Ministério da Educação

Menu Principal

5.1. TCC



Clique aqui para baixar o arquivo PDF do Manual de elaboração de trabalhos acadêmicos

Relatório de Atividades do Trabalho de Conclusão de Curso

Lista dos acadêmicos matriculados na disciplina Reflexão sobre a pratica docente (TCC) e  respectivos orientadores

2011/02

A COADESPS e capital social: confian√ßa, coopera√ß√£o e participa√ß√£o solid√°ria – Nath√°lia Lameiro – orientador Dr. L√ļcio Jorge Hammes

A contribui√ß√£o dos jogos, brinquedos e brincadeiras como pr√°ticas pedag√≥gicas no 1¬ļ ano dos Anos Iniciais – Ana Carolina Fagundes – orientadora Dr.¬™ Suzana Schwartz

A feminização na Licenciatura em Pedagogia: um estudo no Curso de Pedagogia- UNIPAMPA- Jaguarão- RS РStephanie Souza de Lima Рorientadora Dr.ª Jane Schumacher

A hist√≥ria da √Āfrica nos livros did√°ticos: antes e depois da lei 10.639/03 [1997-2009] – Quelem Pereira Pinheiro – orientador Dr. Adelmir Fiabani

A inclusão de crianças com Síndrome de Down em uma escola municipal do município de Jaguarão РSimone Silveira Moreno Рorientadora Dr.ª Suzana Schwartz

A inclusão na alfabetização РCristiane Cardozo Marroche Рorientadora Dr.ª Suzana Schwartz

A prática pedagógica alfabetizadora РSuelen Correa Coelho Рorientadora Dr.ª Suzana Schwartz

A representação do negro nos livros didáticos de história antes e depois da lei 10639/03: [1997/2008] РViviane Hasfeld Machado Рorientador Dr. Adelmir Fiabani

A valorização das vivências locais no processo de ensino na Escola Municipal de Ensino Fundamental Barão do Rio Branco/Jaguarão-RS РOnete Gonçalves Ferreira Araujo Рorientadora Dr.ª Silvana Gritti

Alfabetiza√ß√£o e Letramento na Educa√ß√£o Infantil: constru√ß√Ķes discursivas presentes na Rede Municipal de Jaguar√£o – Jane Elisa Urtassum da Silva – orientadora Ms. Patr√≠cia Pinho

As concep√ß√Ķes de ensino e de aprendizagem dos professores alfabetizadores de Arroio Grande-RS – Simone Teixeira da Silva ‚Äď orientadora Dr.¬™ Suzana Schwartz

As Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo nas práticas de professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Margarida Maichê Sallaberry РFrancieli Turri Рorientadora Dr.ª Arlete Salcides

As possibilidades da leitura deleite na formação de comportamentos leitores no processo inicial de escolarização РVera Regina Melgar Рorientadora Ms. Patrícia Pinho

Formação continuada para alfabetizadoras: um espaço de interdiscursividade РCriziane da Silva Madruga Рorientadora Ms. Patrícia Pinho

Lar Gasparzinho: uma instituição de educação não-formal que acolhe crianças e adolescentes, em Arroio Grande/RS РDeize da Cunha Carvalho Рorientadora Dr.ª Silvana Gritti

Ludicidade e educação infantil: analisando práticas pedagógicas escolares РMaiara Viana Benito - orientadora Ms. Patrícia Pinho

Mem√≥rias das hist√≥rias de vida profissional docente de educadoras jaguarenses ‚Äď Rosemari Janes Pinto ‚Äď Orientadora Ms. Patr√≠cia Pinho

O processo de construção do projeto político-pedagógico em uma escola da rede municipal da cidade de Jaguarão/RS: a participação da comunidade em foco РMiriam Muller Teixeira Рorientadora Ms. Paula Selbach

Rela√ß√Ķes de G√™nero nas classes de Educa√ß√£o Infantil de escolas da rede p√ļblica municipal de ensino de Jaguar√£o/RS – Dirce Maria Franck da Silveira – orientadora Dr.¬™ Arlete Salcides

2011/01

Inclusão de crianças surdas no primeiro ano das séries iniciais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Castelo Branco, Jaguarão/RS - Lilian Vieira Mambrum РOrientadora Prof.ª Dr.ª Jane Pereira

