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Ligas Acadêmicas

As Ligas Acadêmicas, organizações sem fins lucrativos, vínculo com qualquer tipo de empresa, partido político ou instituição religiosa, são criadas e organizadas pela livre iniciativa de discentes de graduação, sob coordenação geral de um(a) docente do quadro permanente da Unipampa, como atividade complementar à formação acadêmica. Visam aprofundamento didático de determinado assunto acadêmico, por meio de ações multidisciplinares e multiprofissionais que promovam a articulação entre ensino, pesquisa e extensão.

Em outubro de 2022 o Conselho Universitário (CONSUNI) estabeleceu as diretrizes para o reconhecimento e funcionamento das Ligas Acadêmicas nos Cursos de Graduação na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

As Ligas Acadêmicas já existentes tem prazo de até 6 (seis) meses, a contar de 31 de outubro de 2022, para a implantação do disposto na resolução do CONSUNI. Consulte o documento aqui.


OBJETIVOS definidos pelo CONSUNI

  • Realizar atividades que visem o desenvolvimento humano, intelectual, cultural e técnicocientífico e profissional dos(as) discentes com intuito de complementar a sua formação acadêmica;
  • Desenvolver atividades que contemplem ensino, pesquisa, inovação, empreendedorismo, extensão e cultura;
  • Estimular a formação generalista, emancipatória e humanística de acordo com o perfil do egresso da Unipampa;
  • Atualizar, aprofundar e difundir conhecimentos, habilidades e técnicas em áreas específicas do conhecimento;
  • Promover a cultura de inovação e empreendedorismo estimulando a criação de novas ações e ideias;
  • Buscar a interdisciplinaridade em sua composição e no desenvolvimento das ações
    desenvolvidas;
  • Manter grupos de estudo e discussões sobre temas relacionados à área de interesse da liga;
  • Difundir à comunidade, interna e externa, atividades desenvolvidas pela Liga Acadêmica.

Fonte: Resolução CONSUNI nº 352, de 20 de outubro de de 2022.

Participação do curso de MEDICINA no 60º COBEM

No dia 2 de novembro os alunos do curso de medicina da UNIPAMPA viajaram até Foz do Iguaçu (PR) para o 60º Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), promovido pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) entre os dias 3 a 6 de novembro de 2022. Foram mais de trinta discentes junto de professores e coordenadores do curso, a fim de, não apenas prestigiar o evento, como também expor e apresentar mais de 45 trabalhos acadêmicos, nas modalidades de pôster simples e apresentação oral.

O tema do congresso foi Ciência, Cuidado e Resiliência na Educação Médica. É um tema pertinente e atual que faz pensar além do raciocínio clínico, para refletir sobre diversidade e violência, inovação e educação, humanização e cuidado. Temos devolvido aquilo que a sociedade espera de nós? Quantos comprimidos valem seus hábitos? Perguntas surgidas durante o evento.

Durante os quatro dias, aconteceram conferências, painéis, mesas redondas, oficinas e vivências. As temáticas variavam entre saúde e espiritualidade, introdução das práticas integrativas de saúde na educação médica, ensino médico, diversidade e violência na educação médica, bem como exposições artísticas que sensibilizam e questionam. A voz dos estudantes foi representada pelo movimento estudantil DENEM (Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina), tanto nas falas de abertura e encerramento, como durante o evento.

Foi uma experiência ímpar sobre discussão da inserção de novas tecnologias no ensino médico e interiorização da medicina, um espaço para compartilhar experiências com outras instituições públicas e privadas. A próxima edição será em Fortaleza – CE no ano de 2023.

Alguns registros do COBEM:

Formatura da segunda turma do Curso de Medicina

 

 

 

 

 

 

No dia 27 de agosto de 2022 o Curso de Medicina da Unipampa formou a sua segunda turma. A maioria dos 20 novos médicos optou por ficar no Rio Grande do Sul, sendo que alguns irão permanecer em Uruguaiana.

