Divulgação do GRUPO DE GESTANTES VIRTUAL: ADAPTAÇÕES AO ISOLAMENTO SOCIAL

Prof. Dr. João Felipe Rezer
GRUPO DE GESTANTES VIRTUAL: ADAPTAÇÕES AO ISOLAMENTO SOCIAL
 A gestação é acompanhada por uma série de alterações orgânicas e emocionais e a consequente adaptação pode gerar ansiedade e medo para quem a experiência. No contexto atual, percebe-se uma exacerbação dessas preocupações entre as mulheres grávidas, uma vez que a infecção respiratória viral causada pelo SARS-Cov-2 pode impactar na saúde da gestante. Uma das formas de enfrentamento de diversas situações são a busca de grupos de gestantes. Dessa forma, em virtude do alto número de gestantes – a maioria primigesta – presentes na Estratégia de Saúde da Família 14 (ESF-14), Tabajara Brites, percebe-se interessante a implantação de um grupo operativo. Esse objetiva ser um espaço destinado ao debate e à troca de experiências entre as grávidas, discentes de Medicina e profissionais de saúde. Além disso, uma maneira para que sejam realizadas estratégias de promoção em saúde para essa população durante o isolamento social. Este projeto é uma forma de manter o vínculo com a equipe e as usuárias com os discentes do componente curricular vivências no SUS II.
Serão abordados três temas, a partir das principais demandas das gestantes: 1- “A importância do acompanhamento pré-natal e cuidados especiais frente à pandemia de COVID-19”.  2- “Hora do parto: planejamento individual, apoio familiar e peculiaridades durante o período pandêmico”.  3- “Aleitamento materno e medidas de prevenção ao contágio de COVID-19”
O projeto é coordenado pelo Prof. Dr. João Felipe Rezer, co-coordenado pelo Enfermeiro Eduardo Rios (ESF-14) e fazem
parte os acadêmicos: Eduarda Ferreti, Bibiana Gaspareto, Joana Maia, Guilherme Domeneghini, Victor Vargas, Julia Nery e Thaís Venturini, do 7º semestre do curso de Medicina da Unipampa.