Especialização em Linguagem e Docência

Em 2013, no campus Bagé da UNIPAMPA! Curso gratuito!

O “Curso de Especialização em Linguagem e Docência” orienta-se para o aprofundamento de questões teóricas e práticas acerca do ensino-aprendizagem nos níveis de Ensino Fundamental e Médio na área da linguagem. Organiza-se no formato de módulos de caráter teórico-práticos, totalizando 360 horas/aula. Serão realizados 17 módulos formativo-disciplinares, que variam entre 15 h/a e 30 h/a cada um, a fim de atender as especificidades e abrangências que envolvem a docência na área da linguagem, como componentes de efeito supra-disciplinar, ou seja, fundamentais para o desempenho de sujeitos em qualquer nível de escolaridade e em qualquer área do conhecimento, portanto, de ordem prioritária na formação docente. Os módulos serão ministrados nas sextas-feiras (tarde e noite) e nos sábados (manhã e tarde).

Edital: http://sites.unipampa.edu.br/prpg/files/2011/06/Edital_47-2013-Especializa%C3%A7%C3%A3o-em-Linguagem-e-Doc%C3%AAncia.pdf

LISTA DE CANDIDATOS HOMOLOGADOS E NÃO-HOMOLOGADOS (NOVO!!!):  listahomologados

RESULTADOS DA SELEÇÃO (NOVO!!): RESULTADO DA SELEÇÃO

CRONOGRAMA DAS AULAS: CRONOGRAMA DAS AULAS

REGIMENTO DO CURSO: REGIMENTO DO CURSO

Matrículas entre os dias 18 e 20 de junho (caso os aprovados não efetuem a matrícula nessas datas, perderão o direito à vaga).

Início das aulas:  28 de junho de 2013 (no Auditório da UNIPAMPA, às 14 horas, na sala 1107).

Em caso de dúvida sobre as matrículas, entre em contato com a Secretaria Acadêmica (Fone: 53 – 3240-5462)

Em caso de dúvida sobre o curso, entre em contato pelo e-mail  valesca.irala@unipampa.edu.br

_______________________________

Nome do componente: Concepções curriculares em Educação Linguística

Docente responsável: Profa. Dra. Valesca Irala e Profa. Dra. Clara Dornelles

Ementa: Perspectivas  curriculares em Educação Linguística e suas relações com as políticas públicas, a avaliação e a interdisciplinaridade.

Conteúdo programático:

Conceito de Educação Linguística

Unidades de Aprendizagem

Sequências Didáticas

Projetos de Letramento

Avaliação da Aprendizagem

Políticas Educacionais

Políticas Linguísticas

 _______________________________________

Nome do componente: Linguagem e Docência nas séries iniciais

Docente responsável: Profa. Dra. Fabiana Giovani

Ementa: Reflexão e discussão sobre a docência e o processo de ensino/aprendizagem da língua portuguesa nas séries iniciais, fazendo um percurso pelas diferentes abordagens teóricas que tratam a questão.

Conteúdo programático: Docência, leitura e escrita nas séries iniciais: questões teóricas e práticas

 ______________________________________

 Nome do componente: Cognição aplicada aos processos de ensino  e  de aprendizagem

Docente responsável: Profa. Dra. Aline Lorandi

Ementa: Abordagem de temas atuais na área da Psicologia Cognitiva, pertinentes às dinâmicas de sala de aula, em especial de Língua Portuguesa, e sua relação com os processos de ensino e de aprendizagem.

Conteúdo programático:

– Breve histórico das Ciências Cognitivas

– Questões atuais em Psicologia Cognitiva

– Linguagem e cérebro

– A atenção e as funções executivas e sua relação com o ensino e a aprendizagem

– As emoções e sua relação com o ensino e a aprendizagem

– Questões de memória e sua relação com a aprendizagem

– Consciência Linguística

– Relações entre neurociência e educação

________________________________________

Nome do componente: Docência e Língua de Sinais

Docente responsável: Profa. Me. Emiliana Rosa

Ementa: Análise da importância da língua de sinais. Compreensão sobre a língua de sinais e seu papel na educação de surdos. Estabelecimento das relações entre professores e intérpretes. Comparação entre o que se observa nas escolas e seus métodos de ensino. Discussão sobre o ato de ser professor de surdos.

