquisa em literatura; análise e elaboração de projetos de pesquisa sobre ensino da literatura/leitura no contexto escolar.

Objetivos

Conhecer e discutir elementos que compõem um projeto de pesquisa

Refletir sobre metodologias de pesquisa em literatura

 

Conteúdo programático

  1. Metodologia de pesquisa em letras/literatura

1.1. Desafios da prática docente

1.2. Métodos e alternativas de descrição e análise de propostas de trabalho;

  1. Projetos de pesquisa em ensino de literatura/leitura

2.1 Propostas de estudos sobre ensino de literatura/leitura no contexto escolar;

  1. Projetos de pesquisa: escrita formal e alternativas metodológicas

3.1. Escrita do projeto de pesquisa

Metodologia

Aulas expositivo-dialogadas

 

Discussão de textos teóricos

Recursos: data show, computador, internet, material bibliográfico

Avaliação do Processo de Ensino-Aprendizagem

A avaliação do componente será definida pelo somatório de 4 pontos.

 

Instrumentos de avaliação:

 

  1. Atividade avaliativa sobre elaboração de projeto – valor 2,0;
  2. Apresentação de análise de uma prática de ensino – valor 2,0

Projeto de ensino elaborado para o módulo I, prevendo um mínimo de 10h – valor 6,0 (entrega dia 10/10).

Cronograma e Programa do Componente Curricular

Data (quando)Número da AulaConteúdo(s) 22/08/14

 

19h às 22h

1Professora Fabiana. Ensino de Língua Portuguesa e Literatura (indissociabilidade).

Leitura e discussão do texto 1: A indissociabilidade entre língua e literatura no ensino fundamental: uma metodologia integradora.23/08/14

8:30 às 11:302Professora Fabiana. Metodologia de pesquisa sobre o ensino. A pesquisa qualitativa. O paradigma indiciário.

Leitura e discussão do texto 2: A aula como acontecimento.29/08/14

19h às 22h3Professora Carolina. A leitura de arquivo e as práticas de leitura na perspectiva discursiva.

Leitura e discussão do texto 3: Leitura, sujeito, sentido: o arquivo.

Leitura e discussão do texto 4: A construção dos sentidos no poema.30/08/14

8:30 às 11:304Professora Carolina. A leitura de arquivo e as práticas de leitura na perspectiva discursiva. Início do estudo da estrutura do projeto de ensino. Atividades em aula.

Retomada do texto 4: A construção dos sentidos no poema.05/09/14

19h às 22h5Professora Carolina. Exemplo de projeto de ensino articulado.

Leitura e discussão do texto 5: O projeto didático: forma de articulação entre leitura, literatura, produção de texto e análise linguística.06/09/14 (1/2 turno)

9h às 11h6Professora Carolina. Organização e estrutura do projeto de ensino. Atividade avaliativa.

Leituras prévias:

Texto 5, Manual de redação da Unipampa e ABNT.  Recesso de 06/09/14  a 21/0926/09/14

19h às 22h7Professora Fabiana. Aplicação do método indiciário. Análise de práticas de ensino de língua e literatura.

Leitura e discussão de textos selecionados do livro: Literatura na escola.27/09/14

8:30 às 11:308Professora Fabiana. Apresentação das análises desenvolvidas na aula anterior. Discussão e encerramento da disciplina.

Bibliográfica Básica

BOOTH, W.C., COLOMB, G.G. & WILLIAMS, J.M. A arte da pesquisa. Tradução de H.A.R. Monteiro. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

 

COELHO, W. E. et. al. O projeto didático: forma de articulação entre leitura, literatura, produção de texto e análise linguística. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (Orgs.) Português no Ensino Médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006.

GERALDI, J. W. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João editores, 2010.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 1996.

GINZBURG, C. O queijo e os vermes. São Paulo: Companhia das letras, 2006.

LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

LAVILLE, C.; DIONNE, J. A Construção do Saber: Manual de metodologia de pesquisa em ciências humanas. Editora da UFMG/ARTMED, 1999.

MARCONI, Marina de Andrade e LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisas: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

PACÍFICO, S.M.R.; ROMÃO, L.M.S. Era uma vez uma outra história: leitura e interpretação na sala de aula. São Paulo: DCL, 2006. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Sistema de bibliotecas. ARAÚJO et. al. (Orgs.). Manual para elaboração e normalização de trabalhos acadêmicos – conforme normas ABNT. Bagé, 2010.

