Componentes curriculares | Especialização em Produção Animal

Componentes curriculares

MÓDULOS GERAIS

Princípios Fisiológicos e Bioquímicos Aplicados à Produção Animal (30h)

Conteúdo programático:

Base molecular e celular da regulação fisiológica. Mecanismos de regulação metabólica. Interrelações metabólicas. Digestão e absorção de constituintes nutricionais básicos. Metabolismo animal. Reações químicas relacionadas a biosíntese, catabolismo e produção de energia. Aspectos bioquímicos, fisiológicos e endócrinos envolvidos nos processos de regulação do metabolismo, crescimento e estresse nos animais.

Professores ministrantes:

Cíntia Saydelles da Rosa, Tisa Echevarria Leite e Paulo Lopes

 

Princípios básicos de nutrição animal (30h)

Conteúdo programático:

Alimentos e alimentação de ruminantes e não-ruminantes. Digestão, absorção e assimilação de carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e sais minerais. Alimentos alternativos e aditivos na alimentação de ruminantes e não ruminantes.

Professores ministrantes: Paulo Rodinei Soares Lopes

Sustentabilidade na Produção Animal (30h)

Conteúdo programático:

Evolução da produção animal; produção animal e impactos sociais; legislações trabalhistas; produção animal e impactos ambientais; legislações ambientais; gestão de resíduos da produção animal; aspectos de avaliações econômica, social e ambiental.

Professores ministrantes: Cleiton Stigger Perleberg, Nelson Mello, Rafael Maurer

Sanidade e Bem-estar Animal (30h)

Conteúdo programático:

Definição de Bem-estar animal; Legislação e necessidades para o alojamento de cada espécie animal; Comportamento social normal e anormal, as necessidades do animal; Bem-estar Animal durante o Transporte; Fatores que causam estresse em animais durante o abate; o ambiente e o comportamento animal; sanidade e ambiente; Conceitos Gerais de Saúde (Doença, Higiene e Sanidade Animal, Profilaxia); Calendários sanitários (vermifugação e vacinação).

Professores ministrantes: Larissa Picada Brum, Tisa Echevarria Leite e Anelise Afonso Martins

 

Comercialização da Produção Animal (30h)

Conteúdo programático:

Comercialização e mercados, conceitos. Importância dos mercados. As estruturas de mercado e as especificações dos produtos agropecuários. Os canais de comercialização. As funções e os serviços na comercialização. Gestão estratégica do comércio.

Estudo de casos em mercados. Tendências do mercado. Organizações de redes de cooperação. Mercado futuro e produção animal.

Professores ministrantes: Jaqueline Mallmann Haas, Marcelo Benevenga Sarmento, Osmar Manoel Nunes e Thiago Antonio Beuron;

Metodologia da Pesquisa Científica e Monografia (30h)

Conteúdo programático:

Estruturação de um projeto de pesquisa. Estruturação e elaboração de artigos técnico-científicos. Estruturação e elaboração de teses e monografias. Citação bibliográfica. Introdução às metodologias estatísticas para experimentação zootécnica.

Professores ministrantes: Nádia Fátima dos Santos Bucco e Sérgio Ivan dos Santos

 

MÓDULO DE RUMINANTES

Produção de bovinos e búfalos de corte (75h)

Conteúdo programático:

Manejo reprodutivo; avaliação pós-abate; sistemas de produção; manejo sanitário; gestão produtiva; treinamento e capacitação; raças e aptidões; melhoramento genético; índices produtivos

Professores ministrantes: José Acélio Fontoura Júnior, Eduardo Brum Schwengber e Angélica Pinho.

 

Produção de bovinos e bubalinos de leite (75h)

Conteúdo programático:

Manejo reprodutivo; sistemas de produção; manejo sanitário; manejo da lactação; gestão produtiva; treinamento e capacitação; raças e aptidões; melhoramento genético; cadeia produtiva do leite; índices produtivos.

Professores ministrantes: Deise Castagnara e Luciane Rumpel Segabinazzi.

Produção de ovinos e caprinos (60h)

Conteúdo programático:

Manejo reprodutivo; sistemas de produção; manejo sanitário; gestão produtiva; treinamento e capacitação; raças e aptidões; melhoramento genético; índices produtivos

Professores ministrantes: Gladis Ferreira Corrêa e Eduardo Brum Schwengber.

MÓDULO DE NÃO RUMINANTES

Produção de equinos (45h)

Conteúdo programático:

Sistemas de produção de animais de diferentes aptidões; aspectos dos manejos geral, alimentar, reprodutivo, sanitário e de instalações. Planejamento da criação.

Professores ministrantes: Adriana Pires Neves.

Produção de peixes (45h)

 

Conteúdo programático:

Parâmetros físico-químicos e qualidade de água para cultivo de peixes; Fisiologia de peixes aplicada a piscicultura; Nutrição e alimentação de peixes; Sistemas de produção de peixes; Reprodução das principais espécies de interesse regional; Sanidade e controle de enfermidades.

Professores ministrantes: Paulo Rodinei Soares Lopes e Tatiana Machado.

Produção de aves (60h)

Conteúdo programático:

Biofisiologia das aves; Incubação artificial; Bioclimatologia Aplicada à Avicultura; A Granja de Reprodução; Alimentação e melhoramento avícola; Prevenção e profilaxia; Planejamento avícola.

Professores ministrantes: Lilian Ribeiro Kratz.

Produção de suínos (60h)

Conteúdo programático:

Manejo reprodutivo; avaliação pós-abate; sistemas de produção; manejo sanitário; gestão produtiva; treinamento e capacitação; raças e aptidões; melhoramento genético; índices produtivos. Dietas e rações para suínos. Gestação e lactação. Manejo de Reprodutores. Ambiência. Manejo de Dejetos.

Professores ministrantes: Lilian Ribeiro Kratz.