Conteúdo programático: – O que é a língua de sinais;

– A importância da língua de sinais para o surdo e para sua educação;

– A importância do professor conhecer e ter fluência na LIBRAS;

– Professor e intérprete de LIBRAS: relações;

– Escola: regular, bilíngue, segregadora, inclusiva, assistencialista e especial;

– Ensinar para surdos: desafios e possibilidades;

– Eu, professor de surdos?

 ____________________________________

Nome do componente: Discurso e ensino de línguas

Docente responsável: Profa. Me. Carolina Fernandes

Ementa: A perspectiva discursiva para o ensino de línguas. Reflexão sobre os métodos

tradicionais  e novos rumos.

Conteúdo programático:

– Reflexão sobre o ensino de língua materna e língua estrangeira;

– Concepção de linguagem e discurso;

– Concepção de sujeito para a Análise de Discurso (relação aluno-professor);

– Os conceitos de condições de produção e interpretação no trabalho com a linguagem;

– Perspectivas metodológicas para o ensino de línguas.

____________________________________________

Nome do componente: Ensino da Escrita

Docente responsável: Profa. Dra. Kátia Morais

Ementa: Introdução a teorias e práticas em ensino da escrita contemporânea sob a perspectiva da teoria e pedagogia processual (process writing) e sua aparente transformação em teoria e pedagogia pos-processual (postprocess writing).

Conteúdo programático:

Relação entre retórica e teorias da escrita.

Teorias processuais e o ensino da escrita.

Teorias pós-processuais e o ensino da escrita.

Projetos de escrita.

Avaliação da escrita.

__________________________________________

Nome do componente: : Estratégias de aprendizagem de línguas

Docente responsável: Profa. Dra. Simone Assumpção

Ementa: Condições    de aprendizagem de línguas em diferentes contextos. As diferenças     individuais na aprendizagem de línguas. O conceito de autonomia e o papel       das estratégias de aprendizagem.

Conteúdo programático:

Diferenças individuais dos aprendizes e suas implicações  para o ensino de línguas;

A teoria das inteligências múltiplas;

Modalidades e estilos de aprendizagem;

O desenvolvimento da autonomia  através de estratégias de aprendizagem.

 ______________________________________

Nome do componente: Linguagem musical e ensino

Docente responsável: Profa. Dra. Adriana Bozzetto

Ementa: Sobre ler e escrever música: concepções e reflexões; Mídias e juventude: novas sensibilidades pedagógico-musicais; pensar a pesquisa em educação musical a partir de construções teórico-metodológicas reflexivas; múltiplos espaços de ensinar e aprender música na contemporaneidade.

Conteúdo programático:

1. Leitura e escrita musical

1.1 Conceitos

1.2 Práticas e reflexões

2. Mídias e práticas pedagógico-musicais

2.1 Música e cultura jovem

2.2 Novas tecnologias: múltiplas escutas e sensibilidades contemporâneas

3. Concepções de ensinar e aprender música

3.1 Pesquisas desenvolvidas no campo da sociologia da educação musical

4. Música e sociedade: múltiplos espaços de aprendizagem

4.1 Aprender música em família/mídias/grupos

4.2 Aprender música na escola.

 _____________________________________

 Nome do componente: Análise e produção de materiais didáticos em Enunciação

Docente responsável: Profa. Me. Silvana Silva

Docentes colaboradores: Profª. Me. Simone Barros

Ementa: Conceitos de enunciação, texto, discurso, gênero. Critérios de análises de livros didáticos. Análise de materiais didáticos em linguística da enunciação. Produção de materiais didáticos em enunciação.

Conteúdo programático:

– Problematização dos conceitos de enunciação, texto, discurso, gênero em textos teóricos

– Discussão de conceito de didatização dos saberes e critérios de didatização

– Análise descritiva e crítica de livros didáticos contemporâneos: estudo de caso

– Produção de material didático em Enunciação

 __________________________________

Nome do componente: Sociolinguística

Docente responsável: Profa. Dra. Taíse Simioni e Prof. Dr. Moacir Lopes de Camargos

Ementa: Variação e mudança linguística; sociolinguística: aspectos teóricos e metodológicos; a variação linguística e o ensino.

