Nota sobre “trotes” universitários

A direção do campus Bagé da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), vem através desta informar que não será permitida a aplicação de trotes universitários que coloquem os acadêmicos em situações de risco, tais como: uso de produtos que causem dano à saúde (bebida alcoólica, produtos químicos, etc.), situações vexatórias, intimidatórias, preconceituosas e outras que provoquem danos físicos e/ ou psicológicos aos calouros.

A presente medida foi tomada tendo em vista os últimos fatos ocorridos em âmbito local e nacional, causados por trotes violentos, que em nada acrescentam à recepção dos novos discentes. Aos alunos que descumprirem está orientação, serão aplicadas penalidades de acordo com o Regimento Geral desta Universidade previstas no seu artigo 158.

No sentido de acolhimento, integração e confraternização com os calouros, sugerimos que sejam organizados “trotes solidários” como gincanas, doações de sangue, recolhimento de agasalhos e alimentos, plantação de árvores, entre tantas outras atividades que venham a somar com a Missão da universidade:

“A Universidade Federal do Pampa, como instituição social comprometida com a ética, fundada em liberdade, respeito à diferença e solidariedade, assume a missão de promover a educação superior de qualidade, com vistas à formação de sujeitos comprometidos e capacitados a atuarem em prol do desenvolvimento sustentável da região e do país (PDI, 2009)”.

Reforçamos que a presente nota tem como objetivo preservar a integridade física e moral da nossa comunidade acadêmica, portanto, contamos com a colaboração de todos.

 

Atenciosamente,
Direção do Campus Bagé

Programa Jovens Talentos para a Ciência abre inscrições

A partir desta segunda-feira, 18, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) começa a receber as inscrições ao programa de incentivo à iniciação científica Jovens Talentos para a Ciência. A iniciativa é destinada a estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento e tem o objetivo de inserir precocemente os estudantes no meio científico.

Os estudantes recém-ingressos em universidades federais e institutos federais de educação serão inscritos pela instituição de ensino superior por meio de formulário eletrônico. Da mesma forma que na primeira edição do programa, as instituições indicaram representantes responsáveis por nomear coordenadores em cada curso de graduação que procedem com as inscrições dos estudantes. Os ingressantes do 2º semestre de 2012 poderão participar da seleção.

Os alunos serão selecionados pela universidade, mediante prova de conhecimentos gerais, aplicada no dia 5 de maio. Cada universidade poderá indicar até três locais de prova, sendo que o campus sede tem que, obrigatoriamente, estar entre os indicados.

A prova de conhecimentos gerais possui uma pontuação mínima de 60 pontos. Os aprovados receberão bolsa no valor de R$ 400,00 pelo período de 12 meses. O resultado será divulgado no dia 5 de julho.

Os interessados entrar em contato com o coordenador do curso de LQ, através do e-mail: douglas.bento@unipampa.edu.br, até o dia 26/03/2013.

Orientações sobre Ajuste Presencial de Matrículas 2012/01- Licenciatura em Química

Dia do Ajuste para o curso de Licenciatura em Química
01/03 Quinta -Feira das 14h as 17h.

Orientações:

• O aluno que conseguiu vaga em todas as disciplinas|turmas solicitadas via portal do aluno não necessita comparecer no ajuste presencial; (verificar no portal do aluno após o dia 28/02/2012)
• Os alunos devem comparecer ao ajuste presencial munidos obrigatoriamente de carteira da biblioteca ou algum documento oficial com foto;
• A matrícula poderá ser realizada por procuração simples, escrita a mão, juntamente com a cópia da identidade ou carteira da biblioteca do aluno que encaminhou a procuração;
• Os alunos devem primeiramente conversar com a coordenação de seu curso (ou docentes do curso) para obter orientações sobre os ajustes necessários e posteriormente passar para o atendimento com o pessoal da Secretaria Acadêmica para alteração no sistema acadêmico (SIE);
• Para agilizar o processo de ajuste, não será fornecido o comprovante de matrícula no momento do ajuste. O mesmo poderá ser obtido no portal do aluno e assinado pelo coordenador do curso posteriormente – façam a conferência dos ajustes junto ao servidor da secretaria acadêmica que o está atendendo;
• O trancamento total do semestre é realizado pelo portal do aluno (caso o portal do aluno não ofereça esta alternativa, compareça na secretaria acadêmica até o dia 23/03/2012 para solicitar este trancamento total);
• Trancamento parcial deve ser realizado na secretaria acadêmica de 12/03/2012 a 23/03/2012;
• Será publicada a ordem de chamamento dos discentes de cada curso no dia 29/02/2012 (na página do campus Bagé), incluindo o horário previsto para atendimento de cada aluno. Orienta-se que os alunos compareçam ao local de ajuste com pelo menos 15 minutos de antecedência (utilize este tempo para obter orientação da coordenação do curso ou docentes do curso). Lembrando, não havendo ajustes a serem feitos, não há necessidade de comparecer no ajuste presencial de matrícula;

