Sobre o Programa

Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) é formado pelo Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, autorizado para funcionamento pela CAPES em 14/12/2011, com Conceito 3, e reconhecido pelo MEC pela Portaria No. 1.324 de 08/11/2012 com publicação no D.O.U. em 09/11/2012, Seção 1, p.8-10. O Programa iniciou suas atividades no ano de 2012, com 13 discentes, e atualmente conta com 32 discentes. O campo de atuação do Programa, pela sua inserção geoeducacional no âmbito de abrangência da UNIPAMPA, envolve preferencialmente escolas de Educação Básica da região de fronteira da metade sul do Rio Grande do Sul, a qual se apresenta fragilizada em termos socioeconômicos e educacionais, de acordo com indicadores IDS e IDEB. O Programa conta com docentes permanentes dos Campi Bagé e Caçapava do Sul da UNIPAMPA e com docentes colaboradores. A unidade sede do Programa é o Campus Bagé, onde as aulas acontecem durante os semestres letivos regulares da Pós-Graduação stricto sensu da UNIPAMPA, das quintas-feiras à noite aos sábados, e, em períodos concentrados nos meses de férias escolares na Educação Básica, condicionada a disponibilidade dos docentes e discentes.

Área de Concentração 

Ensino de Ciências

Objetivos  

O Programa tem como objetivo geral a melhoria da qualificação profissional de professores que atuam preferencialmente na Educação Básica, nas áreas de Física, de Química e de Ciências da Natureza, em um trabalho conjunto entre docentes da UNIPAMPA e professores das escolas onde estes se inserem. Para isso, o Programa busca o cumprimento de objetivos específicos que cobrem duas dimensões gerais de conhecimento: a dimensão da formação e a dimensão da prática profissional, assim delineados:

  • proporcionar o incremento da capacidade de inovação de professores para o planejamento e a avaliação de propostas pedagógicas inovadoras, teoricamente fundamentadas e associadas a delineamentos metodológicos, por meio de uma proposta curricular que viabilize aprofundamento de pressupostos teórico-metodológicos para a compreensão das relações entre ensino e aprendizagem;
  • proporcionar o desenvolvimento de competências no uso técnico-pedagógico de tecnologias contemporâneas e sua incorporação em propostas pedagógicas envolvendo práticas experimentais e computacionais, com o apoio de infraestrutura e de proposta curricular adequadas, e de seu corpo docente;
  • proporcionar acompanhamento e orientação aos projetos de estudos e trabalhos de conclusão, com apoio de infraestrutura adequada e de seu corpo docente; e,
  • proporcionar oportunidades para estágios profissionais, troca de conhecimentos e experiências, por meio de intercâmbios, e outras formas de aprimoramento.
Perfil do Egresso  

Pretende-se que o egresso formado pelo Programa mobilize capacidades e competências da formação e da prática profissional para ações inovadoras nas formas de ensinar, e no uso e desenvolvimento de recursos, com potencialidades de reconfigurar o ambiente educacional, envolvendo o professor, a escola e os educandos na compreensão e na transformação da realidade onde vivem.