ACGs | Nutrição

ACGs

As ACGs são Atividades Complementares de Graduação. São atividades extracurriculares que os alunos devem desenvolver nas áreas de: I- ensino, II – pesquisa, III – extensão e IV- atividades culturais/artísticas, sociais e de gestão.

De acordo com o currículo da Nutrição, cada aluno deve efetuar 75 horas de ACGs, sendo que deve realizar no mínimo 7,5 horas em cada uma das quatro atividades acima descritas.

Para calcular as horas de ACGs, utilizamos uma planilha como referência. Isso porque há determinadas atividades que contabilizam horas diferentes das que foram efetivamente realizadas.  Por exemplo: um curso de inglês de 1 semestre contabiliza 15 horas de ACGs na área de ensino. Ele não contabiliza o total de horas que a pessoa efetivamente passou lá no curso.

Aqui deixamos a planilha que usamos como referência para contabilizar as ACGs:

Planilha Contabilização de ACGs em excel

Planilha Contabilização de ACGs em Word

Como fazer o pedido de ACGs:

O pedido deve ser feito na secretaria acadêmica. Cada aluno deve entregar:

1) Requerimentos de aproveitamento de atividades complementares de graduação (disponíveis aqui: requerimento_de_aproveitamento_de_acg e também o Formulário ACG 2019)

2)  Cópia de todos os certificados das atividades incluídas no formulário.

Os certificados/atestados/comprovantes devem estar separados por categoria (Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão/Artísticas/Culturais). Para separá-los, podem usar um clipe ou uma capa de apresentação (Modelo de capas de apresentação) para cada categoria.

Para maiores informações, leia o documento Orientações de ACGs.