Conteúdo programático:

Variação

Como as línguas variam

Mudança

Por que as línguas mudam

Variação e ensino

As implicações da variação para o ensino

Gramática, linguística e ensino

 ________________________________

 Nome do componente: Interação em contextos de ensino-aprendizagem

Docente responsável: Profa. Dra. Clara Dornelles

Ementa: Discussão sobre bases teóricas e metodológicas que fundamentam o estudo da interação social em diversos contextos de ensino-aprendizagem.

Conteúdo programático:

Conceito de interação;

Perspectivas analíticas;

Transcrição e análise de dados;

Participação, aprendizagem e cultura.

____________________________________

Nome do componente: História em Quadrinhos e ensino

Docente responsável: Prof. Dr. Rodrigo Borges de Faveri

Ementa: Consideração e reflexão crítica a respeito da inclusão do gênero literário das

narrativas gráficas (mais conhecidas por ‘histórias em quadrinhos’) nos processos

pedagógicos de letramento e formação do leitor e as formas de tratamento (aplicação)

das atividades de ensino da leitura, de interpretação e de compreensão.

Conteúdo programático:

Contextualização histórica e os tipos de narrativas gráficas (NG).

Introdução à teoria de interpretação e compreensão de narrativas gráficas.

Utilização de narrativas gráficas na prática de leitura na escola.

A origem e o desenvolvimento das narrativas gráficas

Narrativas gráficas e sociedade

As limitações das narrativas gráficas enquanto literatura

Os tipos de narrativas gráficas e sua autonomia como gênero literário

A leitura (interpretação e compreensão) do discurso linguístico

A leitura (interpretação e compreensão) do discurso gráfico

A leitura (interpretação e compreensão) da narrativa gráfica

A política de inclusão dos quadrinhos na escola

Narrativas gráficas e letramento

Narrativas gráficas e a leitura do mundo

 __________________________________

Nome do componente: Gramática e Ensino  

Docente responsável: Profa. Dra. Isabel Cristina Ferreira Teixeira  

Ementa: A gramática como instrumento linguístico. A gramática na escola.

Conteúdo programático:

– Percurso histórico da gramática;

– Tratamento escolar da gramática;

– Ensino da gramática ou análise linguística?

 __________________________________

Nome do componente: Educação no contexto regional 

Docente responsável: Prof. Me. Alessandro Bica

Ementa: Retrospectiva histórica da educação regional, Relação da Educação e da História regional do Pampa com o contexto nacional e fronteiriço.

Conteúdo programático:

– Aspectos regionais, históricos e educacionais da região do Pampa;

– História da Educação na região do Pampa entre os séculos XIX e XX;

– As fases educacionais na História da Educação no Rio Grande do Sul;

 _________________________________

 Nome do componente: Metodologias e práticas de ensino

Docente responsável: Profa. Me. Isaphi Alvarez

Ementa: Reflexão sobre as metodologias e as práticas de ensino (abordagem sobre elaboração de materiais didáticos) e suas implicações para o ensino de línguas. 

Conteúdo programático:

* concepções sobre conhecimento, metodologia e práticas de ensino

* reflexões sobre a prática no ensino de línguas

* análise de materiais didáticos

* produção de materiais didáticos

 ______________________________

 Nome do componente: Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas ao ensino de línguas

Docente responsável: Profa. Me. Vanessa Damasceno

Ementa: O ensino e as atividades didáticas assistidas por computador. O novo papel do docente e do discente contexto do ensino baseado em tecnologias da informação e comunicação e as implicações desses no papéis na Educação. Estratégias de interatividade via internet. Desenvolvimento de materiais didáticos  para ensino e aprendizagem utilizando ferramentas de autoria.

Conteúdo programático:

Internetês

Formação de professor de língua e novas tecnologias

Letramento digital

Processo de Leitura e escrita em mídias digitais

Produção de materiais através de tecnologias digitais

Slides Interativos

TICs na Educação

Webquest

 ________________________________

 Nome do componente: Seminário de pesquisas

Docente responsável: Todos os professores do curso

Ementa: Definição e estrutura de textos acadêmico-científicos. Produção acadêmico-científica escrita e oral (estrutura do artigo e do pôster).  Elaboração e apresentação do projeto de pesquisa. Socialização do conhecimento científico.

Conteúdo programático:

Metodologias de pesquisa

– Estrutura dos gêneros acadêmicos

– A ciência e a socialização do conhecimento.