LABORATÓRIOS DO CURSO | Química Licenciatura

LABORATÓRIOS DO CURSO

Laboratório de Pesquisa e Ensino –  1103

Projetos de Pesquisa e Ensino

Descrição de máquinas e equipamentos utilizados: Agitador de peneiras, bomba a vácuo, fotômetro de chama, espectrofotômetro, incubadora, espectrômetro de infravermelho (FT-IR), espectrômetros Ultravioleta-visível,  incubadoras, muflas, estufas de esterilização, rota-evaporadores, centrífugas, buretas automáticas, PHmetros digitais, condutivimentros, oximetros, balanças analíticas, mesas agitadoras (shaker), destiladores, bureta automática, Jar test, turbidimetros, digestores para DQO, moinhos analíticos, Bombas peristálticas, ultrasonicadores dentre outros.

Projetos de Pesquisa desenvolvidos no Laboratório:

Aplicação Biomassa Vegetal como Adsorventes Alternativos para a Remoção de Substâncias Potencialmente Tóxicas de Efluentes Líquidos

– Preparação e caracterização de carvões ativados a partir de biomassa vegetal para utilização em processo de tratamento de águas domésticas e industriais.

Projetos de Ensino desenvolvidos no Laboratório:

– Tratamento de Águas de Laboratório Geradas nos Experimentos do Curso de Licenciatura em Química da Unipampa, Bagé, RS. Promoção na Qualidade do Ensino de Química.

Utilização de resíduos alimentares para purificação de águas coloridas: Experimentação de adsorção para o Ensino Médio

 

Laboratório: 1305 – Lab. Tecnologias Educacionais

Atividades de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de instrumentação eletrônica e tecnologias da comunicação e informação aplicadas ao ensino de química: protótipos de equipamentos de medida e aquisição de dados, softwares e atividades experimentais aplicadas ao ensino médio e superior.

Laboratórios de Ensino 2101 e 2102

Descrição detalhada das atividades exercidas no local: São desenvolvidas atividades dos componentes curriculares Química Geral Experimental, Laboratório de Química Geral, Química Analítica Experimental, Química Analítica Qualitativa Experimental, Química Analítica Quantitativa Experimental, Físico-Química  Experimental , Química Orgânica Experimental,  projetos de ensino, pesquisa e extensão.