SARAIVA, J.A; MUGGE. E. Literatura na escola: propostas para o ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Bibliografia Complementar

RAMPAZZO, Lino. Metodologia científica: para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. 3 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

 

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SPECTOR, Nelson. Manual para redação de teses, projetos de pesquisa e artigos científicos. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001

 

Contato com as professoras:

carolinafernandes@unipampa.edu.br

fabiunipampa@gmail.com

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

 

PLANO DE ENSINO

 

Dados de Identificação

 
Campus: Bagé Curso: Especialização Lato Sensu em Ensino de Literatura  
Componente Curricular: Políticas públicas de leitura na escola Código:  
Docente Responsável: Profa. Dr. Isabel Cristina Ferreira Teixeira

Docente colaboradora: Profa. Dr. Zíla Letícia Goulart Pereira Rêgo

 
Ano Letivo / Semestre: 2014/1 Turno: Integral  
Carga Horária Total: 30h CH Teórica: CH Prática: CH Não Presencial: 2h  
Existência de pré-requisitos:

(  ) Sim ( X ) Não

Pré-requisito(s):

 

 

 

Ementa

 
Estudo sobre a história da leitura no Brasil; reflexão sobre políticas públicas de leitura desenvolvidas para e na escola; pesquisa, análise e desenvolvimento de projetos de leitura.

 

 

Objetivos

 
Objetivo geral:

Compreender aspectos da implantação e do desenvolvimento de Políticas Públicas de Leitura na Escola.

Objetivos específicos:

– levantar na biblioteca escolar livros representativos de políticas públicas ou privadas para a formação do leitor;

– identificar e caracterizar os programas a que os livros pertencem;

– propor noções e atividades aplicáveis à leitura desses livros;

– estudar aspectos relativos à história da leitura no Brasil;

– elaborar projeto de ensino de leitura.

 

Metodologia

 
Exposição dialogada; seminários; realização de trabalhos individuais e em grupo em sala de aula.

 

 

Avaliação do Processo de Ensino e Aprendizagem

 
 

A avaliação será somativa e se dará através de dois instrumentos:

1. Sequência didática (peso 4);

2. Projeto de Ensino (peso 6).

 

Observações:

Será considerado aprovado o aluno que obtiver, no mínimo, o conceito final Suficiente (menção C), sendo condição necessária a frequência de, pelo menos, setenta e cinco por centro (75%) do total de horas ministradas na disciplina do módulo.

 

– A média final mínima para aprovação é 6,0 (seis), e a frequência mínima, 75%.

 

 

Atividades de Recuperação Preventiva do Processo de Ensino e Aprendizagem

 
As apresentações parciais servem para a identificação de deficiências que poderão ser superadas através de atividades de reescrita, desenvolvidas ao longo do desenvolvimento da disciplina exclusivamente, uma vez que a reprovação implica o desligamento do aluno.  

Conteúdo Programático e Cronograma

 

Data

Aula

Assunto

 

25/07

1

Apresentação do Plano de ensino; Proposta de pesquisa a ser realizada na escola, envolvendo o levantamento na biblioteca escolar de livros representativos de políticas públicas para a formação do leitor; a identificação e caracterização dos programas a que os livros pertencem; a proposta de noções aplicáveis à leitura desses livros; e a proposta de atividades centradas na leitura a serem desenvolvidas em um período letivo específico.  

26/07

2

Estudo sobre o desenvolvimento de Políticas Públicas de Leitura na escola e avaliação relativa ao (re)conhecimento dos professores acerca dessas políticas e dos materiais pedagógicos disponibilizados por elas;  

01/08

3

Continuidade do estudo, incluindo uma avaliação acerca do uso dos materiais enviados às escolas pelas políticas identificadas nas escolas  

02/08

4

Apresentação de resultados parciais do levantamento feito na biblioteca da escola e da proposta de sequência didática;  

08/08

5

Aspectos da história da leitura no Brasil;  

09/08

6

Aspectos da história da leitura no Brasil;  

15/08

7

 Elaboração da sequência didática (a distância);  
  16/08 8  Apresentação oral das sequências didáticas; entrega de versão escrita preliminar, sujeita à reescrita conforme a avaliação do professor.  

