Área de concentração e linhas de pesquisa | Programa de Pós-graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas

Área de concentração e linhas de pesquisa

Área de concentração: Ciências Fisiológicas

Área de avaliação (Qualis CAPES): Ciências Biológicas II

.

Linhas de pesquisa do PPGMCF/Unipampa:

.
ENSINO DE FISIOLOGIA E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Descrição: No PPGMCF Unipampa, os estudos dentro destas linha investigam abordagens do ensino de Fisiologia e propõe-se a desenvolver novas formas de construção do conhecimento nesta disciplina nos diversos níveis educacionais, além de propor formas de divulgação, popularização e inserção da Fisiologia no contexto escolar.

Docentes: Dra. Pâmela Mello-Carpes; Dra. Mauren A Souza; Dra. Lidiane Dal Bosco.

FISIOLOGIA ENDÓCRINA
Descrição: No PPGMCF Unipampa, os estudos dentro destas linha investigam os mecanismos de controle da liberação de hormônios e suas ações celulares e moleculares em diferentes órgãos e tecidos.
Docente: Dra. Vanusa Manfredini
 .
FISIOLOGIA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR
Descrição: No PPGMCF Unipampa, os estudos dentro destas linha investigam os mecanismos fisiopatológicos envolvidos na gênese e desenvolvimento da hipertensão arterial e insuficiência cardíaca e suas comorbidades.
Docente: Dra. Giulia Wiggers Peçanha
 .
NEUROFISIOLOGIA E COMPORTAMENTO
Descrição: No PPGMCF Unipampa, os estudos dentro destas linha investigam a caracterização de vias neurais e sua modulação sobre diferentes processos, como aprendizagem e memória, bem como as adaptações motoras em resposta a alterações no estado e funcionamento do sistema nervoso central.

Docentes: Dra. Pâmela Mello-Carpes; Dr. Felipe P Carpes;  Dra. Liane Vargas.