Histórico

Histórico do Curso

 

O Curso de Matemática – Licenciatura da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Itaqui-RS, teve suas atividades iniciadas em março de 2012, sendo constituído na modalidade de ensino presencial, com prazo para a integralização de 8 (oito) semestres, carga horária total de 3320 horas, regime letivo semestral, noturno e um total de 50 vagas para os acadêmicos ingressantes, os quais deveriam concluir a formação no prazo mínimo de 4 (quatro) anos e prazo máximo de 7 (sete) anos.

O processo de implantação do curso ocorreu por meio de reuniões e diálogos entre Direção do Campus, Coordenação Acadêmica, Docentes e Técnicos Administrativos, quando se verificou uma lacuna regional, com a necessidade de formação de professores da educação básica, especialmente para a área da Matemática.

O primeiro Projeto Político-Pedagógico de Curso (PPC) foi aprovado pelo Conselho Universitário (CONSUNI) em 25 de agosto de 2011, Processo: 23100.001052/2011-31. Sua elaboração foi realizada por uma equipe de professores e técnicos administrativos, em caráter inicial, a fim de dar início às atividades letivas. Em Agosto de 2013, consolidou-se o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso, o qual, a partir de reuniões, propôs a reelaboração do PPC, com a intenção de realizar modificações que permitissem atender à legislação vigente, bem como a região de inserção do Curso de Matemática – Licenciatura.

A reformulação deste importante documento deu-se a partir das leituras e discussões sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Matemática (Licenciatura e Bacharelado), o Projeto Institucional (PI) da Universidade, os fóruns das licenciaturas, além dos pareceres e resoluções, vigentes, para a implantação de Cursos de Matemática – Licenciatura. Salienta-se que, diante das alterações propostas nesta nova versão do PPC, a carga horária total do curso foi reduzida de 3320h para 3080h.

Espera-se que o PPC revele as intencionalidades, os objetivos educacionais e de formação humana, cultural, social e profissional, desenvolvidas ao longo do Curso de Matemática – Licenciatura.

Vale destacar que a elaboração de um PPC deve ser contínua buscando sempre atender às Diretrizes Nacionais, bem como à realidade regional na qual o Curso está inserido.

O curso de Matemática, do campus de Itaqui, teve visita in loco da Comissão de Avaliadores do INEP, no dia 12/04/2015, referente ao processo 201415160, do ato regulatório de Reconhecimento de Curso, em consonância com as diretrizes e procedimentos estabelecidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, Lei 10.861/2004. Foram avaliadas três dimensões: organização didático-pedagógica; corpo docente e tutorial; e infraestrutura. Após a avaliação, o curso obteve conceito final 4.

Relatório de Avaliação: 

http://porteiras.r.unipampa.edu.br/portais/proplan/files/2011/01/MATEM%C3%81TICA_ITAQUI.pdf