COMPONENTES CURRICULARES |
Nome do componente: LITERATURA: REVISÃO DE CONCEITOS E REFLEXÕES SOBRE O ENSINO |
Docente responsável: Profa. Dr. Lúcia Maria Britto Corrêa |
Ementa: Reflexões sobre a prática da leitura literária na escola. A natureza do texto literário, suas especificidades e introdução aos gêneros literários. |
Conteúdo Programático:- Reflexões sobre leitura: O lugar da leitura e da literatura no currículo escolar; o professor como mediador de leitura em aula.
– Reflexões sobre literatura: especificidades do texto literário em comparação com outras formas textuais. Introdução aos gêneros literários. |
Nome do componente: POLÍTICAS PÚBLICAS DE LEITURA NA ESCOLA |
Docente responsáveI: : Profa. Dr. Isabel Cristina Ferreira Teixeira |
Ementa: Estudo sobre a história da leitura no Brasil; reflexão sobre políticas públicas de leitura desenvolvidas para e na escola; pesquisa, análise e desenvolvimento de projetos de leitura. |
Conteúdo Programático:
2.1 Campanhas de leitura públicas e privadas 2.2 A leitura na escola: da biblioteca à sala de aula
|
Nome do componente: METODOLOGIA DE PESQUISA |
Docentes responsáveis: Profa. Dr Carolina Fernandes e Profa. Dr Fabiana Giovani |
Ementa: Estudo sobre a metodologia de pesquisa em literatura; análise e elaboração de projetos de pesquisa sobre ensino da literatura/leitura no contexto escolar; produção de artigos. |
Conteúdo Programático:
1.1. Desafios da prática docente 1.2. Métodos e alternativas de descrição e análise de textos literários;
2.1 Propostas de estudos sobre ensino de literatura/leitura no contexto escolar;
3.1. Escrita de artigo |
Nome do componente: POESIA: TEORIA E PRÁTICA |
Docente responsável: Profa. Dr. Zíla Letícia Goulart Pereira Rêgo |
Ementa: Estudo da natureza e desenvolvimento da linguagem poética a partir de teorias que tenham por objeto o poema como forma de expressão da poesia. Utilização do texto poético no processo de ensino e aprendizagem. |
Conteúdo Programático:
|
Nome do componente: CONTO: TEORIA E PRÁTICA |
Docente responsável : Prof. Dr. Moacir Lopes de Camargos |
Ementa:Estudo dos principais suportes teóricos que servem de apoio para o estudo e análise do gênero conto. Discussão sobre este gênero e sua história a partir da literatura ocidental. Leitura de contos (de algumas tipologias: policial, moderno, etc) de autores da literatura de expressão portuguesa. Aplicação das teorias estudadas nos contos selecionados para a leitura. Discussão sobre o lugar do conto na sala de aula e sua relação com o ensino de literatura e língua.
|
Conteúdo Programático:
|
Nome do componente: ROMANCE: TEORIA E PRÁTICA |
Docente responsável: Profa. Dr. Miriam Denise Kelm |
Ementa: Estudo das especificidades estruturais da narrativa romanesca, das estratégias narrativas que lhe são próprias e das principais categorias narrativas que a enformam. História e Memória como elementos conjunturais e constitutivos da narrativa romanesca contemporânea |
Conteúdo Programático:- O romance como manifestação narrativa específica e historicamente evoluída.
– Categorias narrativas; estratégias narrativas. – História e Memória no romance exemplar O tempo e o vento, de Erico Veríssimo |
Nome do componente: TEATRO: TEORIA E PRÁTICA |
Docente responsável: Profa. Dr. Lúcia Maria Britto Corrêa |
Ementa: Conceituação das formas e conteúdos do texto dramático. História. O teatro como forma de expressão literária e cênica. O teatro como instrumento de ensino e aprendizagem |
Conteúdo Programático:UNIDADE 1: Estudo das diversas formas e conteúdos do texto dramático. História do Teatro Ocidental e no Brasil.
UNIDADE 2: Estudo de teatro como texto e como expressão cênica. Leitura de textos dramáticos. UNIDADE 3: Desafios do ensino do teatro na escola formal, estudos de textos adequados aos diversos espaços na escola formal, possibilitando vivências dos estudantes |
Nome do componente: LITERATURA BRASILEIRA |
Docente responsável: Profa. Dr. Vera Lúcia Cardoso Medeiros |
Ementa: Literatura Brasileira nos PCN’s; revisão de conceitos relativos à História da Literatura Brasileira; releituras do cânone e estudo da produção contemporânea para elaboração de metodologias de leitura e estudo de textos literários brasileiros no Ensino Médio. |
Conteúdo Programático:-PCN’s e Literatura Brasileira;
-Revisão de conceitos relevantes para estudo e problematização da historiografia da Literatura Brasileira; -Cânone literário e livro didático; – Releituras do cânone: estudo de contos de Machado de Assis e da poesia de Carlos Drummond de Andrade; – Produção literária contemporânea: canção popular e formas narrativas.
|
Nome do componente: LITERATURA INFANTIL E JUVENIL |
Docente responsável (com titulação): Profa. Dr. Zíla Letícia Goulart Pereira Rêgo |
Docente(s) colaboradores (com titulação): Profa. Dr Carolina Fernandes |
Ementa: A leitura da literatura infantil e juvenil: aspectos conceituais de texto, leitura e leitor infantil e juvenil. A história, a representação e os modos de ler na infância e na adolescência. O papel da fantasia e a interação texto / leitor. As fontes da literatura infantil e a produção cultural para a infância e para a adolescência: da raiz popular às produções contemporâneas.O ensino da literatura infantil e juvenil e a formação do leitor. |
Conteúdo Programático:1. Leitura e literatura infantil e juvenil: o texto, a leitura e o papel do leitor no processo de leitura
2.1 A história da infância e da adolescência 2.2 Aspectos sociológicos, psicológicos e cognitivos da infância e da adolescência
3. Leituras da infância e da adolescência 3.1 As narrativas e os contos fundadores 3.2 A poesia e a raiz folclórica 3.3 A produção cultural para a infância e para a adolescência 4.A literatura infantil e juvenil na escola As alternativas metodológicas para formação de leitores 5. A historicidade da ilustração como constitutiva da memória visual infanto-juvenil. 4.1. O sujeito artista-escritor e o sujeito leitor na construção do texto visual 4.2. A imagem artístico-literária na produção do efeito narrativo.
|