Projetos

Projetos de Pesquisa
Título do Projeto Projeto Observatório da Educação (OBEDUC) – Ensino de Ciências na Região da Campanha: Contribuições na Formação Acadêmico-Profissinal de Professores de Química e Física (Edital CAPES No. 049/2012)
Período de Vigência 2013 a 2016
Coordenadora Profa. Dra. Renata Hernadez Lindemann
Linhas de Pesquisa
  • Novas Tecnologias no Ensino de Ciências
  • Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências
Descrição O projeto busca potencializar a articulação da formação inicial e continuada de professores de química, física e ciências naturais, uma vez que visa investigar a produção de propostas didáticas e sua disseminação nas escolas envolvidas, balizada pelo uso de tecnologias de informação e comunicação bem como pela inserção de recursos e novas metodologias na sala de aula da educação básica. Dentre seus objetivos, destacam-se: a) fomentar e consolidar o diálogo entre a comunidade acadêmica, a 13a. Coordenadoria Regional de Educação (13a. CRE) e os diversos atores envolvidos no processo educacional; b) sistematizar a produção de conhecimento acadêmico-profissional dos professores e licenciandos de química e física envolvidos com o OBEDUC; e, c) promover a popularização da ciência, principalmente entre jovens do ensino fundamental e médio.
Título do Projeto Desenvolvimento de um Sistema de Aquisição Automática de Dados utilizando Redes de Sensores Digitais para o Ensino de Ciências
Período de Vigência 2013 a 2015
Coordenador Prof. Dr. Paulo Henrique Guadagnini
Linhas de Pesquisa
  • Novas Tecnologias no Ensino de Ciências
Descrição O projeto tem como objetivo obter uma solução tecnológica para o ensino de ciências que consiste em um sistema de aquisição automática de dados utilizando rede de sensores digitais e um software de aquisição automática de dados em tempo real, com características de baixo custo, alta qualidade de medição e facilidade de construção. A finalidade é contribuir para o desenvolvimento de tecnologia educacional nacional, a inovação das práticas pedagógicas e a melhoria da qualidade da educação em ciências.