A turma intitulada Professor Cláudio Barzoni Crespo escolheu como paraninfo o professor Maurício da Fontoura e homenageou o professor Sandro Evaldt.

Coordenação Acadêmica do Campus Uruguaiana convida Palestra:”Epilepsia na infância: uma abordagem multiprofissional”

A Coordenação Acadêmica do Campus Uruguaiana convida à: tod@s para a Palestra: “Epilepsia na infância: uma abordagem multiprofissional” com o Prof. Dr. Francisco Scornavacca (UFCSPA)

Professor adjunto de neuropediatria na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), doutor em Ciências Médicas pela UFRGS, médico pediatra e neuropediatra, atuou como médico contratado do serviço de cirurgia da epilepsia da USP-RP (CIREP). Atualmente é chefe do departamento de Pediatria da UFCSPA. vice-chefe do setor de neuropediatria e membro titular do programa de pós-graduação em saúde da criança e do adolescente da UFCSPA .

    • Data prevista: 23/06/2022
    • Horário: 19h30
    • Local: Auditório do Prédio 700 – Campus Uruguaiana

Contamos com sua presença!

 

Edital Nº 138/2022 de Abertura De Concurso Público Para Prof. Da Carreira Do Magistério Superior para o Curso de Medicina

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) divulga, concurso público para seleção para cargo de Professor da Carreira do Magistério Superior/ Classe A/ Regime de Trabalho 20 h, sem dedicação exclusiva, para as vagas de Cardiologia, Clínica Médica – Saúde do Adulto, Endocrinologia, Ginecologia e Obstetrícia, Neurologia/Neurocirurgia, Pediatria, Psiquiatria, Reumatologia. E Professor da Carreira do Magistério Superior/ Casse A/ Regime de Trabalho de 40h, com Dedicação Exclusiva, Docente de Enfermagem Obstétrica, para o Campus Uruguaiana. As inscrições iniciam dia 10 de Maio de 2022 e encerram em 23 de Maio de 2022. Os interessados devem realizar o preenchimento do formulário no sistema Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri). A taxa de inscrição é de R$ 180.

A seleção é composta de prova escrita, didática, prova de defesa do memorial descritivo e prova de títulos. A previsão de realização das etapas a partir de 08 de Junho de 2022.

O prazo de validade deste concurso é de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, conforme interesse da Instituição.

Demais informações podem ser consultadas no Edital_138-2022

Curso de Medicina da Unipampa obtém nota máxima em avaliação do MEC

Por Franceli Couto Jorge

Mais um curso de graduação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) obteve nota máxima em avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado do processo de reconhecimento do curso de Medicina foi divulgado nesta quarta-feira, 11, via sistema e-MEC. Em uma escala de 0 a 5, o curso de Medicina obteve nota 5. A visita de avaliação ocorreu presencialmente no Campus Uruguaiana, onde o curso é ofertado, entre os dias 2 e 4 de maio de 2022.

A avaliação contemplou três dimensões: organização didático-pedagógica; corpo docente e tutorial e infraestrutura. Conforme o coordenador acadêmico do Campus Uruguaiana, João Felipe Peres Rezer, que também é docente no curso de Medicina, os avaliadores do MEC realizaram uma visita criteriosa, por meio da qual observaram os cenários de prática, as metodologias de ensino, as instalações e infraestrutura do campus e realizaram entrevista com o corpo docente e discente.

No resultado, a comissão de avaliadores afirmou que “a IES [Instituição de Ensino Superior] tem, neste campus, corpo docente e gestores muito competentes, comprometidos com o curso e com ótima relação com os parceiros (gestores públicos e dirigentes das unidades de saúde conveniadas), com docentes e discentes”. Os avaliadores ainda destacaram que: “o projeto pedagógico do curso e a capacidade da IES de colocá-lo, verdadeiramente, em prática merecem grande destaque, ficando evidente o esforço e dedicação de todos os atores envolvidos para que este objetivo seja atingido”.

O reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, afirma que “o reconhecimento com a nota máxima indica que estamos no caminho certo, mas temos consciência que podemos oferecer muito mais”. O dirigente acrescenta: “dedico essa nota a toda comunidade da Unipampa de Uruguaiana, em especial aos envolvidos no curso de Medicina, equipe diretiva do campus e à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), acompanhando de perto todo o processo avaliativo, procurando dar todo o suporte. Sempre que temos esse reconhecimento, toda a universidade se congratula e fica muito orgulhosa de fazer parte dessa instituição que faz a sua história a cada dia”.

Para Rezer, o resultado obtido traz muito orgulho. “É o reconhecimento do trabalho árduo do campus e de seu corpo docente, dos alunos que acreditaram no potencial do curso, e da Reitoria”. Conforme o coordenador acadêmico, a nota obtida foi construída por muitas mãos e reflete o compromisso e a qualidade da Universidade.

Sobre o curso de Medicina

Ofertado pelo Campus Uruguaiana, o curso de Medicina possui aulas em turno integral e duração de 12 semestres. Atualmente, conta com 13 turmas, cerca 390 discentes, com 50 servidores, sendo 44 docentes e seis técnico-administrativos em educação. Os discentes usufruem de uma estrutura de aproximadamente 20 laboratórios, incluindo o Centro de Simulação de Habilidades Médicas e o Laboratório de Anatomia Humana. As atividades práticas são desenvolvidas, em Uruguaiana, no Hospital Santa Casa de Caridade e nos Centros de Estratégias de Saúde da Família e, em São Borja, no Hospital Ivan Goulart.

 

 

PROTOCOLO PARA O PRÉ-NATAL DE ALTO RISCO

Protocolo elaborado pelo curso para padronização de condutas dos serviços de saúde onde os alunos de medicina realizam suas atividades práticas.

Promover a maternidade segura é compromisso de todos os
profissionais da saúde envolvidos. Além de garantir o pré-natal e
humanizar o atendimento, entre outras ações, é preciso dedicar atenção
especial a uma pequena parcela de mulheres grávidas que são portadoras
de doenças que podem se agravar durante a gestação ou que
apresentarão problemas que podem ter sido desencadeados nesse
período.

O objetivo deste protocolo é propiciar um atendimento multiprofissional
para as gestantes de alto risco, padronizado e de qualidade, para
redução da morbibortalidade materna e perinatal. Além disso, qualificar o
atendimento dos profissionais da rede básica e implementar a assistência
humanizada multiprofissional de acordo com o perfil e necessidade de
cada gestante.

Acesse o Protocolo clicando no link abaixo:

PROTOCOLO PARA O PRÉ-NATAL DE ALTO RISCO

Protocolo de atenção à Saúde da Mulher

Protocolo elaborados pelo curso para padronização de condutas dos serviços de saúde onde os alunos de medicina realizam suas atividades práticas.

O acesso ao cuidado pré-natal tem sido incorporado como indicador de avaliação da qualidade da Atenção Básica, sendo fundamental o envolvimento de toda equipe para a assistência integral à gestante.

A ideia de criação de um manual de normas e protocolos de atendimento para os profissionais da saúde, foi inspirada na preocupação de elaborar um roteiro prático que sirva para nortear as ações dos profissionais na instituição de saúde, assegurando um atendimento com qualidade e ao mesmo tempo autorizado pelos órgãos competentes na fiscalização desses profissionais.

A assistência pré-natal e puerperal de qualidade e humanizada é fundamental para a saúde materna e neonatal. O objetivo principal é o acolhimento da mulher desde o início da gravidez. Os objetivos básicos da assistência pré-natal são: rastreamento de indicadores de risco gestacional, imunizações e profilaxia, aconselhamento e educação, intervenção obstétrica.

Acesse o Protocolo clicando no link abaixo:

Protocolo de atenção à Saúde da Mulher