Nota sobre “trotes” universitários

A direção do campus Bagé da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), vem através desta informar que não será permitida a aplicação de trotes universitários que coloquem os acadêmicos em situações de risco, tais como: uso de produtos que causem dano à saúde (bebida alcoólica, produtos químicos, etc.), situações vexatórias, intimidatórias, preconceituosas e outras que provoquem danos físicos e/ ou psicológicos aos calouros.

A presente medida foi tomada tendo em vista os últimos fatos ocorridos em âmbito local e nacional, causados por trotes violentos, que em nada acrescentam à recepção dos novos discentes. Aos alunos que descumprirem está orientação, serão aplicadas penalidades de acordo com o Regimento Geral desta Universidade previstas no seu artigo 158.

No sentido de acolhimento, integração e confraternização com os calouros, sugerimos que sejam organizados “trotes solidários” como gincanas, doações de sangue, recolhimento de agasalhos e alimentos, plantação de árvores, entre tantas outras atividades que venham a somar com a Missão da universidade:

“A Universidade Federal do Pampa, como instituição social comprometida com a ética, fundada em liberdade, respeito à diferença e solidariedade, assume a missão de promover a educação superior de qualidade, com vistas à formação de sujeitos comprometidos e capacitados a atuarem em prol do desenvolvimento sustentável da região e do país (PDI, 2009)”.

Reforçamos que a presente nota tem como objetivo preservar a integridade física e moral da nossa comunidade acadêmica, portanto, contamos com a colaboração de todos.

 

Atenciosamente,
Direção do Campus Bagé