Trabalho de Conclusão de Curso | LETRAS – PORTUGUÊS E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Curso de Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa – Licenciatura organiza-se em dois componentes curriculares. No TCC I, o discente elabora um projeto de pesquisa; no TCC II, põe em prática a investigação proposta em formato de monografia. O TCC I e o TCC II estão alocados no 7º e no 8º semestre, respectivamente. O TCC II é apresentado e defendido mediante banca pública constituída pelo professor orientador e dois membros.

Cada componente curricular obrigatório de TCC tem uma carga horária de 90 (noventa) horas, totalizando, para o discente, 180 (cento e oitenta) horas.

Na fase de elaboração do TCC, o discente é instigado a retomar saberes obtidos durante sua formação para aprofundá-los e aplicá-los na interpretação de uma situação-problema. O Curso de Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa – Licenciatura objetiva, com os componentes ligados ao TCC, que seu acadêmico reconheça na graduação possibilidades investigativas, se familiarize com noções básicas de metodologia científica e inicie a formação de pesquisador.

As especificações referentes ao funcionamento dos componentes TCC I e TCC II encontram-se na Normativa de TCC do Curso de Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa – Licenciatura.