Atendimento pedagógico e familiar de aluno com síndrome de Cruzon no segundo ano das séries iniciais do Ensino Fundamental na escola Marechal Castelo Branco, Jaguarão/RS - Francisca Coelho da Luz Rocha РOrientadora Prof.ª Dr.ª Jane Pereira

Educação Patrimonial na E.E.E. F Joaquim Caetano da Silva Jaguarão-RS РAlesandra Cristina Passos Neves РOrientador Prof. Ms. Alan Dutra de Melo

2010

A construção/desconstrução da identidade de estudantes nas escolas do campo da rede municipal de ensino de Arroio Grande/RS РLutiele Botelho Cardoso РOrientadora Prof.ª Dr.ª Arlete Salcides

A contribuição da Educação Ambiental no processo educatico escolar РMiriam Medriros Gonçalves РOrientador Prof. Dr. Maurício Aires Vieira

A escola do campo e sua efetiva participa√ß√£o no desenvolvimento sustent√°vel do munic√≠pio de Jaguar√£o/RS ‚Äď Adriana Antunes Rauback ‚Äď Orientadora Prof.¬™ Dr.¬™ Arlete Salcides

A feminiza√ß√£o do magist√©rio em Jaguar√£o/RS ‚Äď J√°una da Costa Correa Ca√Īizares ‚Äď Orientador Prof. Dr. L√ļcio Jorge Hammes

A import√Ęncia do ato pedag√≥gico nas creches do munic√≠pio de Jaguar√£o/RS ‚Äď S√īnia Barros Botelho da Silva ‚Äď Orientadora Prof.¬™ Dr.¬™ Arlete Salcides

A import√Ęncia dos jogos na aprendizagem matem√°tica de crian√ßas de 4 a 6 anos – Elissa Camacho Mederos – Orientador Prof. Dr. Maur√≠cio Aires Vieira

A interdepend√™ncia entre afetividade e rendimento escolar ‚Äď Miriam Coelho Martinez ‚Äď Orientadora Prof.¬™ Ms. Silvia Pinheiro

A matemática na Educação Infantil РLuciane Holz Marques РOrientador Prof. Dr. Maurício Aires Vieira

A questão ambiental : projetos no município de Jaguarão РSamyra Lima Cury РOrientador Prof. Dr. Maurício Aires Vieira

A sexualidade nos Par√Ęmetros Curriculares Nacionais referentes aos Anos Iniciais ‚Äď Ana Rosa da Silva Ferreira Monteiro ‚Äď Orientador Prof. Ms. Bento Selau

Alguns elementos hist√≥ricos da doc√™ncia feminina na Educa√ß√£o Infantil ‚Äď Dynara Martinez Silveira ‚Äď Orientador Prof. Ms. Bento Selau

As tecnologias da Informa√ß√£o e da comunica√ß√£o no contexto das Escolas de Jaguar√£o ‚Äď Ana Paula Franco dos Santos ‚Äď Orientador Prof. Ms. Everton F√™rr√™r de Oliveira

Atividades l√ļdicas na Educa√ß√£o Infantil: um estudo a partir das concep√ß√Ķes de L. S. Vigotski ‚Äď Joceli Rodrigues Dias ‚Äď Orientador Prof. Ms. Bento Selau

Educa√ß√£o Integral ou Educa√ß√£o em Tempo Integral? Uma an√°lise da experi√™ncia da Escola Estadual de Ensino Fundamental C√Ęndida Silveira Haubman ‚Äď Arroio Grande/RS ‚Äď Lessiane Botelho Horner ‚Äď Orientadora Prof.¬™ Dr.¬™ Arlete Salcides

Encaminhamentos realizados pelas escolas regulares do munic√≠pio de Jaguar√£o para a Escola Especial Jos√© Luiz Pi√ļma (APAE) ‚Äď Fernanda Pinheiro Leite Pereira ‚Äď Orientadora Prof.¬™ Ms. Silvia Pinheiro

Evas√£o de jovens e adultos de classes de EJA das escolas da rede p√ļblica municipal de ensino de Jaguar√£o/RS ‚Äď Jonas Silveira Megiato – Orientadora Prof.¬™ Dr.¬™ Arlete Salcides

