Assistência Estudantil

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

A política de assistência estudantil da UNIPAMPA compõe o conjunto das políticas acadêmicas, contribuindo com a adoção de estratégias planificadas e programáticas para o alcance de objetivos institucionais voltados à qualidade do desempenho acadêmico, à formação integral do educando e ao desenvolvimento de ações para reduzir a evasão universitária.

A política de assistência estudantil da UNIPAMPA constitui-se por meio de planos, programas, projetos, benefícios e ações estruturantes e articuladas às demais políticas institucionais, a partir das seguintes dimensões: do acesso ampliado à universidade; do estímulo e da permanência do educando nas atividades de ensino, pesquisa e extensão; da qualidade do desempenho acadêmico; da formação universitária cidadã, do desenvolvimento de condições à cultura, ao esporte e ao lazer; do impulsionamento às temáticas e às proposições acadêmicas dos educandos e da inclusão e da acessibilidade para acadêmicos com necessidades educacionais especiais.

BENEFÍCIOS

A Política de Assistência Estudantil da Unipampa tem como finalidade:

  • inclusão universitária, na perspectiva de igualdade de oportunidade por meio da garantia de direitos para o atendimento das demandas dos discentes,
    proporcionando o acesso à universidade e a continuidade dos estudos aos
    discentes de graduação
  • democratização das informações sobre o acesso e as finalidades dos planos,
    programas, projetos, auxílios e ações de assistência estudantil;
  • equidade na atenção aos discentes, considerando as especificidades dos
    programas e da estrutura multicampi da UNIPAMPA;
  • apoio à participação da comunidade discente nas atividades acadêmicas;
  • favorecimento à permanência dos discentes na graduação e a redução do tempo médio de integralização curricular, visando a conclusão do curso.viabilidade dos programas e projetos de apoio pedagógico, visando favorecer a
    permanência dos discentes, para suprir suas eventuais dificuldades de
    integração ao ambiente universitário.

FORMAS DE ACESSO, PROGRAMAS DE APOIO PEDAGÓGICO E FINANCEIRO (BOLSAS)

Programa de Apoio ao Ingressante

Consiste na concessão de auxílio financeiro, de natureza eventual e provisória, aos
estudantes ingressantes em cursos presenciais de graduação, provindos de localidades
diversas às da cidade-sede da Unidade Universitária a que estejam vinculados, e que se
encontrem em situação comprovada de vulnerabilidade socioeconômica.

Programa de Alimentação Subsidiada

O Programa de Alimentação Subsidiada consiste na concessão de refeições
subsidiadas aos alunos da graduação presencial nos Restaurantes Universitários (RUs),
oferecendo à comunidade acadêmica uma alimentação nutricionalmente balanceada e que observe os preceitos da segurança alimentar. Ao ingressar na Universidade, o aluno de
graduação presencial passa automaticamente a ter direito ao subsídio parcial, sendo o restante do valor subsidiado pela Instituição.

Aos alunos em comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica, nos termos
dos editais específicos do Plano de Permanência, é concedido subsídio integral da refeição e auxílio-alimentação financeiro complementar.

Programa de Moradia Estudantil

O Programa de Moradia Estudantil busca garantir uma estadia digna para os
estudantes, oportunizando acolhimento e autonomia para pessoas em comprovada situação de vulnerabilidade social. Dessa forma, promove proteção, acolhimento e organização, possibilitando a permanência do aluno durante seu processo de formação.

Programa de Apoio ao Transporte

O Auxílio-Transporte e o Auxílio- Transporte Rural visam contribuir com despesas de transporte, até o campus do discente e/ou para atividades acadêmicas regulares, proporcionando aos mesmos, suporte com despesas de deslocamento, contribuindo com o acesso, permanência e êxito do aluno na Universidade

PBP

O Programa Bolsas de Permanência – PBP da Universidade Federal do Pampa – Unipampa consiste na concessão de bolsas aos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica para melhorar o desenvolvimento acadêmico e prevenir a evasão. Está distribuído nas modalidades: Bolsa Alimentação, Bolsa Moradia e Bolsa Transporte. Além disso, tem como finalidades:

  • Favorecer a permanência dos estudantes na universidade, até a conclusão do respectivo curso;
  • Diminuir a evasão e o desempenho acadêmico insatisfatório;
  • Reduzir o tempo médio de permanência dos estudantes na graduação.

APOIO PEDAGÓGICO

Conjunto de ações e propostas que visam apoiar e assessorar aos dirigentes dos campi, coordenadores de curso e docentes da Universidade nos aspectos didático-pedagógicos do processo ensino-aprendizagem.

O Apoio Pedagógico consiste também em prestar atendimento aos discentes, auxiliando-os em sua permanência e êxito com o intuito de propiciar formação acadêmica de qualidade.

Este trabalho é desenvolvido com a participação espontânea dos alunos e docentes a fim de identificar os problemas de ensino e aprendizagem, criando ações que possibilitem o desenvolvimento do discente, sua permanência e sucesso acadêmico. Os profissionais envolvidos nestas ações são:

  • Assistente Social
  • Fonoaudióloga
  • Pedagoga
  • Técnico em Assuntos Educacionais