O “Curso de Especialização em Linguagem e Docência” orienta-se para o aprofundamento de questões teóricas e práticas acerca do ensino-aprendizagem nos níveis de Ensino Fundamental e Médio na área da linguagem. Organiza-se no formato de módulos de caráter teórico-práticos, totalizando 360 horas/aula. Serão realizados 17 módulos formativo-disciplinares, que variam entre 15 h/a e 30 h/a cada um, a fim de atender as especificidades e abrangências que envolvem a docência na área da linguagem, como componentes de efeito supra-disciplinar, ou seja, fundamentais para o desempenho de sujeitos em qualquer nível de escolaridade e em qualquer área do conhecimento, portanto, de ordem prioritária na formação docente. Os módulos serão ministrados nas sextas-feiras (tarde e noite) e nos sábados (manhã e tarde).
LISTA DE CANDIDATOS HOMOLOGADOS E NÃO-HOMOLOGADOS (NOVO!!!): listahomologados
RESULTADOS DA SELEÇÃO (NOVO!!): RESULTADO DA SELEÇÃO
CRONOGRAMA DAS AULAS: CRONOGRAMA DAS AULAS
REGIMENTO DO CURSO: REGIMENTO DO CURSO
Matrículas entre os dias 18 e 20 de junho (caso os aprovados não efetuem a matrícula nessas datas, perderão o direito à vaga).
Início das aulas: 28 de junho de 2013 (no Auditório da UNIPAMPA, às 14 horas, na sala 1107).
Em caso de dúvida sobre as matrículas, entre em contato com a Secretaria Acadêmica (Fone: 53 – 3240-5462)
Em caso de dúvida sobre o curso, entre em contato pelo e-mail valesca.irala@unipampa.edu.br
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Nome do componente: Concepções curriculares em Educação Linguística
Docente responsável: Profa. Dra. Valesca Irala e Profa. Dra. Clara Dornelles
Ementa: Perspectivas curriculares em Educação Linguística e suas relações com as políticas públicas, a avaliação e a interdisciplinaridade.
Conteúdo programático:
Conceito de Educação Linguística
Unidades de Aprendizagem
Sequências Didáticas
Projetos de Letramento
Avaliação da Aprendizagem
Políticas Educacionais
Políticas Linguísticas
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Nome do componente: Linguagem e Docência nas séries iniciais
Docente responsável: Profa. Dra. Fabiana Giovani
Ementa: Reflexão e discussão sobre a docência e o processo de ensino/aprendizagem da língua portuguesa nas séries iniciais, fazendo um percurso pelas diferentes abordagens teóricas que tratam a questão.
Conteúdo programático: Docência, leitura e escrita nas séries iniciais: questões teóricas e práticas
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Nome do componente: Cognição aplicada aos processos de ensino e de aprendizagem
Docente responsável: Profa. Dra. Aline Lorandi
Ementa: Abordagem de temas atuais na área da Psicologia Cognitiva, pertinentes às dinâmicas de sala de aula, em especial de Língua Portuguesa, e sua relação com os processos de ensino e de aprendizagem.
Conteúdo programático:
– Breve histórico das Ciências Cognitivas
– Questões atuais em Psicologia Cognitiva
– Linguagem e cérebro
– A atenção e as funções executivas e sua relação com o ensino e a aprendizagem
– As emoções e sua relação com o ensino e a aprendizagem
– Questões de memória e sua relação com a aprendizagem
– Consciência Linguística
– Relações entre neurociência e educação
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Nome do componente: Docência e Língua de Sinais
Docente responsável: Profa. Me. Emiliana Rosa
Ementa: Análise da importância da língua de sinais. Compreensão sobre a língua de sinais e seu papel na educação de surdos. Estabelecimento das relações entre professores e intérpretes. Comparação entre o que se observa nas escolas e seus métodos de ensino. Discussão sobre o ato de ser professor de surdos.
