PIBID | Química Licenciatura

PIBID

 

Seleção Banco de reservas 2019

ATENÇÃO!!

Iniciaram as inscrições para seleção de licenciados no PIBID!!
Para o curso de Química é para banco de reservas, mas não deixem de inscreverem-se para a seleção.

EDITAL Nº 73/2019 CHAMADA INTERNA
SELEÇÃO DE LICENCIANDOS(AS) PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA/UNIPAMPA/2019

https://unipampa.edu.br/portal/sites/default/files/documentos/edital_732019_chamada_interna__selecao_de_licenciandos_para_o_programa_institucional_de_bolsa_de_iniciacao_a_docenciaunipampa2019.pdf?fbclid=IwAR37Snwf1WOQSttdM2GO2fa_pu7MatN5C2C1-fVnbd8-d-6ngTDitWf_odA

 

PIBID QUÍMICA/FÍSICA

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID é um programa de incentivo e valorização do magistério e de aprimoramento do processo de formação de docentes para a educação básica, vinculado a Diretoria de Educação Básica Presencial – DEB – da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

O objetivo do PIBID é oportunizar a realização de projetos de iniciação à  docência, tendo como público alvo, discentes que estejam na primeira metade dos cursos de licenciatura. Estes projetos ocorrerão em escolas públicas através de regime de colaboração entre instituições de ensino superior (IES) e redes públicas.

Os principais focos do PIBID são a valorização do magistério e da educação básica através do incentivo à formação inicial qualificada de docentes, integrando IES e escolas.

a)Considera-se discente na primeira metade do curso aquele que não tenha concluído mais de 60% da carga horária regimental do curso.

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência visa a: incentivar a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica; contribuir para a valorização do magistério; elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica; inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem; incentivar escolas públicas de Educação Básica, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-os protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dosdocentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

O PIBID oferece bolsas para que alunos de licenciatura exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas de educação básica, contribuindo para a integração entre teoria e prática, para a aproximação entre universidades e escolas e para a melhoria de qualidade da educação brasileira. Para assegurar os resultados educacionais, os bolsistas são orientados por coordenadores de área – docentes das licenciaturas – e por supervisores – docentes das escolas públicas onde exercem suas atividades.

A efetivação do pagamento da bolsa é de responsabilidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O valor da bolsa dos discentes residentes está fixado pela CAPES em R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais, a ser concedida diretamente pela CAPES, em conta-corrente em nome do beneficiário da bolsa, somente durante a execução do Projeto Institucional do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência. O início da bolsa, bem como das atividades do Programa, estão previstos para 1 de agosto de 2018 com término em 31 de janeiro de 2020, respeitando os critérios de concessão de bolsas da CAPES