Gênero e sexualidade na percepção docente РElisangela da Silva Soares Pereira РOrientadora Prof.ª Luciane Uberti

Hist√≥ria e desafios: educa√ß√£o no campo no munic√≠pio de Jaguar√£o/RS ‚Äď Eduardo Garralaga Melgar Junior ‚Äď Orientadora Prof.¬™ Dr.¬™ Arlete Salcides

Inclus√£o dos surdos na rede regular de ensino ‚Äď Cheila da Silva Corr√™a ‚Äď Orientadora Prof.¬™ Ms. Silvia Pinheiro

L√ļdico: constru√ß√£o do conhecimento e/ou distra√ß√£o? Elizangela Soria Isquierdo – Orientadora Prof.¬™ Luciane Uberti

O brincar das crian√ßas a partir da teoria hist√≥rico-cultural ‚Äď Lidiane Dias Jorge ‚Äď Orientador Prof. Ms. Bento Selau

O fracasso escolar nas escolas p√ļblicas ‚Äď Nandjara Novo Castro ‚Äď Orientadora Prof.¬™ Ms. Silvia Pinheiro

O jogo na constru√ß√£o do conhecimento l√≥gico-matem√°tico ‚Äď Isabel Cristina M. D. Acosta ‚Äď Orientador Prof. Dr. Maur√≠cio Aires Vieira

O L√ļdico na Educa√ß√£o Infantil – Carla Torman- Orientador Prof. Dr. Maur√≠cio Aires Vieira

O saber camponês contribui para qualificar o projeto educativo da escola do campo no município de Jaguarão? РArinda Dutra Sabbado РOrientadora Prof.ª Dr.ª Arlete Salcides

Os conte√ļdos curriculares da educa√ß√£o infantil na √°rea de ci√™ncias naturais ‚Äď Ver√īnica Juliana Quevedo Costa Knorr ‚Äď Orientadora Prof.¬™ Dr.¬™ Arlete Salcides

Os diferentes saberes implicados na pr√°tica docente de professoras das escolas do campo do munic√≠pio de Jaguar√£o ‚Äď RS – Silvana Souza Perez de Oliveira – Orientadora Prof.¬™ Dr.¬™ Arlete Salcides

Os processos de aprendizagem na EJA no munic√≠pio de Jaguar√£o ‚Äď Eldi da Chagas Pinto Beltrame ‚Äď Orientador Prof. Dr. L√ļcio Jorge Hammes

Os saberes de academia e a doc√™ncia ‚Äď Sandra Alvariz da Silva ‚Äď Orientador Prof. Dr. L√ļcio Jorge Hammes

Pensando o jogo, o brinquedo e a brincadeira na Educa√ß√£o Infantil ‚Äď Elisane Costa Feij√≥ Bernera ‚Äď Orientadora Prof.¬™ Ms. Silvia Pinheiro

Percep√ß√£o dos gestores das escolas municipais de Educa√ß√£o Infantil frente ao contexto da inclus√£o ‚Äď Angelita Tavares da Silva ‚Äď Orientador Prof. Ms. Bento Selau

Práticas de alfabetização no município de Jaguarão РBiliane Corrêa Rodrigues РOrientadora Prof.ª Luciane Uberti

Problematizando o deslocamento de alunos residentes em áreas rurais para espaços escolares urbanos em Arroio Grande РPatrícia Galho Teixeira РOrientadora Prof.ª Dr.ª Arlete Salcides

Rela√ß√Ķes escolas do campo/comunidades rurais – Magda Lourena – Orientadora Prof.¬™ Dr.¬™ Arlete Salcides

Salas de recursos do munic√≠pio de Jaguar√£o com enfoque na crian√ßa deficiente visual ‚Äď Milena Rodrigues Rocha ‚Äď Orientador Prof. Ms. Bento Selau

Um olhar sobre os planos de estudos das disciplinas de portugu√™s e matem√°tica em execu√ß√£o nas escolas da rede municipal de ensino de Jaguar√£o/RS ‚Äď Raquel da Rocha Fernandes ‚Äď Orientadora Prof.¬™ Dr.¬™ Arlete Salcides

*Cópias impressas destes Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) estão disponíveis na Biblioteca da Unipampa Jaguarão.