Conteúdo programático: – O que é a língua de sinais;
– A importância da língua de sinais para o surdo e para sua educação;
– A importância do professor conhecer e ter fluência na LIBRAS;
– Professor e intérprete de LIBRAS: relações;
– Escola: regular, bilíngue, segregadora, inclusiva, assistencialista e especial;
– Ensinar para surdos: desafios e possibilidades;
– Eu, professor de surdos?
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Nome do componente: Discurso e ensino de línguas
Docente responsável: Profa. Me. Carolina Fernandes
Ementa: A perspectiva discursiva para o ensino de línguas. Reflexão sobre os métodos
tradicionais e novos rumos.
Conteúdo programático:
– Reflexão sobre o ensino de língua materna e língua estrangeira;
– Concepção de linguagem e discurso;
– Concepção de sujeito para a Análise de Discurso (relação aluno-professor);
– Os conceitos de condições de produção e interpretação no trabalho com a linguagem;
– Perspectivas metodológicas para o ensino de línguas.
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Nome do componente: Ensino da Escrita
Docente responsável: Profa. Dra. Kátia Morais
Ementa: Introdução a teorias e práticas em ensino da escrita contemporânea sob a perspectiva da teoria e pedagogia processual (process writing) e sua aparente transformação em teoria e pedagogia pos-processual (postprocess writing).
Conteúdo programático:
Relação entre retórica e teorias da escrita.
Teorias processuais e o ensino da escrita.
Teorias pós-processuais e o ensino da escrita.
Projetos de escrita.
Avaliação da escrita.
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Nome do componente: : Estratégias de aprendizagem de línguas
Docente responsável: Profa. Dra. Simone Assumpção
Ementa: Condições de aprendizagem de línguas em diferentes contextos. As diferenças individuais na aprendizagem de línguas. O conceito de autonomia e o papel das estratégias de aprendizagem.
Conteúdo programático:
Diferenças individuais dos aprendizes e suas implicações para o ensino de línguas;
A teoria das inteligências múltiplas;
Modalidades e estilos de aprendizagem;
O desenvolvimento da autonomia através de estratégias de aprendizagem.
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Nome do componente: Linguagem musical e ensino
Docente responsável: Profa. Dra. Adriana Bozzetto
Ementa: Sobre ler e escrever música: concepções e reflexões; Mídias e juventude: novas sensibilidades pedagógico-musicais; pensar a pesquisa em educação musical a partir de construções teórico-metodológicas reflexivas; múltiplos espaços de ensinar e aprender música na contemporaneidade.
Conteúdo programático:
1. Leitura e escrita musical
1.1 Conceitos
1.2 Práticas e reflexões
2. Mídias e práticas pedagógico-musicais
2.1 Música e cultura jovem
2.2 Novas tecnologias: múltiplas escutas e sensibilidades contemporâneas
3. Concepções de ensinar e aprender música
3.1 Pesquisas desenvolvidas no campo da sociologia da educação musical
4. Música e sociedade: múltiplos espaços de aprendizagem
4.1 Aprender música em família/mídias/grupos
4.2 Aprender música na escola.
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Nome do componente: Análise e produção de materiais didáticos em Enunciação
Docente responsável: Profa. Me. Silvana Silva
Docentes colaboradores: Profª. Me. Simone Barros
Ementa: Conceitos de enunciação, texto, discurso, gênero. Critérios de análises de livros didáticos. Análise de materiais didáticos em linguística da enunciação. Produção de materiais didáticos em enunciação.
Conteúdo programático:
– Problematização dos conceitos de enunciação, texto, discurso, gênero em textos teóricos
– Discussão de conceito de didatização dos saberes e critérios de didatização
– Análise descritiva e crítica de livros didáticos contemporâneos: estudo de caso
– Produção de material didático em Enunciação
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Nome do componente: Sociolinguística
Docente responsável: Profa. Dra. Taíse Simioni e Prof. Dr. Moacir Lopes de Camargos
Ementa: Variação e mudança linguística; sociolinguística: aspectos teóricos e metodológicos; a variação linguística e o ensino.
