A proposta curricular contempla a formação e a prática profissional, com uma estrutura de 12 componentes curriculares obrigatórios. Para a conclusão do Curso, todo o discente deverá cumprir 24 créditos no mínimo, desenvolver um trabalho de conclusão de natureza prática, e obter aprovação em exame de proficiência em língua estrangeira, que pode ser em Língua Inglesa ou Língua Espanhola. O trabalho de conclusão e o exame de proficiência não contabilizam crédito.
Estrutura Curricular
Componentes Curriculares Obrigatórios
Componente Curricular |
No. de Créditos |
Aprendizagem em Ciências | 4 |
Pesquisa em Ensino de Ciências: Fundamentos Teóricos e Metodológicos | 4 |
Seminários Especiais I | 2 |
Estágio de Docência Orientada | 2 |
Componentes Curriculares Eletivos
Componente Curricular |
No. de Créditos |
Avaliação e Processo Ensino-Aprendizagem em Ciências | 2 |
Abordagens Interdisciplinares no Ensino de Ciências e Matemática | 2 |
A Terra em que Vivemos | 2 |
CTS e Práticas de Ensino de Ciências | 3 |
Divulgação e Popularização da Ciência em Espaços Formais e Não-Formais de Educação | 2 |
Epistemologia da Ciência | 2 |
Educação em Astronomia | 2 |
Educação Inclusiva I | 2 |
Educação Inclusiva II | 2 |
Fontes de Energia | 2 |
Física Básica | 4 |
História da Ciência na Sala de Aula | 2 |
Laboratório de Física | 2 |
Laboratório de Química | 2 |
Métodos Computacionais no Ensino de Ciências | 2 |
Métodos Computacionais no Ensino de Astronomia | 2 |
O Céu | 2 |
Química Básica | 4 |
Práticas Freireanas no Ensino de Ciências | 3 |
Produção de Material Didático Digital | 2 |
Projetos de Ensino de Ciências Mediados por Tecnologias da Informação e Comunicação | 2 |
Seminários de Pesquisa I | 1 |
Seminários de Pesquisa II | 1 |
Seminários de Pesquisa III | 1 |
Seminários de Pesquisa IV | 1 |
Seminários Especiais II | 2 |
Tecnologias da Informação e Comunicação I | 2 |
Tecnologias da Informação e Comunicação II | 2 |
Tópicos de Nanotecnologia e Nanociência na Escola | 2 |