Atendimento

   
Atendimento previamente agendado por e-mail: isabelcristinaft@gmail.com  

Projetos Interdisciplinares ou Extensão e/ou Pesquisa

 
Os dados levantados durante a disciplina podem ser utilizados por projetos de ensino, pesquisa e extensão, dos quais os acadêmicos podem participar integrando-se às pesquisas realizadas desenvolvidos por professores do curso.  

Visitas Técnicas

 
Não estão previstas visitas de campo no período em que a disciplina se desenvolve.  

Referências Básicas

 
ABREU, Márcia (Org.). Leitura, história e história da leitura. São Paulo: FAPESP; Campinas: ALB; Mercado das Letras, 2000.

 

BERENBLUM, A. Por uma política de formação de leitores. Elaboração Andréa Berenblum, Jane Paiva. Brasília: MEC/SEB, 2006.

 

CHARTIER, R. (Org.). Práticas da leitura. Tradução Cristiane Nascimento. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.

 

COPES, R. J.; SAVELI, E. Programas, Projetos e Campanhas de Incentivo à Leitura: uma visão histórica. Arquivos do 15º Congresso de Leitura do Brasil (COLE), on-line, Campinas, 2005.

 

CORACINI, M.J. (Orgs.) O jogo discursivo na aula de leitura: língua materna e língua estrangeira. Campinas (SP): Pontes, 2010.

 

CUSTÓDIO, C. Leitura, formação de leitores e Estado: concepções e ações ao longo da trajetória do Ministério da Educação 1930-1994. 212fls. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2000.

 

ORLANDI, E.P. Discurso e Leitura. São Paulo: Cortez, 2008.

 

PAIVA, A. (org). Literatura fora da caixa. O PNBE na escola – Distribuição, circulação e leitura. São Paulo: UNESP, 2012.

 

Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE): leitura e bibliotecas nas escolas públicas brasileiras / Secretaria de Educação Básica, Coordenação-Geral de Materiais Didáticos; elaboração Andréa Berenblum e Jane Paiva. – Brasília: Ministério da Educação, 008.

 

SILVA, B.L.M. da; MORAIS, E.M.da C. A constituição de acervos de literatura infantil para bibliotecas escolares: a escola como mercado e as escolhas editoriais. Caxambu: Anped, 2007

 

TFOUNI, L.V. (Orgs.) Letramento, escrita e leitura: questões contemporâneas. Campinas (SP): Mercado de Letras, 2010.

 

YUNES, E. Políticas públicas de leitura. Maneira de fazê-las. Pensar no livro. N.3, mar.2005. Disponível em <http://www.oei.es/fomentolectura/politicas­_publicas_lectura_yunes_portugues_pdf>

 

 

Referências Complementares

 
BOURDIER, P. O mercado lingüístico. In: ___________Questões de sociologia.Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.

CANDIDO, A. Literatura e sociedade. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.

CAMPELLO, B. S. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

SOUZA, R. J. Biblioteca escolar e práticas educativas: o mediador em formação. 1. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2009.

PAIVA, A.; MARTINS, A. PAULINO, G. VERSIANI, Z. (Org.) Democratizando a leitura: pesquisas e práticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

MILANESI, L. Ordenar para desordenar: centros de cultura e bibliotecas públicas. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1989

 

CONCURSO FNLIJ/PROLER. Os melhores programas de incentivo à leitura junto a crianças e jovens de todo o Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2000

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. A formação da leitura no Brasil. São Paulo: Ática, 1999.

MARTÍNEZ, L.; CALVI, G. Escola, sala de leitura e bibliotecas criativas. São Paulo: Global, 2004.

MOLLIER, Jean-Yves. A leitura e seu público no mundo contemporâneo: ensaios sobre a história cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2008

RÖSING, Tania M. K. Programa salas de leitura: um desafio à escola brasileira. Passo Fundo: UPF, 2002.

MACIEL, F.I.P.; MAIA, S.G. Bibliotecas comunitárias: espaço de mediação entre a criança e a cultura escrita. Anais do 14º Congresso de Leitura do Brasil, 2004. v. 1. Campinas: COLE, 2003

 

RÖSING, Tânia (Org). Leitura e animação cultural.  Repensando a escola e a biblioteca. Passo Fundo: UPF, 2005

SILVA, W. C. da. Miséria da biblioteca escolar. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

SOUZA, R. J. de.(Org). Biblioteca escolar e práticas educativas: o mediador em formação. Campinas: Mercado das Letras, 2009.

 

 

Data: julho de 2014.

Docente Responsável: Isabel Cristina Ferreira Teixeira