Ensino

Atividades Relacionadas ao Ensino:

A formação generalista do egresso, proposta pelo curso, visa contemplar às áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Sociais e Humanas, Ciências da Medicina Veterinária, Zootecnia e Produção Animal, Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal, Clínica Veterinária, Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública, em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), datada de 18 de fevereiro de 2003. Para tanto, o aluno é progressivamente inserido à realidade profissional durante as diversas atividades teórico práticas propostas na matriz curricular, iniciadas já no primeiro semestre e mantidos até sua conclusão. Neste cenário, os procedimentos laboratoriais, visitas técnicas, participação em eventos, estagio extracurricular e curricular, hospitalares, dentre outros, concretizam a interdisciplinaridade de seus componentes, indispensável para o fazer profissional e fundamental no processo de ensinar e aprender.

Ainda assim, a participação do aluno em atividades complementares de ensino, como monitoria, projetos de ensino e grupos de estudo, é incentivada pela UNIPAMPA, por meio de Programas de Bolsas de Desenvolvimento Acadêmico (PBDA). Neste programa, além do incentivo ao ensino qualificado, são oferecidas bolsas nas modalidades de pesquisa, extensão e gestão acadêmica, reforçando a indissociabilidade entre as áreas, bem como contribuindo para a construção da visão multidisciplinar e perfil generalista, humanista, crítico e reflexivo do egresso.

Com o objetivo de viabilizar a participação discente nestas atividades complementares disponíveis, os componentes curriculares foram estruturados de forma sequencial e intercalada nos períodos matutinos e vespertinos, entre os semestres consecutivos, garantindo a possibilidade de envolvimento em projetos complementares de ensino, pesquisa e extensão, em um dos períodos. Recentemente, o programa de Mestrado em Ciência Animal foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e iniciado no segundo semestre de 2011, contribuindo ainda mais para a qualificação do egresso do curso de graduação, além de oportunizar a educação continuada e especialização em sua perspectiva de formação.

Atualmente está estruturado o Programa de Educação Tutorial (PET) no curso (PET-Veterinária) que tem por objetivo a tutoria de acadêmicos do curso para o desenvolvimento de ações nos eixos ensino, pesquisa e extensão. Ademais, o curso oferece a oportunidade ao acadêmico de participar dos componentes curriculares na qualidade de monitor, voluntário ou bolsista (PBDA), estimulando-o no exercício do ensino e, simultaneamente, auxiliando-o na sedimentação dos conceitos estudados.

Portanto, cientes da dinâmica adaptação do processo de ensino e aprendizagem, a necessidade constante de atualização, o curso de Medicina Veterinária da UNIPAMPA busca atender às necessidades de formação do egresso, o qual será agente atuante na construção de suas próprias competências e habilidades, por intermédio da facilitação do aprendizado oferecida pelo corpo docente capacitado.