ATENÇÃO: Aqueles alunos que não realizaram matrícula web e/ou ajuste via web, deverá proceder conforme Resolução n° 29, “Quando o discente não calouro perder o prazo para a realização da matrícula, pode solicitar, por escrito, ao Coordenador do Curso, até o último dia para Trancamento de Matrícula, previsto no Calendário Acadêmico, o restabelecimento do vínculo para possibilidade de matrícula no semestre subsequente.” Após autorização por escrito emitida pelo coordenador do curso, juntamente com o ajuste de matrícula por escrito, a Secretaria Acadêmica fica autorizada a lançar a matrícula do discente.

• Consulte os horários do semestre 2012/1, na página da coordenação acadêmica, e monte sua solicitação de matrículas com antecedência – tanto para o pedido via portal do aluno quanto para o ajuste presencial de matrícula.
• Durante o ajuste presencial será disponibilizado um formulário eletrônico para que os alunos possam solicitar matrícula em turmas de outros cursos. Estes pedidos serão processados e os resultados destes pedidos serão pulicados posteriormente.
• Estas atividades serão realizadas na secretaria acadêmica do campus Bagé, observando os horários e turnos de funcionamento da mesma (colocados no cronograma). Será publicada a ordem de chamamento dos
que será definida pelo ranking dos discentes de cada curso

Obs.: Lembrando que as aulas iniciam-se no dia 12/03/2012.

As provas da 10ª Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul, foram realizadas no 29 de Outubro no campus da Universidade Federal do Pampa, isso tudo em uma parceria da Universidade com o Curso Técnico de Química da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, que promove as provas junto  a Associação Brasileira de Química – ABQ Regional RS.  A Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul – atividade que integra o Projeto Olimpíadas de Química – tem por objetivo estimular o estudo da ciência nas escolas do Ensino Médio e Tecnológico, promovendo a integração entre professores e alunos.

A ideia é descobrir jovens com talento e valorizando seu conhecimento químico no âmbito da escola e da sociedade.

III SIEPE- Salão Internacional de Ensino,Pesquisa e Extensão

Nos dias 24, 25 e 26 de Outubro os Acadêmicos do curso de Licenciatura em Química participaram do  III SIEPE- Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.

o SIEPE teve como tema “UNIPAMPA para que, para quem e para onde: conhecer para acontecer!”, com o objetivo de ampliar, potencializar e disseminar pesquisas acadêmicas, oficinas de áreas do conhecimento e integração da comunidade acadêmica.

O III SIEPE é um evento que assume a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e, por isso o evento contempla a realização de atividades nos três âmbitos.  A iniciação científica e a iniciação à docência são passos fundamentais na constituição profissional dos acadêmicos. As pesquisas experienciadas, quando socializadas constroem e fortalecem as redes de colaboração no meio acadêmico e com as demais pessoas da comunidade externa a UNIPAMPA. O III SIEPE  promove ainda a divulgação da ciência, estimula a produção científica e valoriza as atividades de iniciação científica e a iniciação à docência desenvolvidas ao longo da graduação.

31º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química.

Nos dias 20 e 21 de Outubro os Acadêmicos do curso de Licenciatura em Química, participaram do 31º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química- “Rodas de Formação de Professores no Ano Internacional da Química”.

Estes eventos têm contribuído muito para a reflexão dos participantes a partir das propostas, das idéias e das experiências desenvolvidas nesta área. Assim, para dar continuidade a construção de uma educação melhor através da Química.