Processo Seletivo | Especialização em Sistemas Distribuídos com Ênfase em Banco de Dados

Processo Seletivo

Para se candidatar ao curso de especialização em Sistemas Distribuídos com Ênfase em Banco de Dados na Universidade Federal do Pampa, o candidato deve possuir diploma de graduação de algum curso descrito na opção do menu Público Alvo, obtido em instituição de ensino superior credenciada pelo MEC.

As inscrições para o Processo Seletivo estarão abertas entre os dias 30 de janeiro e 27 de fevereiro de 2012 pela Internet, acessando a página  http://online.unipampa.edu.br/ingressos/posgraduacao/ para preencher o formulário de inscrição. Os documentos necessários para inscrição são os seguintes:

  • ficha de inscrição cujo preenchimento é obrigatório e deve ser realizado no endereço eletrônico http://online.unipampa.edu.br/ingressos/posgraduacao/ . Após o preenchimento e envio dos dados, a ficha deverá ser impressa, assinada pelo candidato, e anexada aos demais documentos para a realização da inscrição junto ao programa de pós-graduação.
  • fotocópia do diploma de graduação de Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação;
  • os candidatos graduandos deverão apresentar atestado original de provável formando, indicando o período previsto para a conclusão do curso, fornecido pela Instituição de Ensino Superior à qual estejam vinculados;
  • fotocópia do histórico escolar completo da graduação;
  • cópia impressa do currículo cadastrado na plataforma Lattes do CNPq, modelo completo, disponível para cadastro no endereço: http://lattes.cnpq.br/;
  • fotocópias da carteira de identidade e do CPF, se brasileiro, ou fotocópia do passaporte válido, se estrangeiro;
  • Exposição dos motivos que levaram o candidato a buscar o curso (máximo de duas laudas)

Estes documentos devem ser entregues ou enviados, até 27/02, para o seguinte endereço:
Universidade Federal do Pampa – Campus Bagé
Secretaria Acadêmica – Sala 2203
Rua Travessa 45, nº 1650 – Bairro Malafaia – Bagé /RS

As inscrições homologadas serão divulgadas nesta página em 29 de fevereiro de 2012.

A avaliação do perfil do candidato será feita com base em:

  • Currículo vitae: 70 pontos
  • Análise do histórico escolar: 30 pontos

Até 08 de março de 2012, a lista de classificação dos candidatos será divulgada página da Pós-Graduação em Sistemas Distribuídos com Ênfase em Banco de Dados em http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/pgsd.  Recursos podem ser enviados até dia 12 de março de 2012, conforme instruções na página. A lista definitiva dos candidatos aprovados será divulgada no dia 13 de março de 2012.

Dia 13 de março de 2012, os candidatos selecionados serão comunicados para a realização de matrícula pela página da Coordenação de Pós-Graduação em Sistemas Distribuídos com Ênfase em Banco de Dados em http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/pgsd e por e-mail.