Conteúdo programático:
Variação
Como as línguas variam
Mudança
Por que as línguas mudam
Variação e ensino
As implicações da variação para o ensino
Gramática, linguística e ensino
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Nome do componente: Interação em contextos de ensino-aprendizagem
Docente responsável: Profa. Dra. Clara Dornelles
Ementa: Discussão sobre bases teóricas e metodológicas que fundamentam o estudo da interação social em diversos contextos de ensino-aprendizagem.
Conteúdo programático:
Conceito de interação;
Perspectivas analíticas;
Transcrição e análise de dados;
Participação, aprendizagem e cultura.
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Nome do componente: História em Quadrinhos e ensino
Docente responsável: Prof. Dr. Rodrigo Borges de Faveri
Ementa: Consideração e reflexão crítica a respeito da inclusão do gênero literário das
narrativas gráficas (mais conhecidas por ‘histórias em quadrinhos’) nos processos
pedagógicos de letramento e formação do leitor e as formas de tratamento (aplicação)
das atividades de ensino da leitura, de interpretação e de compreensão.
Conteúdo programático:
Contextualização histórica e os tipos de narrativas gráficas (NG).
Introdução à teoria de interpretação e compreensão de narrativas gráficas.
Utilização de narrativas gráficas na prática de leitura na escola.
A origem e o desenvolvimento das narrativas gráficas
Narrativas gráficas e sociedade
As limitações das narrativas gráficas enquanto literatura
Os tipos de narrativas gráficas e sua autonomia como gênero literário
A leitura (interpretação e compreensão) do discurso linguístico
A leitura (interpretação e compreensão) do discurso gráfico
A leitura (interpretação e compreensão) da narrativa gráfica
A política de inclusão dos quadrinhos na escola
Narrativas gráficas e letramento
Narrativas gráficas e a leitura do mundo
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Nome do componente: Gramática e Ensino
Docente responsável: Profa. Dra. Isabel Cristina Ferreira Teixeira
Ementa: A gramática como instrumento linguístico. A gramática na escola.
Conteúdo programático:
– Percurso histórico da gramática;
– Tratamento escolar da gramática;
– Ensino da gramática ou análise linguística?
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Nome do componente: Educação no contexto regional
Docente responsável: Prof. Me. Alessandro Bica
Ementa: Retrospectiva histórica da educação regional, Relação da Educação e da História regional do Pampa com o contexto nacional e fronteiriço.
Conteúdo programático:
– Aspectos regionais, históricos e educacionais da região do Pampa;
– História da Educação na região do Pampa entre os séculos XIX e XX;
– As fases educacionais na História da Educação no Rio Grande do Sul;
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Nome do componente: Metodologias e práticas de ensino
Docente responsável: Profa. Me. Isaphi Alvarez
Ementa: Reflexão sobre as metodologias e as práticas de ensino (abordagem sobre elaboração de materiais didáticos) e suas implicações para o ensino de línguas.
Conteúdo programático:
* concepções sobre conhecimento, metodologia e práticas de ensino
* reflexões sobre a prática no ensino de línguas
* análise de materiais didáticos
* produção de materiais didáticos
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Nome do componente: Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas ao ensino de línguas
Docente responsável: Profa. Me. Vanessa Damasceno
Ementa: O ensino e as atividades didáticas assistidas por computador. O novo papel do docente e do discente contexto do ensino baseado em tecnologias da informação e comunicação e as implicações desses no papéis na Educação. Estratégias de interatividade via internet. Desenvolvimento de materiais didáticos para ensino e aprendizagem utilizando ferramentas de autoria.
Conteúdo programático:
Internetês
Formação de professor de língua e novas tecnologias
Letramento digital
Processo de Leitura e escrita em mídias digitais
Produção de materiais através de tecnologias digitais
Slides Interativos
TICs na Educação
Webquest
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Nome do componente: Seminário de pesquisas
Docente responsável: Todos os professores do curso
Ementa: Definição e estrutura de textos acadêmico-científicos. Produção acadêmico-científica escrita e oral (estrutura do artigo e do pôster). Elaboração e apresentação do projeto de pesquisa. Socialização do conhecimento científico.
Conteúdo programático:
– Metodologias de pesquisa
– Estrutura dos gêneros acadêmicos
– A ciência e a socialização do conhecimento.